Conheça 5 situações para as quais você deve estar preparado ao fazer intercâmbio
Entenda o que é intercâmbio, como fazer e por quê
Com o tempo, vieram as adaptações e mudanças. A globalização, a disseminação de informações e o desenvolvimento tecnológico tornaram o intercâmbio mais conhecido e, consequentemente, acessível a um maior número de pessoas. Foi assim que, especialmente a partir da década de 90, o termo se popularizou e mais pessoas passaram a ter interesse em saber como é fazer intercâmbio. Hoje, quando falamos em intercâmbio pensamos imediatamente no ato de passar uma temporada no exterior, estudando e/ou trabalhando. Apesar de ser uma ótima experiência, receber um estrangeiro em casa não é mais algo obrigatório.
Assim, fazer um intercâmbio hoje é mais simples e acessível. Em 2012, 175 mil brasileiros – dos quais a maioria pertence à faixa etária dos 18 e os 30 anos – passaram pela experiência de estudar no exterior. Leia mais sobre isso aqui.

Entenda o custo de vida na cidade do intercâmbio: sites fazem comparações de preços
O que é intercâmbio? – Entenda os vários tipos
high school, au pair, trabalho + estudo, estudo + viagens, trabalho voluntário, estágio/trainee e, claro, curso de idioma. Sem dúvida, o curso de idioma é o mais procurado pelo fato de proporcionar um ensino formal comprovado por uma certificação. E você sabe: certificados valorizam qualquer currículo.
Qual é o tempo ideal para o meu intercâmbio?
Há vários tipos de cursos de intercâmbio
Cada qual com seus objetivos específicos. Por isso, é preciso identificar suas necessidades e onde deseja chegar. Os cursos mais comuns são:
- Estudo
É o curso tradicional de idioma, onde as turmas são divididas de acordo com o nível de conhecimento (do básico ao avançado). O curso pode ser intensivo (combinação de aulas obrigatórias e eletivas, nos dois períodos do dia) ou semi-intensivo (part time –aulas apenas em um período, com tempo livre para lazer e atividades extracurriculares).
- Business
Voltado para quem quer experienciar o que é um intercâmbio inserido no mercado de trabalho, o curso é indicado àqueles que dominam parcialmente o idioma, mas precisam desenvolvê-lo do ponto de vista dos negócios. Assim, são abordados vocabulários e jargões técnicos, a partir de cases, discussões em grupo e apresentações.
- Preparatório
Para quem já domina um idioma estrangeiro (mínimo: nível intermediário), mas precisa se preparar para os exames de proficiência, que garantem certificações internacionais de peso. Os cursos contam com orientações voltadas para a resolução das provas. > Exemplos de exames de língua inglesa: Cambridge FCE, Cambridge CAE, Cambridge CPE, IELTS, TOEFL iBT& TOEIC.
Decidindo para onde ir? Veja qual o nível de inglês que você precisa para fazer intercâmbio
E por quê fazer um intercâmbio?
Não faltam motivos para fazer um intercâmbio. Mas hoje em dia, uma vivência no exterior é pré-requisito para muitas vagas de emprego. Para citar mais algumas razões:
- Aprender e praticar um idioma estrangeiro;
- Ganhar experiência;
- Turbinar o currículo;
- Ser mais competitivo e valorizado no mercado de trabalho;
- Aprender a ‘se virar’;
- Ampliar horizontes e conhecer novas culturas;
- Tornar-se mais flexível e tolerante;
- Ter contato com pessoas diferentes e fazer novas amizades;
- Passar a dar valor à casa, família, comida da mamãe…
- Saber lidar com a distância e com a saudade;
Talvez, você precise de um intercâmbio, mas ainda não se deu conta. Veja quais são os principais “sintomas” aqui.
Agora que você já sabe o que é intercâmbio, o que está esperando?
Agarre as oportunidades e encare fazer um intercâmbio como um investimento necessário. Planeje-se e Descubra o Mundo.
“Quem diz que a infância é a melhor fase da vida, nunca foi intercambista!”

Comentários