em Dicas

Como não engordar durante o intercâmbio? Veja 9 dicas!

Uma preocupação comum entre os intercambistas são os quilinhos a mais que podem aparecer depois de uma temporada no exterior. Afinal, como não engordar durante o intercâmbio, sem deixar de aproveitá-lo? Listamos 9 dicas que podem ser aplicadas por qualquer um, em qualquer destino.


#1. Siga uma rotina

A vida durante um intercâmbio muda demais: são outras atividades, outras preocupações, outros horários, outros hábitos… Apesar de todas as novidades e estímulos constantes, procure criar uma rotina durante o intercâmbio e segui-la de forma razoável. O primeiro passo é estabelecer horários – principalmente de segunda a sexta – para acordar, comer e dormir. Seja disciplinado: não pule refeições e procure dormir bem. Essa “organização” ajudará a regular o seu organismo.

#2. Vá a pé ou de bike

Ciclovia em Toronto, Canadá
Ciclovia em Toronto, Canadá

Muito provavelmente, você não usará carro durante o intercâmbio. Isso já é ótimo, pois o seu corpo terá que se movimentar mais! Apesar de o transporte público ser eficaz na maioria dos principais destinos de intercâmbio, procure, sempre que possível, fazer as atividades diárias a pé ou de bike. Além de queimar calorias, você economiza e explora melhor os detalhes da cidade!

#3. Prefira comer em casa

Comer na rua pode ser mais prático, mas não há nada como preparar a sua própria comida. Dessa forma, você (novamente) economiza, evita tentações e regula a quantidade de ingredientes como sal, óleo, azeite. Se você não sabe cozinhar, essa é uma ótima oportunidade para aprender! Que tal começar por uma saladinha com carne grelhada, por exemplo? Um prato simples e leve! Deixe para comer fora em ocasiões especiais ou quando quiser conhecer um lugar diferente. Se você estiver em uma casa de família que só come porcarias, coloque-se à disposição para cozinhar de vez em quando ou sugira incluir alguns ingredientes mais leves.

#4. Descubra as opções saudáveis da cidade

Seção de orgânicos no Queen Victoria Market | Melbourne, Austrália
Seção de orgânicos no Queen Victoria Market
Melbourne, Austrália
Clover Food Lab: food truck de comida saudável  | Boston, Estados Unidos
Clover Food Lab: food truck de comida saudável
Boston, Estados Unidos

Nos Estados Unidos não existe apenas junk food, assim como na Itália não se come somente massa. Talvez, num primeiro momento, nosso olhar seja atraído para esse tipo de comida, mas não significa que não há outras opções. Informe-se a respeito das feiras de comidas orgânicas e dos restaurantes vegetarianos, por exemplo. Você irá se surpreender com a quantidade de boas opções nesse sentido, principalmente nas grandes cidades. Explore!

#5. Inclua exercícios físicos no seu dia a dia

Corrida no Hyde Park | Londres, Inglaterra | Foto: The Runner Beans
Corrida no Hyde Park
Londres, Inglaterra
Foto: The Runner Beans

Se você não era adepto a eles antes, aproveite o intercâmbio para mudar o seu estilo de vida. Não faltarão opções gratuitas e ao ar livre. Mundo afora, há parques maravilhosos, ótimas ciclovias, calçadões largos e muitas paisagens inspiradoras. Caminhe, pedale, nade, corra, mas não deixe de praticar uma atividade física regularmente, de forma mais “séria”. Muita gente tem o hábito de praticar esportes, como futebol e volei, em espaços públicos. Algumas escolas de inglês oferecem, inclusive, atividades extracurriculares nesse sentido – é só se enturmar!

Se nada disso agradar, há opções pagas também, como academias e aulas específicas com acompanhamento de um profissional. O importante é ter o exercício físico como uma prioridade na sua rotina.

#6. Experimente tudo, mas com moderação

É óbvio que você vai querer comer bem durante o intercâmbio e experimentar tudo de diferente que existir. E você está certo em não abrir mão desses momentos!! Experimente o que quiser, inclusive as “gordices” locais, mas com moderação. Lembre-se: são os exageros que engordam (e que podem gerar uma bela dor de barriga depois!). Ah, e quando houver um momento “pé na jaca”, compense no exercício físico do dia seguinte.

#7. Abasteça sua mochila de snacks de baixa caloria

O segredo da boa alimentação é não passar fome. Afinal, quem está de barriga vazia quer comer em dobro depois! Por isso, tenha sempre em mãos aquela barrinha de cereais, uma maçã, um biscoitinho integral ou qualquer coisa saudável que possa “tapar a fome” eventualmente. Saia de casa preparado com esses snacks. 

#8. Se estiver frio, opte por atividades indoor

Os países de invernos rigorosos estão preparados para lidar com o frio. Por isso, o clima gelado não é desculpa para ficar parado (até porque as pessoas fazem as atividades físicas normalmente ao ar livre, mesmo em temperaturas negativas!). Por aí, existem clubes onde você paga pouco apenas pelo tempo que permanecer nadando na piscina (que é aquecida!) ou usando as quadras cobertas. Além disso, na maioria dos casos, as academias tem pacotes acessíveis.

#9. Adapte seu paladar

Não espere encontrar alimentos exatamente iguais aos que você come no Brasil – essa, aliás, é uma das graças do intercâmbio: experimentar coisas diferentes. Ainda que não haja aquela fruta que você prefere ou a marca que você tanto gosta, abra a cabeça para experimentar o que há disponível nas feiras e prateleiras dos supermercados. Se a ideia é comer saudável, invista nessa linha e procure o que mais lhe agrada dentre as opções disponíveis. Essa pode ser uma excelente oportunidade para “ampliar” seus gostos e experimentar outros tipos de verduras e frutas, por exemplo.


Intercâmbio não é sinônimo de quilos a mais. Com um pouco de esforço e disciplina, você voltará sem prejuízos calóricos! Por fim, aproveite o seu intercâmbio. Descubra o Mundo.

Comentários