em Geral

Qual a melhor idade para fazer intercâmbio?

Essa dúvida é uma das mais frequentes, tanto entre pais que querem que o filho aproveite ao máximo a oportunidade de intercâmbio quanto para pessoas que gostariam de investir na sua formação, apesar de já não serem mais adolescentes. Na verdade, o que acontece não é exatamente um limite ou uma idade ideal para fazer o intercâmbio, o que há são programas distintos para faixas etárias diferentes. Ou seja, tudo depende do seu objetivo e da sua necessidade.

Vamos pegar como exemplo os programas de intercâmbio para cursos de idiomas, que estão entre os mais procurados. Eles podem ser feitos por um mínimo de duas semanas, alguns a partir de 14 anos, outros a partir dos 18 anos. Mas não existe uma idade máxima. A dica, neste caso, é dar uma olhada no perfil da escola, ou seja, no público alvo do estabelecimento, para ter ideia de em qual faixa etária ela melhor se encaixa.

Normalmente, estes cursos são feitos para quem pretende ficar pouco tempo e quer melhorar o nível de conhecimento do idioma estrangeiro escolhido ao mesmo tempo em que conhece novos lugares pelo mundo. São ideais para quem não pretende trabalhar durante o intercâmbio, apenas conhecer de perto a cultura e os hábitos locais, familiarizando-se mais com a língua.

No entanto, enquanto estes costumam atrair mais jovens, há vários outros que podem ter duração maior e também objetivos diferentes, como quem pretende aprender o idioma para o trabalho, para viajar, para estudar e trabalhar ou como preparação para alguma prova, concurso, emprego ou moradia definitiva no exterior, por exemplo. Ou seja, são programas que abrangem uma faixa etária maior, mas sem limite máximo.

São, por exemplo, os programas “executivos”, aqueles voltados para profissionais que precisam de conhecimento rápido e específico, com foco em alguma área, como Medicina, Jornalismo, Engenharia ou Direito. Na Descubra o Mundo, é possível optar entre os cursos Semi-Intensivo, Intensivo, Business (voltado para os negócios), Individuais, Preparatórios para Exames e Programas de Estudo e Trabalho. Você escolhe de acordo com o seu perfil, o seu objetivo e a sua situação.

Por outro lado, deve prevalecer o bom senso quando ao assunto envolve crianças e adolescentes. Como não há uma idade específica para o amadurecimento, pais e responsáveis devem se perguntar como seu filho se comportará sem que eles estejam por perto. Da mesma forma que há meninos e meninas bem maduros e responsáveis aos 14 ou 15 anos, há outros que ainda são muito imaturos para um intercâmbio, mesmo que por curto espaço de tempo.

Um período bem interessante para fazer e aproveitar bastante o intercâmbio é no primeiro ano da faculdade, quando você já não está mais no sufoco do Enem e já se decidiu pela sua profissão, mas ainda não está trabalhando. Aproveitar as férias para ampliar seus horizontes e se aprofundar em uma língua estrangeira ao mesmo tempo em que conhece lugares completamente novos e faz novos amigos pode, inclusive, ajudar bastante na sua carreira, independente do curso escolhido.

O intercâmbio é uma excelente forma também de conhecer novas pessoas e fazer amigos, especialmente para pessoas que têm problemas de timidez. Mudar de ambiente ao mesmo tempo em que força o cérebro a aprender novos conceitos e a se exercitar incentiva o trabalho celular, favorecendo o rejuvenescimento cerebral, combatendo males do estresse, da depressão e da fadiga.

Não há limites para conhecer o mundo e aprender coisas novas. Por isso, a melhor idade para fazer intercâmbio é agora!

Comentários