em Dicas

5 conselhos para aprender o idioma durante o intercâmbio

Escolher em que cidade morar durante o intercâmbio é uma escolha que leva em consideração inúmeros fatores. Histórias que escutamos sobre o lugar, a cultura do local, a gastronomia, as opções de lazer e até filmes que se passam na cidade podem servir de inspiração e motivação na hora da decisão. Mas o fator que geralmente mais pesa nesta escolha é a língua falada. A imersão que esta experiência proporciona é a mais eficaz no aprendizado de outro idioma. Além disso, é a forma mais divertida e a que rende recordações para a vida toda.

Independente do idioma escolhido, algumas dicas são muito úteis na hora de potencializar o aprendizado durante o intercâmbio. Vamos conhecer cinco delas?

1. Hospede-se na casa de uma família local

O contato direto com pessoas do país que você escolher é uma das melhores maneiras de praticar e absorver o idioma. Escolher ficar na casa de uma família possibilita a convivência diária com os costumes e tradições locais. A intercambista Cecília Leiva é um excelente exemplo de como esta escolha dá certo. Ela morou em Boston por 30 dias, e tinha como meta aperfeiçoar seu inglês. Segundo Cecília, o convívio com a família permitiu praticar ainda mais a língua. Leia mais sobre a experiência desta intercambista aqui.

2. Cuidado para não falar mais em português do que no idioma que pretende aprender

Brasileiros são apaixonados por viagens e adoram conhecer as culturas espalhadas pelo mundo. Tanto que é possível encontrá-los em todos os países, principalmente nos destinos favoritos entre os intercambistas, como Estados UnidosInglaterra e Austrália. Por isso, essa é uma boa oportunidade para fazer amizades com pessoas de outras cidades brasileiras também. Mas para aprender de verdade um idioma, é preciso praticá-lo. Por isso, deixe o português para os telefonemas e cartas enviadas para casa e fale na língua que pretende aprender também com seus amigos brasileiros.

3. Aproveite as oportunidades cotidianas de contato com a língua

Que tal unir o útil ao agradável? Viajar é muito bom para conhecer o que tem de melhor em outras cidades do mundo, não é? Parques, museus, festivais e outras opções. Estar nesses lugares propícia o encontro com pessoas naturais do país e, consequentemente, falantes fluentes. Aproveite as pequenas oportunidades diárias para assimilar ainda mais a língua, conversando com as pessoas que encontra. Segundo o relato de Ludimyla Grund, que está fazendo intercâmbio em Cambridge, na Inglaterra, não há nada melhor do que viver o dia a dia em contato com a língua.

4. Perca a vergonha, aprender outro idioma é resultado de muita prática

Não tenha medo de falar palavras erradas no começo, aprender é assim mesmo. Fale muito, a fluência vem da prática diária, escutando, falando e convivendo com a língua.

5. Escolha uma língua com a qual você tenha afinidade

O aprendizado fica muito mais fácil quando você simpatiza com o idioma escolhido. Algumas sugestões:Barcelona, para quem quer aprender ou aperfeiçoar o Espanhol, Dublin, para aqueles que sonham em aprender inglês em um dos mais belos cenários da Europa e Vancouver para quem prefere os sotaques americanos da língua inglesa.

E você, que idioma deseja aprender? E em que cidade? Conte para a gente nos comentários!

Comentários