em Dicas

Como aproveitar cada segundo do seu intercâmbio

Preparado para embarcar para o seu intercâmbio? Como o tempo passa rápido e você tem que aproveitar ao máximo todas as oportunidades, separamos algumas dicas interessantes para você. Afinal, a ideia é aumentar a fluência na língua local, aprender um pouco do país e se divertir também, não é? Confira!

Dicas para aproveitar ao máximo o seu intercâmbio

1- Não repita lugares

Provavelmente as pessoas que você vai conhecer na cidade costumam ir aos mesmos lugares quase sempre. Isso é interessante para quem mora na cidade e já conhece tudo. Porém, você está de passagem e tem poucos meses por lá. Lembre-se de que o tempo passa bem rápido, por isso, aproveite. Varie os passeios, vá a pontos turísticos diferentes, prove novas comidas e aprenda o máximo que puder sobre a cultura local. Lembre-se de interagir também com pessoas de outros países que estejam por lá pelo mesmo motivo que você!

2- Aprenda um pouco da língua antes de embarcar

Geralmente, quem realiza um intercâmbio busca aprender a língua local, mas isso não quer dizer que você deva viajar sem falar nem uma palavra do idioma. Prepare-se para a sua viagem e chegue à cidade sabendo pelo menos as expressões básicas. Isso facilitará os primeiros dias e você a começar a se comunicar com os habitantes locais.

Veja também: Pratique o idioma antes do intercâmbio: conheça o Duolingo

3- Conheça as pessoas da cidade

No curso do intercâmbio você conhecerá pessoas de todos os lugares do mundo e, claro, você conviverá muito com elas. Porém, não deixe de conhecer e conviver com as pessoas que vivem na cidade. É assim que você vai conhecer características locais que os folders informativos não contam, além de desenvolver mais a sua pronúncia na língua local e aumentar o vocabulário.

4- Deixe o Facebook de lado

É claro que a internet será importante para você se comunicar com amigos e parentes enquanto estiver fora, mas tente não perder muito tempo com ela. Ao invés de ficar horas curtindo posts do Facebook, aproveite para sair, dar uma volta no quarteirão ou conversar com alguém novo. Isso é essencial para você atingir os seus objetivos!

5- Assista ao jornal local

Não se esqueça de ligar a TV local para assistir ao jornal e aos programas. É uma maneira de entrar em contato com a língua local, ouvir novas palavras e até ficar curioso e procurar o que elas significam.

6- Crie um blog

Que tal contar tudo sobre a viagem para a sua família e amigos através de um blog? Aproveite para escrever em português e na língua que você está aprendendo. Assim, além de ajudar a fixar o idioma local e a grafia das palavras, você poderá compartilhar seu blog com seus novos amigos também!

7- Tempo vago

Está com tempo vago? Seja um voluntário em alguma instituição local. No seu próprio curso, eles podem ajudá-lo a escolher uma ONG com a qual você possa colaborar. É uma forma interessante de conhecer pessoas, aprender e ainda ajudar. O que acha?

8- Alimentação

Certamente, os pratos locais serão bem diferentes dos que você come em sua cidade. Ao invés de se assustar com isso, aproveite para provar tudo o que que puder. Com certeza, você encontrará comidas muito saborosas por lá!

Gostou das dicas? Para qual país você vai? Conte pra gente nos comentários! 

Comentários