em Europa

Como viajar de trem pela Europa de forma ágil e inteligente

Como viajar de trem pela Europa não é nenhum mistério. Este continente é famoso por sua malha ferroviária moderna, com serviços muito bons, pontualidade, velocidade e conforto. Essa forma de viajar pela Europa é consagrada por muitos que já a testaram e aprovaram. O sistema é todo muito bem organizado e permite se planejar com antecedência e fazer viagens incríveis de uma maneira econômica e super divertida.

Pronto para saber como viajar de trem pela Europa e aproveitar da melhor maneira? Leia o texto e aprenda!

Veja também: Dicas de roteiro na Europa para sua viagem

Planeje sua viagem de trem pela Europa

Antes de tudo você precisa planejar seu roteiro. Só assim você poderá escolher a melhor forma de comprar seus bilhetes ou passes de trem. Existem diversas companhias que vendem esses passes com opções muito econômicas, em que você escolhe os países onde vai passar, o número de dias que vai precisar e outras informações para poder viajar quase que livremente por eles. O importante é ter todo seu etinerário já trassado e ir atrás da melhor opção. Pesquise na internet os sites das empresas que vendem passes e bilhetes e procure por ofertas.

Outra opção, caso você já esteja na Europa, é procurar as operadoras locais de cada país. É mais complicado de integrar tudo, por isso só é indicado para uma viagem fora do plano inicial ou viagens num só pais.

Nada como viajar de trem pela Europa!

Existem muitos motivos para fazer isso. Mas se você ainda não se convenceu que vale a pena, vamos tentar apresentar vários argumentos bastante convincentes:

Se você viajar de trem, não vai precisar dirigir.

É isso mesmo. Muita gente gosta de alugar um carro e fazer seu roteiro, mas dirigir num país estrangeiro sempre é complicado, sem contar que você se cansa. De trem, tudo fica determinado certinho, horário de chegada e saída e, além de tudo, você chega bem disposto ao seu destino e pode aproveitar melhor a viagem.

Por que não viajar de avião internamente na Europa?

Bom, se você é daqueles que tem medo de avião, a viagem até lá sobrevoando o oceano já basta, ok? Agora, internamente, demora muito mais nos aeroportos que nas estações de trem, principalmente verificar bagagens, passaporte e outras burocracias. Além disso, as estações de trem são mais centrais e os aeroportos costumam ficar distantes do centro. Porém alguns sites e companhias aéreas oferecem descontos importantes entre grandes cidades da Europa. Fora os vôos promocionais e low-cost, com certeza é melhor viajar de trem pela Europa que de avião.

Dormir durante a viagem

Como viajar de trem pela Europa e não usar uma cabine com leito?! Isso seria perder uma oportunidade fantástica de fazer algo que praticamente não existe no Brasil. Além disso, você ganha tempo e economiza o dinheiro de estadias em hotéis. Realmente, é muito prático e econômico.

Dica: Em uma viagem para Europa o que levar e o que comprar lá?

Apreciar a paisagem

Imagine você sentado na janela de um moderno e confortável trem, conversando com seus companheiros de viagem e apreciando a paisagem. Você ainda confere tudo em seu guia de viagem, os detalhes do que se passa pela janela diante de seus olhos. E mais, você pode até mesmo usar seu celular ou tablet para ir colhendo oas informações que deseja sobre tudo aquilo que observa ao vivo. Nossa, como viajar de trem pela Europa pode ser uma experiência incrível!

Parar para almoçar? Não, coma no trem!

Outra vantagem para ganhar tempo é se alimentar no trem, levando seu próprio lanche ou aproveitando o vagão-restaurante ou carrinhos de comida, quando disponíveis. Tudo muito prático e uma experiência divertida para se relembrar depois da viagem.

Conforto total

Imagine fazer todas essas mesmas viagens que você planejou fazer de trem em aviões. Poltronas apertadas, fileiras expremidas, dificuldade para se levantar e ir ao banheiro ou dar uma volta e esticar as pernas. No trem tudo isso faz parte da rotina da viagem, porquê há muito espaço e liberdade para se locomever!

Depoimento: EU FUI: relatos de um intercâmbio na Europa

Nada de check-ins!

Chegar com 3 horas de antecedência para despachar malas e fazer check-in? Nada disso! Chegue na estação, entre no trem com sua mala e boa viagem!

 

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Dicas de como viajar de trem pela Europa

Para finalizar nossa conversa, algumas dicas finais:

  • Leve pouca bagagem

Vai facilitar sua vida!

  • Use os armários de bagagens das estações

Imagine: você passa a noite dormindo no trem, visita aquela cidade durante o dia, retorna a noite para a mesma estação, pega sua bagagem no local onde a deixou, um seguro porta-volumes, e pega outro trem noturno para a próxima cidade! Genial…

  • Olha vivo nas estações!

Ok, a Europa é primeiro mundo, mas malandro tem em qualquer lugar, principalmente atrás de turistas deslumbrados. Bagagem, carteira, dinheiro, celular, tudo sempre a vista!

  • Confie nas placas de sinalização

As etações são sempre muito bem sinalizadas por placas

  • Faça reserva de assento

Mesmo se tiver um passe, faça reserva de assento para não ter que ficar mudando de lugar a cada parada do trem.

  • Verifique se tem vagão-restaurante

Nem todos os trens tem, veja isso antes e se prepare adequadamente para a viagem.

Confira: 5 dicas para viajar barato pela Europa durante um intercâmbio

Já sabe extamente como viajar de trem pela Europa? Aproveite e faça um intercâmbio com a Descubra o Mundo!

Comentários