em Dicas

Em uma viagem para Europa o que levar e o que comprar lá?

Esta chegando a hora de fazer as malas e uma pergunta não quer calar: em uma viagem para Europa o que levar na mala? Se esse for o seu caso, e você estiver com dúvidas em relação ao que colocar na mala para um intercâmbio na Europa, não se preocupe. Listamos aqui alguns itens que você deve trazer de casa e outros que podem (e devem) ser comprados no país de destino. Check it out:

Em uma viagem para Europa o que levar na mala?

#1. Roupa íntima

Pode parecer trivial, mas existe um número considerável de pessoas que deixa para comprar quase tudo durante o intercâmbio – inclusive, calcinhas e cuecas. É recomendável trazer essas peças do Brasil porque os estilos e tamanhos mundo afora variam bastante e, muitas vezes, não agradam. Além disso, quase não ocupa espaço na mala.

#2. Aparelhos eletrônicos básicos

Os preços dos eletrônicos praticados pelas lojas da Europa não são tão vantajosas assim. Lembre-se de que, durante um intercâmbio, você terá outros gastos e prioridades (aluguel, transporte, comida etc.). Além disso, você vai querer economizar cada centavo para sair, comer fora ou viajar. Por isso, traga o que você já tem: um notebook, um celular/smartphone e uma câmera fotográfica simples.

#3. Calças e shorts jeans

shape e o gosto dos europeus não é o mesmo do que o dos brasileiros (especialmente para nós, mulheres!). Você terá dificuldades em encontrar calças e shorts que vestem da maneira como você está acostumado. Por isso, para não correr riscos, traga ao menos duas calças jeans básicas.

#4. Remédios

Sim, são permitidos. Em sua viagem para Europa o que levar de remédio, será bem vindo.  Traga os remédios que você está acostumado a tomar no Brasil – aqueles básicos para alergias, dor de cabeça, dor de barriga, dor de garganta, gripe etc. As meninas não devem se esquecer do anticoncepcional, já que alguns países só o comercializam mediante prescrição médica.

  • Dica 1: Marque uma consulta e faça um check up com seu médico antes de embarcar. Peça a opinião dele sobre medicamentos que podem ser úteis.
  • Dica 2: Para economizar espaço na mala, tire os remédios das caixinhas e reúna as cartelas soltas em um necessaire. Se for descartar as bulas, registre em uma folha a composição e os nomes de cada medicamento.

#5. Calçado confortável

Uma certeza: você vai andar muuuuito em qualquer país da Europa – e isso começa a valer no momento em que pisar no aeroporto. Por isso, traga pelo menos um par de tênis confortável (daqueles que te fazem sorrir por horas seguidas!) e um calçado bom que possa ser usado durante a noite. Para as meninas: limite-se a um ou, no máááximo, dois sapatos de salto alto. Lembre-se de que os hábitos por lá são outros: as pessoas vão para a balada a pé ou de ônibus. Por isso, prefira as sapatilhas.

Intercâmbio na Europa: aberta a temporada de festivais de verão

Em uma viagem para Europa o que NÃO levar na mala? O que deve ser comprado por lá?

#1. Roupas de frio

Se você for chegar no país durante o inverno traga algumas peças básicas para as primeiras horas, como um casaco mais pesado, um cachecol, um par de luvas. Mas o ideal é que o ‘grosso’ seja comprado na Europa mesmo, onde há mais opções (adequadas ao clima) a preços acessíveis. Nos primeiros dias de intercâmbio, faça um reconhecimento de área e se inteire a respeito dos melhores lugares para fazer compras.

  • Dica: Na Europa, liquidação é coisa séria – especialmente, nas lojas de departamento. Os preços caem consideravelmente. Fique de olho!

#2. Roupa de cama e toalha

Esses itens são pesados, ocupam muito espaço na mala e são praticamente iguais em qualquer parte do mundo! A maioria das acomodações os disponibiliza para os intercambistas, pelo menos nos primeiros dias. Mas, se você estiver inseguro, traga uma toalha para garantir o primeiro banho. O resto você encontra facilmente por um preço camarada!

#3. Produtos de higiene

Em sua viagem para Europa o que levar: escova de dente, shampoo, condicionador, sabonete, mas apenas o básico para os primeiros dias.  Não há necessidade de trazer vários frascos para o intercâmbio todo – até porque, na Europa, você vai encontrar opções bem melhores em comparação ao Brasil. O mesmo vale para os itens de beleza e maquiagem. Divirta-se nas farmácias e supermercados!

#4. Plano de telefonia para celular

Jamais, nunca, em tempo algum feche pacotes internacionais com a sua operadora do Brasil. Você vai pagar os minutos usados no exterior pelo resto da vida! Hoje em dia, com os smartphones, qualquer um consegue mandar notícias instantâneas para a família a partir de uma simples conexão wi-fi. Isso resolve o problema da comunicação nos primeiros dias. Depois, consulte os pacotes oferecidos pelas operadoras no país: você vai precisar ter um chip/número local em algum momento. Diferentemente do que estamos acostumados no Brasil, os preços da telefonia por lá são bem acessíveis.

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

#5. Comidas

Algumas pessoas querem encaixar na mala tudo aquilo que adoram, inclusive comidas brasileiras – tipo latas de guaraná, feijão, docinhos etc. Bom, não importa a quantidade, uma hora vai acabar, certo? Então, nem se preocupe com elas. Além disso, a graça de um intercâmbio é se permitir experimentar coisas diferentes e viver sem aquelas que tanto amamos! Invista na compra de produtos locais.


Último lembrete: não tenha a pretensão de levar a sua vida toda na mala de viagem para Europa. Não vai caber. Depois de algumas experiências com viagens você concluirá que mais é menos! MESMO!

E aí, já decidiu o que levar em uma viagem para Europa? Vamos fazer as malas? Descubra o Mundo.

Comentários