em Viagem

Os 5 países com os melhores transportes públicos do mundo

O desenvolvimento das cidades, o aumento no número de empregos e, consequentemente, o maior número de pessoas circulando diariamente ocasiona um aumento na demanda por bons sistemas de transporte público. Por isso, um bom planejamento de mobilidade urbana é essencial. No entanto, a qualidade dos transportes coletivos é um dos maiores problemas em vários países, entre eles o Brasil.

São poucos os países que se destacam quando o assunto é transporte público. Vamos conhecer alguns deles?

Os 5 países com os melhores transportes públicos do mundo

1- Japão

Tóqui

Tóquio, uma das maiores cidades do mundo, ocupa o primeiro lugar no ranking dos melhores transportes públicos do planeta. Seu sistema de transportes é bastante complexo, composto por trens de superfície, metrôs, balsas, bondes e ônibus. Os trens são controlados pela empresa JR East e o controle das linhas do metrô é feito pela Tokyo Metro e a Toei. Ao todo, seu sistema de transporte coletivo realiza cerca de 30 milhões de viagens diariamente. Apesar de tudo isso, os habitantes da cidade ainda enfrentam filas. Geralmente, as tarifas são cobradas de acordo com a distância percorrida. Algumas das estações mais movimentadas de Tóquio são Shinjuku (3,64 milhões de pessoas diariamente), Ikebukuro (2,71 milhões) e Shibuya (2,18 milhões).

2- Estados Unidos

NYC

Nova York oferece metrôs, ônibus, ciclovias, trens e balsas, além de vias exclusivas para pedestres. O metrô funciona 24 horas por dia, mas é preciso ficar atento, pois nem todos os acessos a essas estações ficam abertos o tempo todo. Os usuários podem comprar passagens diariamente ou podem adquirir o MetroCard, que é alimentado com passagens para 7 ou para 30 dias e tem uso ilimitado. Para facilitar a vida dos passageiros, existe a opção de recarregar o cartão on-line através do sistema EasyPay Xpress. Cerca de 5,4 milhões de habitantes usam o metrô diariamente e cerca de 2,6 milhões de pessoas usam o ônibus todos os dias.

3- Inglaterra

London

O Metropolitano de Londres, o maior (com 400 km de extensão e mais de 250 estações) e mais antigo metrô do mundo ainda é um dos mais eficientes. Os moradores da cidade também têm a seu dispor trens na superfície, os famosos ônibus vermelhos de dois andares e bondes. O metrô não circula após a meia-noite.

4- França

Paris

Você sabia que Paris tem o segundo sistema de metrô mais antigo do mundo e que você pode encontrar uma estação de metrô a cada 500 metros? Isso porque a cidade conta com pelo menos 300 estações. Além disso, a cidade-luz possui 1400 estações de aluguel de bicicleta!

5- Dinamarca

Danish

Copenhagen tem um dos transportes públicos mais eficientes do mundo. Seus habitantes podem se locomover de trem, metrô e ônibus. Também não podemos esquecer de ressaltar o uso constante de bicicletas, o que diminui a quantidade de carros nas ruas.

E você, tem vontade de conferir a eficiência do transporte público de algumas dessas cidades de perto? Entre em contato e Descubra o Mundo com a gente!

Comentários