em Dicas

Igrejas da Europa viram pubs, baladas e livrarias (conheça 5 exemplos!)

Algumas igrejas da Europa têm atraído muitos frequentadores de uma forma nada convencional. Isso porque antigas construções religiosas, praticamente abandonadas, foram transformadas em livrarias, cafés, pubs, casas de show e baladas. Os novos estabelecimentos mantêm as características e a estrutura da construção, mas adaptam o local para outros fins.

A moda, que tem feito sucesso, é um reflexo da realidade: as pessoas têm se interessado cada vez menos por religião. Pelo menos na forma “tradicional”, de ir à missa, rezar e frequentar templos. Na Holanda e na França, por exemplo, aqueles que se declaram ateus já correspondem a 44% da população. Na Dinamarca, o número sobe para 48% e na Suécia para 64%. Com isso, igrejas do continente ganharam outras funções.

Veja alguns exemplos de transformação de igrejas na Europa:

#1. Polare (livraria)

  • Maastricht, Holanda

Aberta em 2007 sob o nome Selexyz Dominicane, o local pertence hoje a uma rede de livrarias e se chama Polare Maastricht. A livraria ocupa o prédio da antiga igreja de Maastricht – cidade localizada a pouco mais de 200 km de Amsterdã. Ao menos 800 mil pessoas frequentam todos os anos o lugar, cuja construção original é datada do século 13. A catedral, que foi mantida praticamente intacta, tem um pé direito altíssimo e grandes espaços internos. Veja mais imagens aqui.

Polare | Maastricht, Holanda
Polare
Maastricht, Holanda

 #2. Paradiso (casa noturna)

  • Amsterdã, Holanda

Em Amsterdã, uma espetacular igreja do século 19, bem no centro da cidade, é hoje uma das melhores casas de show do país. O Paradiso, é considerado um centro cultural, onde são organizados desfiles de moda, sessões de cinema, festas eletrônicas, palestras científicas e festivais de poesia. Além disso, recebe bandas e artistas do mundo todo. Por lá, já passaram nomes como Queens Of The Stone Age, White Stripes, Lady Gaga, Franz Ferdinand e Kings of Leon. O ambiente é inspirador!

Paradiso | Amsterdã, Holanda
Paradiso
Amsterdã, Holanda

 #3. The Church (bar e restaurante)

  • Dublin, Irlanda

Em Dublin, na Irlandaa antiga St. Mary Church deu lugar ao bar e restaurante The Church, que atrai cerca de 600 mil pessoas por ano. Construída no começo do século 18, o local funcionou como templo religioso até 1963. O edifício passou por uma meticulosa reforma que durou sete anos até ser reaberto, em 2005, como John M. Keating’s Bar. Dois anos mais tarde, foi revendido e ganhou o nome atual.

The Church | Dublin, Irlanda
The Church
Dublin, Irlanda

 #4. Alma de Cuba (bar)

  • Liverpool, Inglaterra

O Alma de Cuba já foi citado por nós quando falamos sobre intercâmbio em Liverpool. É que o lugar realmente chama a atenção de todos que passam por lá. A música gospel não foi deixada totalmente de lado no bar e restaurante que ocupou o prédio da Igreja St. Peter: aos domingos, um brunch é oferecido ao som do coral gospel Soulful Voices. O resto da programação é, digamos, mais profana. Há aulas de salsa, noites latinas e festas carnavalescas. Madre Teresa de Calcutá – que assistiu ali a uma missa no fim dos anos 1990 –  jamais imaginaria que esse seria o destino da igreja fundada em 1788!

Alma de Cuba | Liverpool, Inglaterra
Alma de Cuba
Liverpool, Inglaterra

 #5. Oran Mor (pub)

  • Glasgow, Escócia

Por fora, uma igreja como qualquer outra. Por dentro, um whisky bar escocês com mais de 250 rótulos da bebida. Esse é o Oran Mor, localizado em Glasgow, na Escócia. Trata-se, na verdade, de um complexo que reúne numa mesmo local pub, restaurante, bar, pista de dança e palco para performances de música e comédia.

Oran Mor | Glasgow, Escócia
Oran Mor
Glasgow, Escócia

Independentemente da religão e dos gostos pessoais, temos que admitir que o programa é curioso e diferente. Por que não conhecer um desses lugares pessoalmente? Faça um intercâmbio na EuropaDescubra o Mundo.

Comentários