em Viagem

5 dicas para quem quer viajar sozinha e sem preocupações

Viajar sozinha é um hábito que tem se tornado cada vez mais comum entre as brasileiras. A possibilidade de explorar lugares diferentes sem uma companhia pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas, mas é uma das melhores maneiras de apreciar uma determinada região de forma plena. Como viajar sozinha não envolve a influência de outras pessoas, você acaba tendo mais tempo para prestar atenção aos detalhes e escolher os locais que quer conhecer ou que quer deixar de lado em seu roteiro.

Outra grande sacada é fazer um intercâmbio de idiomas: você viaja sozinha mas conhece um monte de gente e lugares diferentes!

Preços especiais de intercâmbio com a Descubra o Mundo.
Veja também: As 10 melhores escolas de inglês no exterior

Quero viajar sozinha! Como devo planejar minha viagem?

Pesquise a legislação local

Entender a legislação de um país estrangeiro é fundamental para qualquer pessoa que faz uma viagem internacional, já que é imprescindível saber quais atividades são proibidas e quais são permitidas em outros locais. Como muitos países ainda têm direitos diferentes para homens e mulheres, é preciso prestar atenção também nessa questão e saber quais as garantias oferecidas às mulheres estrangeiras – um país que obriga suas mulheres a usarem véus cobrindo os cabelos nas ruas, por exemplo, não necessariamente torna isso uma lei para pessoas de outros países.

De qualquer forma, verifique todas as normas gerais do país e veja se há regras ou recomendações específicas para mulheres sobre como viajar sozinha. Caso você acabe achando que o país não oferece as condições básicas de segurança para mulheres, considere a possibilidade de escolher alguma cidade ou país diferente após pesquisar um local para onde viajar sozinha é seguro.

Deixe seus conhecidos a par de seu roteiro

Deixar seus amigos e familiares por dentro de onde você está também é importante para todas as pessoas que vão viajar sozinhas. Isso porque qualquer imprevisto ou incidente será mais facilmente identificado e resolvido se as pessoas que você conhece saibam onde procurar. Também vale a pena ter a certeza de que você terá meios de entrar em contato com outras pessoas; não é necessário manter-se o tempo todo conectada, mas é importante ter uma periodicidade mínima para contatar seus amigos, sobretudo se você for viajar sozinha por mais tempo.

DICA: Como viajar de trem pela Europa de forma ágil e inteligente

Tenha telefones importantes consigo

Viajar sozinha é uma tarefa que exige planejamento e precaução. Por isso, carregue sempre uma lista de telefones importantes, que devem incluir tanto os contatos de seus amigos e parentes quanto números de órgãos como embaixadas e hospitais. Também vale a pena ter um cartão de instruções sobre procedimentos em caso de acidentes – dados de seguro de saúde, pessoas que devem ser avisadas e possíveis condições médicas são exemplos de informações que devem estar sempre com você.

Considere uma hospedagem coletiva

Viajar sozinha não significa que você irá ficar sem companhia durante a estadia. Ao contrário, viajar sozinha pode ser uma excelente oportunidade de fazer novas amizades e conhecer pessoas. Por isso, vale a pena se hospedar em um hostel, onde várias outras pessoas também viajam desacompanhas. A experiência tem tudo para ser excelente e pode render amizades boas e duradouras. Além disso, os valores tendem a ser mais baixos e permitem que você tenha uma estadia agradável sem precisar gastar muito.

Economize: Carteira Mundial do Estudante: como usar no intercâmbio

Arrume bem suas malas

Como viajar sozinha é uma atividade que carrega consigo a premissa de que não haverá outras companhias fixas ao longo do passeio, é preciso ter a certeza de que você está levando consigo tudo o que é preciso para a estadia. Além de itens básicos, como seus documentos e roupas, também é preciso verificar carregadores, celulares, chaves, cremes, repelentes, chinelos etc. Por mais simples que essa dica pode parecer, ela é fundamental para que viajar sozinha não se torne uma experiência desagradável. Também é importante considerar que a falta de companhia pode não ser legal durante todo o tempo – por isso, leve opções para se entreter em caso de longas esperas, como livros ou jogos eletrônicos.

Saiba mais: Seguro saúde para viagem internacional, saiba tudo.

Viajar sozinha pode ser muito legal! E se você decidiu: – Quero viajar sozinha! – por que não aproveitar e fazer um intercâmbio de inglês e aprender este idioma?

Confira nossa ferramenta de busca de escolas de inglês ao redor do mundo e escolha o melhor destino para você!

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários

comentários