em Viagem

10 músicas que vão inspirar você a viajar

Já sentiu nostalgia por um lugar em que você nunca botou os pés? Com certeza, algumas músicas são responsáveis por esse tipo de sentimento. Recheadas de emoções, elas influenciam os sonhos que alimentamos por alguns lugares e também aquela vontade de largar tudo e sair pelo mundo.

Diversas metrópoles inspiraram compositores e alguns conseguiram captar em palavras e melodias o que os encanta nesses lugares, fazendo que seus ouvintes sintam-se igualmente apaixonados e tentados a embarcar. Listamos algumas músicas que têm esse poder. Aumenta o som!

1. Empire State of Mind, Jay-Z & Alicia Keys

Em um único refrão, entoado por Alicia Keys, está resumido o que representa, para muitos, a cidade que nunca dorme: “Nova York, selva de concreto onde os sonhos são criados, não há nada que você não possa fazer. É para se imaginar no topo do Empire State Building, cantando igualmente alto e imaginando que tudo é possível!

2 . Samba do Avião, Tom Jobim

Rio de Janeiro foi cenário e inspiração para uma das maiores manifestações da música brasileira, a bossa nova. Tom Jobim, mestre do gênero, escreveu a mais bonita das homenagens a ela. Amigos próximos do compositor, porém, afirmam que a música faz referência ao medo que o carioca tinha de voar, tendo escrito um samba sobre o alívio por pousar são e salvo no Aeroporto do Galeão.

3. San Francisco, Scott Mackenzie

A música foi escrita para promover um festival americano em 1967, mas sua influência foi muito maior, tornando-se um hino à liberdade durante a Primavera de Praga, em 1968. A canção também é apontada como a responsável pela romaria de jovens feita até a Califórnia, no final dos anos 1960.

4. California Dreamin’, The Mamas and The Papas

Os americanos são responsáveis pela criação de um gênero totalmente dedicado aos filmes de viagem (chamados de “road movies”). A Califórnia, por sua vez, parece ser o destino preferido dos personagens dessas películas. A famosa canção do The Mamas and The Papas fala um pouco sobre estar em um lugar quando gostaríamos de estar em outro. No caso, de estar sob o sol da Califórnia, ao invés do cinza inverno americano.

5. Holocene, Bon Iver

Diversas produções da banda recebem nomes de cidades, mas é nessa música, cantando o espanto de se perceber pequeno perto do tamanho do mundo, que Julie Vernon faz sua melhor manifestação sobre buscar por seu lugar na imensidão.

6. Vamos Fugir, Gilberto Gil

O nome da canção, repetido diversas vezes, já entrega tudo. Com certeza, um hino para quem quer fugir, desprender-se do mundo e ir para qualquer outro lugar comum, outro lugar qualquer.

7. Mykonos, Fleet Foxes

A música não fala exatamente sobre as paradisíacas praias da ilha grega. Ela exata muito mais a fuga de um lugar para outro e dos “poderes curativos” que uma viagem pode ter.

8. London Calling, The Clash

A mais famosa canção da banda The Clash merece atenção por sua ambiguidade. Ao mesmo tempo em que critica fortemente a postura política britânica do pós-guerra, é considerada um hino por aqueles que gostariam de viver em Londres.

9. Paris, Friendly Fire

Quem nunca sonhou romanticamente em morar na Cidade Luz? Um dia nos moraremos em Paris. Eu prometo”, canta a banda independente Friendly Fire, que, assim como Jay-Z & Alicia Keys, foi capaz de contar essa ilusão em um belo refrão: “E todas as noites as luzes da cidade aparecerão para nós”.

10. New York, New York, Frank Sinatra

Ainda que você nunca tenha escutado essa música, com certeza já ouviu (e, quem sabe, até repetiu) o nome dela. A mais famosa canção de amor para uma cidade foi lançada em 1979, parte da trilha sonora do filme de Martin Scorsese que recebe o mesmo nome. Desde então, foi regravada centenas de vezes e sempre é utilizada para homenagear a cidade. Curiosamente, foi escrita para ser cantada por Liza Minelli, mas a tornou-se imortal na voz de Frank Sinatra.

Qual é a cidade dos seus sonhos? Quais são as músicas que fazem você se lembrar dela? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

comentários