em Inglês

Como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Na hora de estudar inglês em uma escola formal ou colocar a habilidade linguística em seu currículo, muitas pessoas se deparam com uma dúvida muito comum: como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Isso porque os níveis de aprendizagem da língua inglesa são bastante parecidos e nem sempre é fácil saber classificar a si próprio em um deles.

É claro que as pessoas que começaram agora a aprender o idioma e que ainda não têm muita familiaridade com a língua estão em um nível básico ou, como é determinado em inglês mesmo, elementary. Agora, se você já sabe um pouco mais de vocabulário e já domina algumas conversas, a dúvida é mais difícil de ser resolvida.

Quer determinar de uma vez por todas como saber se seu inglês é básico ou intermediário? Confira as dicas abaixo.

Veja também: Que tal aprender inglês intermediário viajando?

Como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Fazer testes online pode ser uma alternativa. Confira algumas dicas e descubra qual é o nível do seu inglês.

Habilidades faladas

A primeira coisa que precisa ser feita para considerar as suas habilidades faladas é compará-las com o seu idioma nativo.

Por exemplo: se eu ouvisse alguém falando em português como eu falo em inglês, poderia dizer que a pessoa sabe realmente português? Uma pessoa que me ouve falando em inglês tem como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

Vocabulário:

Ambos (básico e intermediário) precisam entender conversas simples, como diálogos de apresentação e conversas do dia a dia, mas somente uma pessoa em nível mais intermediário consegue se virar bem em situações mais específicas – como uma consulta médica ou a compra de roupas, por exemplo.

Uma pessoa em nível básico sabe somente palavras mais simples e comuns. O nível intermediário demonstra uma abrangência maior. A maior parte das pessoas que têm inglês básico sabem usar but como tradução de mas – uma pessoa com inglês intermediário usa sinônimos como nonetheless, however, howbeit, nevertheless, though, yet, notwithstanding.

Pronúncia:

É claro que em nenhum dos casos é esperada a pronúncia fluente das palavras, mas existem alguns erros que são típicos de quem está no nível básico.

O fonema th (da palavra thing, por exemplo) é um dos mais clássicos – como não temos esse som no português, é preciso um bom treinamento para conseguir falar corretamente. Se você não consegue, provavelmente será classificado como nível básico.

Confira: TOEFL, IELTS ou Cambridge? Qual teste fazer?

Leitura e escrita

Como saber se meu inglês é básico ou intermediário somente pela leitura e pela escrita, sem falar? A primeira coisa se refere aos tempos verbais.

O inglês básico tem como função garantir que alguém que não domina o idioma saiba escrever o básico e conseguir entender leituras simples – seria o equivalente ao que uma criança em fase de alfabetização sabe compreender.

Já uma pessoa com inglês intermediário precisa ter o nível de compreensão mais extenso, lidando também com temas mais diversos.

Por exemplo: é possível entender textos científicos, como os de livros didáticos, de caráter mais complexos. Livros literários também já precisam ser compreendidos de forma geral, mesmo que com dúvidas.

Escrita:

A escrita é a parte mais difícil para muitas pessoas que estão aprendendo o idioma. O nível básico não significa que erros gramaticais e ortográficos podem passar, mas sim que palavras comuns e simples são dominadas.

Para o intermediário, é como se você fosse capaz de escrever uma redação média, de um aluno do 6° ano – correta e bem estruturada, mas ainda sem muita elaboração.

Veja mais: Os melhores testes de proficiência em inglês online

Testes – Prova de Cambridge

Quer testar de vez as suas habilidades em inglês e tirar a dúvida que não quer calar: como saber se meu inglês é básico ou intermediário?

As provas de Cambridge podem ser a melhor opção. Isso porque, ao contrário de outras provas de proficiência, ela possui modalidades variadas e que testam justamente os estágios intermediários de aprendizagem.

No caso desse tipo de dúvida, existem duas que podem ser de interesse:

  • KET (Key English Test): direcionada para quem tem nível básico de inglês, essa prova oferece a certificação de que você tem os conhecimentos da língua que permitem o entendimento simples do idioma. É o suficiente para trocar algumas palavras com turistas e com nativos, por exemplo.
  • PET (Preliminary English Test): se você acha que já está mais avançado, o PET é a prova ideal, pois comprova a sua capacidade de entender com situações mais elaboradas do dia a dia: acompanhar uma conversa comum, estudar conteúdos direcionados, viajar sozinho e se virar bem com o conhecimento.
Confira também: Prova de Cambridge: inglês com sotaque real!
Faça um intercâmbio preparatório Cambridge no exterior

Se fosse fazer um intercâmbio no exterior, qual escolheria? Confira nossas dicas:

Comentários