em Inglaterra

Conheça o clima da Inglaterra

A Inglaterra é conhecida por diversos motivos: por atrações turísticas como o Big Ben, pelo pontual chá das cinco, por ser a terra dos Beatles e também pelo tempo frio e nublado. Mas se você optou por fazer intercâmbio na Inglaterra, precisa saber que o clima no país é muito mais do que isso. Esta é uma informação muito relevante na hora de fazer as malas e saber quais são as roupas que devem ser levadas. Pensando nisso, reunimos alguns dados sobre o clima inglês durante as diferentes estações do ano. Confira!

Conheça o clima da Inglaterra

Antes de tudo, é importante lembrar que a Inglaterra está localizada no hemisfério norte. Por isso, as estações são contrárias às brasileiras. Ou seja, quando é verão aqui, é inverno por lá e vice-versa. Anote aí:

  • Dezembro a Março: inverno
  • Março a Junho: primavera
  • Junho a Setembro: verão
  • Setembro a Dezembro: outono

Como em toda a Europa, o clima da Inglaterra é gelado no inverno. Em contrapartida, é um lugar muito bem preparado para receber os dias mais frios. A temperatura durante esta época costuma variar entre 5º e 10º. Prepare os casacos e as meias de lã!

Durante o verão, a temperatura na Inglaterra fica bem agradável, entre 16º e 21º. No entanto, esta é a época que mais chove. Portanto, se sua viagem de estudos estiver marcada para este período, não esqueça do guarda-chuva e das botas de borracha.

Embora seja mais frequente durante o verão, chove bastante durante todo o ano no país, especialmente na costa oeste. Muita gente considera os meses de maio a setembro os mais agradáveis para visitar o país. Mas isso depende das suas preferências climáticas. Se você gosta de muito frio, os meses de janeiro e fevereiro são os mais adequados.

Clima nas cidades da Inglaterra

Londres

A cidade mais visitada da Inglaterra é conhecida pelo seu clima ameno, tanto no inverno quanto no verão. No inverno, os dias não são tão frios do ponto de vista europeu. Embora as temperaturas abaixo de zero não sejam frequentes, é possível pegar alguns dias de neve. Durante a primavera, são comuns as mudanças de temperatura durante o dia. Por isso, mesmo que esteja quente, não esqueça de levar um casaco abrigado sempre que sair de casa.

Os dias de verão são agradáveis, mas o clima quente em Londres não dura os três meses da estação. As temperaturas ficam mais quentes a partir da segunda quinzena de agosto. Fique atento para os eventos que acontecem na cidade ao ar livre nesta época! Por fim, o outono na cidade é caracterizado por ventos gelados: tenha sempre um agasalho por perto.

Liverpool

O clima de Liverpool é ainda mais suave do que o encontrado em Londres. O inverno é ameno, embora ainda seja considerado bem gelado para os padrões brasileiros. O verão na cidade é fresco e dificilmente passa dos 25º. Aproveite esses dias para fazer um piquenique em uma das praias da cidade. Mas não esqueça de manter o guarda-chuva por perto: a média em Liverpool é de 282 dias chuvosos por ano.

Bournemouth

Esta cidade é considerada uma das melhores opções pra quem quer morar perto da praia na Inglaterra. A qualidade de vida é excelente e a vida noturna é agitada: não faltam bares, restaurantes, hotéis e baladas por lá. O clima em Bournemouth é ideal para aproveitar as belas praias e os dias são mais quentes do que em outras regiões da Inglaterra. No verão, a temperatura costuma variar de 25º a 30ºC. Já durante o inverno, o tempo esfria e dificilmente os termômetros indicam mais de 10ºC.

Manchester

Localizada na parte noroeste da Inglaterra, Manchester apresenta um clima bastante variável durante o ano. Por isso, prepare-se para levar casacos mesmo se seu intercâmbio for durante o verão. Nesta época, as temperaturas costumam baixar e subir com frequência ao longo do dia. Os dias de verão podem apresentar temperaturas entre 10º e 20ºC. Durante o inverno, o clima é chuvoso e frio. Normalmente, os termômetros apontam entre 1º e 3ºC nestes meses. Aproveite o clima gelado para conhecer Spinningfields, uma das pistas de patinação espalhadas pela cidade.

Cambridge

Pertinho de Londres está a cidade universitária de Cambridge, uma ótima opção de lugar para fazer intercâmbio na Inglaterra. O clima de Cambridge é temperado e quente, variando entre 14º e 30ºC no verão e -2º e 5ºC no inverno. Ou seja, prepare-se para verões agradáveis e invernos bem frios.

Oxford

Sede de uma das universidades mais famosas do mundo, Oxford é uma cidade que reúne muita gente jovem e opções diversificadas de entretenimento. É uma região em que chove bastante, mesmo nos meses mais secos do ano. Assim como em Cambridge, o clima é quente e temperado. No verão, a temperatura pode chegar a 30ºC. Em compensação, o inverno é bem frio: pode chegar a -5ºC.

Brighton

Mais um exemplo de cidade praiana é Brighton. A apenas 30 minutos de distância de Londres (de trem), esta é uma cidade com ótima qualidade de vida: segura, moderna e com diversas opções de bons restaurantes e baladas. O clima de Brighton é mais ameno do que o de Londres. Os invernos não são extremamente gelados, mas a temperatura pode chegar a 0ºC. Os dias já começam a esfriar em setembro. Durante o verão, os dias de sol não são raros e os termômetros marcam até 23ºC.

Faça seu intercâmbio na Inglaterra com a Descubra o Mundo.
Veja também:

Prepare-se para o clima da Inglaterra e aproveite seu intercâmbio. Continue acompanhando o blog para ler mais dicas como estas!

Comentários

comentários