em Geral

Saudades depois do intercâmbio

Já sabe como lidar com as saudades do seu intercâmbio?

Primeiramente, já sabemos que antes de fazer um intercâmbio, é necessário planejamento, preparação, escolher cursos, acomodação, passagens… são muitas coisas que devemos analisar para poder ter a melhor experiência possível. 

O estudante escolhe a melhor escola e destino pro seu perfil, vê os passeios que deseja fazer, cidades próximas que quer conhecer, como se preparar para imprevistos e imagina como essa viagem vai ser gratificante. Mas você já pensou em como vai ser DEPOIS do intercâmbio?

Prepare-se para a saudade!

Todo mundo se prepara ao máximo antes de iniciar o intercâmbio, mas a maioria esquece de como será depois. Os estudantes voltam animados, conheceram lugares incríveis, experimentaram coisas novas deliciosas que acabou entrando na alimentação do dia a dia e fez amizades com pessoas o mundo todo.

Saiba mais: Imersão x Estudar no Brasil

Depois de voltar o que acontece? Temos que lidar com a saudade de tudo isso. Sim. Acredite, você ficará com uma saudade imensa da sua experiência lá fora. E é algo que você pode levar consigo por muitos anos.

Fazer um intercâmbio é algo extremamente gratificante e diferente de tudo que você já fez. Não é como uma viagem a turismo de 7 dias, passando pelos pontos turísticos da cidade. 

Durante um intercâmbio, você irá conhecer e fazer coisas que os turistas não fazem. Terá mais tempo para apreciar a cidade e lugares fora dos grandes centros. Poderá ir com calma nos mercados e experimentar inúmeras comidas e bebidas diferentes que nunca havia provado. O tempo acaba passando muito rápido e quando você se der conta, já estará de volta no Brasil.

E aí? Como lidar com a saudade?

Você vai lembrar daquele barzinho que ia com os colegas toda sexta, aquela comida que virou sua favorita no café da manhã ou que levava sempre na mochila e aqueles amigos que te faziam companhia e se perdiam com você andando pela cidade.

Veja também: Quando posso fazer um Pathway?

Isso é muito normal. Sempre voltamos com muita saudades da nossa rotina durante o intercâmbio, e às vezes é algo que sentiremos falta pra sempre.

Então procure por formas de matar a saudade, nem que seja um pouquinho. Pegue a receita e tente fazer em casa aquela comida deliciosa que você adorava, faça chamadas de vídeo com seus colegas de outros países já aproveitando para praticar o inglês e guarde fotos, muitas fotos.

Pode não ser o ideal, mas ajuda um pouco a aceitar a dura realidade de que seu intercâmbio chegou ao fim. São memórias que você levará pra toda a vida. Mas se a saudade apertar, por que não voltar pra visitar

Comentários