em Dicas

Imprevistos no intercâmbio

Como lidar com os imprevistos no intercâmbio?

Viajar é uma delícia. Mas ainda melhor é viajar preparado e com segurança, para tentar evitar imprevistos no intercâmbio né? Alguns imprevistos já são bastante conhecidos e não são tão “imprevistos” assim rsrs. Então fique ligado nas dicas que vamos te dar para que sua viagem ocorra da forma mais tranquila possível!

1- Perder o voo

Para voos internacionais é recomendado chegar no aeroporto com pelo menos 4h de antecedência. Parece muito tempo para esperar pelo seu voo, mas os aeroportos são muito grandes e muitas coisas podem ter fila. Você pode gastar bastante tempo ao fazer o check in, despachar mala, passar pelo raio-x, pela imigração, ou ainda passeando pelo duty-free e fazendo uma refeição. É melhor esperar no aeroporto do que correr o risco de perder o voo.

Veja também: Quanto custa uma faculdade no exterior?

2- Perder a conexão

Tente comprar todo o seu itinerário com a mesma companhia aérea. Muitas pessoas compram trechos separados quando encontram promoções, mas isso pode ser arriscado. Se seu voo atrasar, você corre o risco de perder sua conexão, que se for de outra empresa não te dará direito a reembolso pelo voo perdido ou um encaixe em outro voo.

3 – Extravio de bagagem  

É difícil acontecer, mas é possível que sua bagagem seja extraviada. Ao desembarcar, se você passar muito tempo esperando na esteira e ela não aparecer, não se desespere e comunique a companhia aérea. Quando eles a localizarem, enviarão ao seu endereço. Mas o importante é: leve uma muda de roupa, seus documentos e dinheiro na sua bagagem de mão/mochila. Ela ficará todo o tempo com você, assim evitará perder coisas importantes e correr atrás de roupa nova.

Saiba mais: Homesick – o que é e como evitar!

4- Dor

Você usa algum medicamento controlado, ou tem alguma dor ocasional como de cabeça/coluna? Então é bom já levar remédios básicos do dia a dia na sua bagagem de mão. Ninguém quer viajar com dor e perder tempo procurando uma farmácia, não é mesmo? Também não se esqueça de levar a receita do seu remédio, se for controlado.

5- Perder-se

Isso é uma das coisas que mais preocupam a maioria das pessoas. Imprevistos no intercâmbio acontecem, mas se perder faz parte e a chance de acontecer é grande. Mas não se desespere. Primeiro, mantenha a calma. Segundo, tenha um chip com internet, assim fica fácil se localizar, ver meios de transporte e qualquer informação que precisar. Ainda ficou em dúvida? Então peça informações para as pessoas. Não tenha vergonha de perguntar ou falar errado. Essa é uma ótima oportunidade de praticar seu inglês

Mas para evitar que isso aconteça, veja antes o lugar que você vai, como fazer para chegar lá e fique atento aos horários dos meios de transporte.

6- Dinheiro 

Já falamos em vários posts aqui no blog sobre quanto dinheiro levar no seu intercâmbio. Mas, sabemos que podem ocorrer imprevistos, então é sempre bom levar uma quantia a mais em dinheiro e ter um cartão de crédito internacional para emergências.

O mais importante é não se desesperar. Preparando-se com calma e sabendo que tudo tem uma solução, com certeza você viajará mais calmo. E se bater o desespero, já sabe: nossa equipe está à disposição para emergências 24h. Uhulll!

Comentários