em EUA

Conheça o transporte em San Francisco e explore toda cidade!

Golden Gate, Alcatraz e Lombard Street: San Francisco é muito mais do que isso e se você está planejando um intercâmbio, não faltarão opções de passeios, quaisquer que sejam seus interesses. E a melhor maneira de se deslocar pela cidade é utilizando o transporte em San Francisco, começando pelos famosos bondinhos!

Aliás, essa é uma das grandes vantagens do transporte público em San Francisco: além de prático e ágil, é muito bonito, sendo de grande utilidade tanto para turistas como para estudantes de intercâmbio.

Faça seu intercâmbio em San Francisco com a Descubra o Mundo.
Confira: O que fazer em San Francisco sem pagar nada: 10 dicas!

Conheça o transporte em San Francisco

Como na maioria das grandes cidades dos Estados Unidos, o transporte público em San Francisco oferece ótimas alternativas, só que com um charme adicional: os bondes de rua! O sistema de trânsito se chama Muni e é composto por ônibus, metrô e bondes.

Para economizar tempo e dinheiro, o ideal é comprar um passe que permita viagens ilimitadas dentro do período de dias que escolher: 1 dia (U$ 15), 3 (U$ 23) ou 7 (U$ 29). Como os passes mensais não incluem bondes, talvez você prefira renová-lo a cada semana. Importante lembrar que nenhum destes passes do transporte público em san Francisco incluem o BART ou os ônibus que circulam pelos pontos turísticos.

Caso prefira pagar individualmente por cada deslocamento, pode trocar de linha dentro de um período de 90 minutos. Porém, você deve ter o troco exato para as viagens avulsas, que custam U$ 2,25.

Mapas são vendidos em vários locais, mostrando todo transporte público em San Francisco, mas todas as informações e o download de mapas estão disponíveis gratuitamente no sítio da Agência Municipal de Transportes.

Veja também: Curso de inglês em San Francisco: tudo que você quer saber

BART – transporte em San Francisco na área da baía

Ao chegar no aeroporto, a opção mais barata de transporte em San Francisco para se deslocar até o centro da cidade é o Bay Area Rapid Transit, trem que conecta os dois pontos em menos de 30 minutos com opção de parada em 4 estações. Você deve pegá-lo no terminal internacional e também pode utilizá-lo no sentido oposto. Compre seu ticket online (U$ 8,65 apenas ida; U$ 17,30 ida e volta) para evitar as filas de espera no aeroporto.

Bondes – tradicional transporte em San Francisco

Os cable cars são uns dos charmes e atrações de San Francisco. O primeiro bonde entrou em operação em 1873 e atualmente existem 3 linhas em atividade. Para embarcar, espere em uma das paradas específicas, sinalizadas com uma placa própria (“Cable Car Stop”), que também informa a rota e o destino final. Espere o bonde parar completamente antes de subir e, caso não tenha um passe, você pode pagar diretamente ao “motorista” (chamado de gripman). Se preferir utilizar o bonde com um pouco mais de emoção, aproveite para se segurar nas barras da parte externa. Apenas preste atenção ao gripman, caso ele alerte para algum obstáculo no caminho. As viagens avulsas custam U$ 6 e este é um dos mai populares transportes públicos de San Francisco.

Saiba mais: O que fazer em San Francisco sem pagar nada: 10 dicas!

Metrô – ágil e rápido

Além de possuir estações e passagens subterrâneas, o metrô também percorre vários trechos acima da superfície (por isso também chamados de streetcars). A linha N-Judah funciona 24h e é uma das mais populares, por possuir várias paradas próximas ao Parque Golden Gate. Se for usar transporte em São Francisco, não deixe de experimentar o metrô.

Ônibus – mais de 100 linhas

Isso mesmo, mais de 100 linhas percorrem toda a cidade, inclusive locais não cobertos pela rede de metrô. Boa parte da frota é composta por trolleybuses, aqueles alimentados pela rede elétrica através de um cabo. Os trajetos de cada linha estão afixados em todos as paradas e também nos próprios veículos. Os pontos de maior movimento também possuem um display (NextBus) que informa em tempo real quando está prevista a chegada do próximo veículo.

Conheça: Dicas San Francisco: as melhores baladas e restaurantes

Sem dúvida, o transporte público é a alternativa mais conveniente em cidades com cada vez mais automóveis e engarrafamentos. Por isso, você pode aproveitar para conhecer parte da cidade de bicicleta, se exercitando e colaborando com o meio ambiente. Em San Francisco, além do transporte público, as magrelas podem ser alugadas por hora, dia e até semana com preços variáveis de acordo com a empresa e o local onde ela opera. Aproveite!

Depois de ver como funciona bem o transporte em São Francisco, dá vontade de ir lá só para experimenta um passeio de bonde, já pensou? Se você quer fazer um intercâmbio de inglês em San Francisco ou em outras cidades do mundo, use nossa ferramenta de busca de cursos de inglês no exterior e encontre a escola e a cidade que mais têm a ver com você!

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários