em Espanha

Catalão, doutor. É grave?

Já havíamos adiantado neste post que o território da Espanha é dividido em comunidades autônomas, que têm regras, costumes e idiomas/dialetos próprios. A Catalunha, localizada no nordeste da Espanha, é uma das 17 comunidades e é composta por quatro províncias: Girona, Lérida, Terragona e a capital Barcelona. Há um histórico de lutas por maior autonomia e o apoio do movimento separatista é grande. Recentemente, o governo federal considerou inconstitucional a realização de um referendo sobre a independência da comunidade em relação ao restante do país (leia mais aqui).

catalunha_espanha_movimento

Sendo assim, o catalão é a língua materna de 5,2 milhões de pessoas; 9 milhões são capazes de falá-la e 11,5 milhões conseguem compreendê-la. É preciso que você esteja 100% ciente de que ao chegar em Barcelona, ou em qualquer outra cidade dessa área, você vai ouvir o catalão. Mas, afinal, para um brasileiro em intercâmbio, que tem como objetivo aprender o espanhol, isso faz sentido? É grave, doutor?

Bom, dentro das escolas de idiomas, qualquer que seja ela, as aulas serão em espanhol “comum”, mesmo se forem ministradas por professores catalães.

No entanto, na “boca do povo”, o catalão é o idioma que será ouvido no metrô, na fila do banco, nos restaurantes, visto nas páginas dos jornais locais e nas placas de sinalização. O barcelonês é extremamente ligado às raízes e faz questão de demonstrar o orgulho que sente de sua terra. Portanto, alguns não gostam de falar espanhol, muito menos inglês. Por isso, você pode enfrentar dificuldades em se comunicar com desconhecidos.

A boa notícia é que o catalão, também derivado do latim, é um mix do espanhol, italiano, francês e português. Por isso, para nós, brasileiros, não é um bicho de sete cabeças. Dá para entender muito apenas por dedução! E, com raras exceções, a população costuma responder tranquilamente aqueles que se arriscam no espanhol.

A decisão de fazer um intercâmbio em Barcelona deve vir acompanhada dessa visão a respeito das características locais. Mas, já que estamos falando em intercâmbio, todas as trocas, as vertentes e as diferenças existentes são bem-vindas, já que tornam o aprendizado ainda mais interessante! Por isso, não tenha medo do catalão. Descubra Barcelona.

barcelona_intercambio_cidade

Comentários