em Espanha

De norte a sul, saiba tudo sobre a Espanha

A nação espanhola tem sangue quente. Você vai notar isso mais cedo ou mais tarde, conhecendo um espanhol por aí ou, por que não, fazendo um intercâmbio na Espanha. Se até então essa opção ainda não havia sido considerada, está na hora de repensar seus planos. Descubra sobre a Espanha, um país “caliente”, efervescente!

Espanha, um dos destinos mais procurados

Moderna, vibrante, histórica. A Espanha não é só um polo turístico, mas também um centro de ensino e de cultura, que atrai estudantes do mundo todo. Segundo a Fedele (Federación de Escuelas de Español como Lengua Extranjera), o país recebe cerca de 250 mil estudantes de idioma por ano, o que o deixa atrás apenas dos destinos clássicos para estudar inglês. A maioria dos intercambistas vem dos vizinhos da Europa.

Vivem na Espanha 47 milhões de pessoas divididas em um território de diferentes temperaturas, comidas, gostos e regras. Sobre a Espanha, e o clima? O clima é variado ao longo do território, predominando o tipo mediterrânico. Esse é um dos países mais montanhosos da Europa, que tem contato com o Mar Mediterrâneo e com o Oceano Atlântico.

Enquanto o dia da sua viagem à Espanha não chega, se encante com 5 filmes que vão te fazer enlouquecer de vontade de estar logo lá!

Tudo sobre a Espanha: sua geografia!

Por ser um país relativamente grande para padrões europeus e altamente fragmentado, cada pedacinho tem sua cara própria. Vamos à explicação: ao todo, são 17 comunidades. Cada uma delas com diferentes níveis de autonomia, administrando de forma local seus sistemas de saúde, educação, segurança pública. Nesse sentido, políticas separatistas fazem parte da história e são motivos de discussões e conflitos internos até os dias de hoje. Apesar do espanhol (ou castelhano) ser a língua oficial, as comunidades têm, inclusive, dialetos próprios.

Mas não há motivos para preocupação. O estrangeiro que quiser estudar espanhol vai encontrar uma infinidade de opções de escolas e localidades e não terá a menor dificuldade em se comunicar por meio do espanhol clássico. Os dialetos existem, mas são, de fato, “coisa de nativo”. Uma coisa boa a se saber sobre a Espanha: ao viajar para lá, você vai descobrir uma cultura nativa arrepiante.

Mesmo diferentes entre si, os “povos” espanhóis são encantadores de norte a sul! Hospitaleiros, simpáticos, festeiros, fãs de esportes, apreciadores de boas bebidas e comidas. Falando em comida…

A famosa siesta espanhola

Não se assuste se você estiver pela rua e, de repente, próximo às duas da tarde, tudo fechar. Não é feriado. Nem Copa do Mundo. Muito menos arrastão! É a famosa siesta – fenômeno suuuper típico da cultura espanhola. O que acontece é que entre 14h e 16h, mais ou menos, estabelecimentos comerciais fazem uma (longa e tardia) pausa para o almoço, seguida por uns minutinhos a mais de descanso. Pode parecer algo quase inacreditável, mas trata-se de um ritual diário e sagrado, praticado por, sei lá… 80% dos trabalhadores e comerciantes. A exceção fica por conta das lojas maiores e/ou localizadas em áreas extremamente movimentadas e turísticas, que preferem manter-se abertas. Mais um ponto positivo sobre a Espanha: descanso é fundamental!

Na Espanha, o seu intercâmbio pode acontecer em Madri, Barcelona, Granada, Marbella, Salamanca ou Valência. DEUS AJUDE NESSA DECISÃO! Uma cidade parece melhor do que a outra, com encantos e charmes próprios. De qualquer forma, falaremos sobre todas aqui, nos próximos posts, para elucidar algumas questões e tentar amenizar o sofrimento da escolha. E adianto: definitivamente, neste país, não há espaço para arrependimentos! Tudo é bom em qualquer lugar. Descubra sobre a Espanha.

madri_vista_cidade_intercambio
Tudo sobre a Espanha, Madri é belíssima

______

FICHA TÉCNICA

País: Espanha

Capital: Madri

Clima: variado ao longo do território, mas predominantemente mediterrâneo.

Visto: desnecessário para quem ficar até 90 dias

Moeda: euro (valorizado em relação ao real)

Que tal descobrir mais sobre a Espanha indo para lá?

Comentários