em Dicas

Uma caixinha de surpresas chamada Homestay

As homestays são ótimas opções de acomodação para intercambistas, pois possuem um bom custo benefício. Apesar disso, os alunos carregam sempre muitas dúvidas sobre como tudo vai funcionar durante a estadia na casa! Com isso em mente, vamos reunir algumas informações e dicas importantes para que não haja surpresas na hora de chegar.

Muitas vezes criamos expectativas altas sobre a casa, a família e o suporte que nos será dado durante a estadia, e talvez isso não se realize, o que pode gerar uma certa frustração. Um dos papeis do seu especialista de intercâmbio é te passar todas as observações e tirar suas dúvidas com transparência para evitar esse tipo de frustração!

Algumas famílias hospedam estudantes para contribuir com a integração cultural, mas muitas hoje veem também como uma fonte de renda, então é importante você ter isso em mente desde o primeiro momento.

Outro ponto importante é lembrar que você estará indo conhecer uma nova cultura e terá que se adaptar a algumas regras e rotinas da família e não ao contrário, mas vamos falar mais sobre isso!


As casas nos países estrangeiros

Quando pensamos em morar na casa de uma família estrangeira, logo imaginamos uma grande casa, com piscina, onde acontecem vários churrascos com toda a família, assim como vemos nos filmes, como essa:

Não seria nada mal, não é mesmo? Mas dificilmente você vai ficar hospedado em uma casa assim. Não se engane, elas têm sim uma ótima estrutura, mas são mais próximas esse tipo:


O meu quarto fica em um porão?!

Se você já está em pânico, imaginando que irá dormir em lugar assim:

Pode começar a respirar calmamente!!! Não estamos indo para um filme de terror, e sim para uma casa em outro país, onde é muito comum ter outros cômodos no porão da casa.

Muitas vezes o porão, além do quarto pode ter banheiro, lavanderia, sala e até uma mini cozinha! Isso é uma maravilha!!! Uhuuuul privacidade!!!

Mas vale lembrar que a limpeza do quarto é totalmente sua responsabilidade, até porque ninguém gosta de ter sua privacidade invadida, não é mesmo?


E como será a minha família?

Se você imagina que a família da sua homestay seja uma família estrangeira padrão, típica de comercial de margarina, nem todas são assim.

Pode ser que em sua homestay viva apenas uma pessoa, ou seja, nem sempre vai ser composta por uma família de 3, 4 ou até mais integrantes.

Além disso, por conta da globalização e imigração, as cidades estrangeiras são compostas por pessoas de diferentes nacionalidades, logo é muito comum que a família na casa onde você fique, não seja nativa do país. Mas não se preocupe, pois todas essas famílias possuem cidadania e falam apenas inglês, assim você pode treinar.

O intercâmbio é uma experiência com o objetivo de você abraçar novas culturas! Independente da família, eles estarão interessados em ajudá-lo e dar dicas do país e cidade em que vivem.


Apaixonados por animais

No geral, a grande maioria dos estrangeiros são apaixonados por animais, assim como nós da Descubra o Mundo. Muitos deles preferem gatos por eles serem mais limpinhos e dar menos trabalho que os cachorrinhos.

Agora, se você é uma pessoa que tem alergia aos pets, é muito importante que avise seu consultor, pois é necessário que isso seja comunicado à escola ou acomodação parceira para que não te hospedem em um lugar onde vive um animal que vai te causar alergia.


Como serão as minhas refeições?

Muitos imaginam que irão chegar na homestay e a família irá preparar um banquete com tudo o que você gosta para te agradar e comerão todos juntos como uma grande família feliz, mas não é bem assim.

A verdade é que você está indo morar com uma família de outra cultura, e dificilmente eles serão tão calorosos como nós brasileiros.

Pode esquecer o pãozinho com manteiga no café da manhã, geralmente eles comem frutas, geleias e cereais.

Aquele arroz com feijão no almoço será substituído por um sanduíche ou então alguma outra coisa rápida. No geral, eles não têm essa cultura de almoços pesados como nós!

Aproveite o jantar para conhecer a culinária da sua família, mas vale lembrar que o jantar é servido cedo e se você não quiser comer no horário deles, provavelmente irá jantar sozinho depois, mas essas informações normalmente são passadas por eles no seu primeiro dia lá!

Você sofre de alguma alergia? Calma, não se preocupe! Basta você nos avisar que iremos entrar em contato com a escola e eles irão avisar a família ou trocaram para uma família que tenha opção de dieta diferenciada, mas é importante estar ciente que isso pode acarretar em custos extras!


E a localização?

Vou começar a resposta com duas perguntas:
Em que cidade do Brasil você mora? O que é perto pra você?

Geralmente as escolas estão localizadas nos centros das cidades e as famílias gostam de morar mais longe do centro, preferem lugares mais tranquilos, longe do movimento da área comercial. O centro é mais destinado ao comércio e às empresas.

Praticamente todas as acomodações em casa de família ficam distantes da escola, por ficarem em áreas residenciais. A distância é cerca de 40 a 60 minutos de transporte público! Mas isso não é para ser visto como um ponto negativo, pois você terá a verdadeira experiência de moradores de lá e isso com certeza faz parte do intercâmbio! 😊


Olha a faxina!

É preciso lembrar que você está indo morar na casa de uma família, que já tem o próprio ritmo, os próprios costumes e a própria rotina.

É importante lembrar que uma homestay é muito diferente das acomodações que você está acostumado a contratar como hotel, Airbnb, entre outros.

Nós brasileiros estamos acostumados com uma limpeza diferente relacionado a outras culturas, então é importante sempre ter a cabeça aberta quanto a isso. Tenha em mente que muitas vezes você vai ter que limpar algo que esteja talvez te incomodando, mas que para as pessoas da família é algo que não incomoda tanto! 😊

Agora você está pronto para embarcar nessa experiência em uma homestay, que é uma ótima opção de acomodação em intercâmbio e lembre-se, diante de qualquer situação, conte com a gente! Estamos aqui para te ajudar, para conversar com você no período de adaptação e para, sempre que precisar, melhorar ao máximo sua experiência!

Comentários