em Canadá

Faculdades no Canadá, descubra as melhores

Um dos melhores jeitos de morar por um tempo em um país e conhecer outras culturas é estudando em universidades internacionais. Nelas, além de construir a sua rede de contatos profissionais, você também vai poder encontrar amigos e dividir com eles momentos importantes de uma vida que está apenas começando.

Preparamos, então, uma seleção com algumas dicas e com as melhores faculdades no Canadá. Assim, além de estudar você vai poder aprender, efetivamente, sobre como é viver em solo canadense. Um ponto muito bacana é que os estudantes brasileiros são bem vistos pelas faculdades no Canadá, graças ao programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Lembrando que, antes de mais nada, é preciso entrar em contato com a Faculdade desejada, por meio do site e tirar todas as dúvidas que você tiver, ok?

Veja algumas dicas essenciais para você tirar seu visto de estudante no Canadá

Faculdades no Canadá, Universidade de Toronto

Essa é uma das melhores Faculdades no Canadá, além de ser a maior do país. O processo seletivo é demorado, mas eles costumam ser bem atenciosos com estudantes estrangeiros. Antes de mais nada, é preciso se inscrever por meio do OUAC (Ontario Universities Applications). Só clicar, se inscrever e selecionar a Universidade de Toronto.  A universidade de Toronto é dividida em três campus: St. George (Localizado no centro de Toronto); Scarborough (aproximadamente 20 Km ao Leste) e Mississauga (Aproximadamente a 30Km ao Oeste do Centro de Toronto). Alguns cursos são oferecidos apenas em locais específicos aqui você pode escolher o curso ou programa que deseja. Fique de olho para não perder o seu.

Para os estudantes brasileiros, a Universidade de Toronto exige os seguintes documentos: Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Prova de proficiência em inglês (TOEFL, MELAB, ELDA/COPE, entre outros).

Aprenda o Inglês antes do início das aulas: faça um intercâmbio lingüístico em Toronto.

Universidade de Montreal

Uma ótima pedida quando o assunto são as melhores faculdades no Canadá. A universidade de Montreal possui um processo seletivo relativamente simples e até o site deles tem uma versão em português para atrair os estudantes brasileiros.  É a maior Universidade de Quebec, com 60 mil alunos e a segunda maior Universidade do Canadá. Possui mais de 250 programas de graduação e 350 de pós-graduação. Para estudar em Montreal é preciso seguir o lema: Fide Splendet et scientia (Que brilhe com verdade e conhecimento).

Aprenda o Inglês antes do início das aulas: faça um intercâmbio lingüístico em Montreal.

Universidade da Colúmbia Britânica, uma ótima faculdade no Canadá

Entre uma das melhores faculdades no Canadá, a Universidade de Colúmbia Britânica é pública, está localizada na província de Columbia Britânica com campus em Vancouver e em Kelowna. A UBC, como é mais conhecida, possui um sistema de aprendizado flexível, além de programas de estudo continuado, bem como guia às conquistas profissionais.

faculdades no canadá, fique de olho nas nossas dicas

Aprenda o Inglês antes do início das aulas: faça um intercâmbio lingüístico em Vancouver.

Faculdades no Canadá, Universidade McMaster

Fundada em 1887 pelo senador William McMaster, presidente da Canadian Imperial bank of Commerce, a Universidade McMaster está localizada em Hamilton, na província de Ontário. Um fato muito interessante é que a universidade possui um acordo com a Fapesp com a meta de compartilhar conhecimento e promover a cooperação científica entre alunos brasileiros e canadenses. A universidade de McMaster opera em seis segmentos: Engenharia, Ciências da saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciência e Administração.

Universidade de Calgary

A Universidade de Calgary está localizada na cidade de Calgary, província de Alberta. Possui 28 mil estudantes e um processo seletivo sem muitas complicações. Além disso, a Universidade possui um sistema de bolsas. É só ficar de olho no site e ver quando abrem as inscrições.

Aprenda o Inglês antes do início das aulas: faça um intercâmbio lingüístico em Calgary.

Faculdades no Canadá, algumas dicas para não fazer feio

Por lá, grande parte das Universidades são para, mas isso não significa que elas sejam particulares. Ou seja, a Universidade de Toronto, por exemplo é pública, mas todos os alunos pagam algum tipo de anuidade.

Por lá, você não entra na graduação (undergraduation) e se forma com a turma que começou. É bem diferente com relação ao Brasil, porque lá você escolhe as disciplinas que quer prestar, de acordo com sua área de interesse. Claro, que existem algumas matérias obrigatórias, mas a maioria são os alunos que definem.

O termo “Academic Credits” é uma maneira de contar o tempo exigido em sala de aula. Isso é uma maneira que eles têm de quantificar o aprendizado.

Como as anuidades são um pouco salgadas, os alunos, principalmente intercambistas trabalham enquanto estudam. Aí você escolhe trabalhar em bibliotecas, cafés ou até mesmo em colônias de férias com a garotada canadense.

Nas faculdades do Canadá não se fala em semestre. O nome por lá é “termo” e você pode ter 2, 3 ou 4 termos por ano.

As aulas começam em setembro, com uma breve parada para as festas de fim de ano e já na primeira semana de janeiro o batente estudantil recomeça.

Você não precisa saber o curso que quer fazer, assim de cara. Pode se matricular e ir vendo as matérias com o decorrer do tempo. Normalmente, após 2 anos de estudo já dá para escolher. Aí é a hora de se aprofundar em disciplinas especificas na faculdade no Canadá, que você estiver.

Nas Faculdades no Canadá, há um nome diferente para cada período. Os “Freshman” são os calouros; “Sophomore” é aquela galera que está no segundo ano; Junior são aqueles que estão no terceiro ano e Senior são aqueles que estão no quarto ou último ano de graduação.

As Faculdades no Canadá possuem um código de conduta chamado “Syllabus”. Nele constam as datas de entregas dos trabalhos e provas bem como algumas dicas de como os alunos devem se comportar nas dependências do campus.

Veja muito mais artigos antes de ir ao Canadá para estudar em uma faculdade:

Agora que você já escolheu a Faculdade, viaje para o Canadá com a Descubra o Mundo.

Comentários