em Austrália

Cidade de Sydney, eficiência em prol da cidadania.

Você quer descobrir, verdadeiramente, a cidade de Sydney? Comece pelo seu transporte público. Enquanto você ainda não está por lá, aproveite para saber um pouco mais em nosso texto.

A cidade de Sydney possui o maior número de habitantes da Austrália. A região é culturalmente muito rica e abriga pessoas de todo o mundo. Além disso, é limpa, organizada e cheia de atrações para todos os gostos. Um grande diferencial da cidade de Sydney é o transporte público, que pode servir como exemplo para muitos países. As viagens realizadas de ônibus, trem ou ferry são tão confortáveis que esses meios de transporte são utilizados por pessoas de todas as classes sociais.

Conheça o transporte público da cidade de Sydney

Ônibus na cidade de Sydney

Uma boa notícia para quem sofre com o clima quente é que todos os ônibus da Austrália são climatizados. Outro aspecto que garante um trajeto tranquilo é o número limite de passageiros. Este número é adequado para que não haja excesso de pessoas nos veículos, o que evita viagens tumultuadas e desconfortáveis.

Você sabia que ir de ônibus para o trabalho pode ser mais rápido do que de carro se estiver morando na cidade de Sydney? Isso acontece porque esse meio de transporte tem uma faixa exclusiva para trafegar pela cidade. Nos pontos de ônibus, existem letreiros que informam os itinerários e os horários das linhas. Também existem as opções expressas, que têm menos paradas no percurso, o que garante uma viagem mais rápida.

É bom saber que muitos ônibus na cidade de Sydney não aceitam dinheiro, por isso é importante ter um TravelTen (cartão pré-pago para dez viagens) ou seu cartão Opal em mãos. O TravelTen é um ticket que dá direito a dez viagens de ônibus. O valor depende do número de zonas percorridas durante a viagem. Um bilhete Adult TravelTen pode custar $ 17,60 (de uma a duas zonas), $ 28,80 (de três a cinco) ou $ 36,80 (seis ou mais). O valor da passagem para apenas uma viagem de ônibus varia entre $2,30 e $4,60.

Trem na cidade de Sydney

Este é um meio de transporte bem mais rápido do que os ônibus. Existem algumas estações espalhadas pelo centro da cidade de Sydney e as linhas funcionam das 5h até a meia-noite. Geralmente, são veículos de dois andares que levam os moradores e turistas a diversos lugares, inclusive aos bairros do subúrbio.

A melhor opção para quem precisa utilizar muitas vezes o transporte público é comprar o cartão MyMulti, que dá direito a viagens ilimitadas de ônibus e trem. O valor depende dos trechos percorridos e é possível comprar um bilhete diário ou semanal. O ticket semanal MyMulti1 custa $ 46, o MyMulti 2 custa $ 54 e o MyMulti 3, que abrange mais zonas, custa $ 63.

Saiba porque Sydney vai ser o melhor intercâmbio da sua vida

Ferry na cidade de Sydney

Este é uma excelente alternativa para quem quer fazer uma viagem confortável e aproveitar uma bonita vista da cidade de Sydney. Não é uma escolha tão rápida quanto os trens, mas a paisagem vale a pena. O ferry é uma opção marítima de transporte público que oferece rede wi-fi gratuito para seus passageiros. Também é possível comprar alimentos durante o trajeto.

As passagens de ferry variam de $ 6 a $ 7,40. Para quem vai usar muitas vezes este transporte, a dica é comprar o cartão semanal MyMulti 2 ($ 54) ou 3 ($ 63) que, além de ônibus e trem, inclui viagens ilimitadas de ferry.

Conheça mais sobre o Opal

Para agilizar o sistema de cobranças no transporte público da cidade de Sydney, uma nova forma de pagamento começou a ser implementada no final do ano passado: o Opal. Este cartão pode ser carregado pela internet, o que facilita o processo de compra de passagens. Até o final do ano, todo sistema deve estar integrado com esta nova forma de pagamento e até 2015 os bilhetes de papel não serão mais aceitos.

Veja também: 5 cidades da Austrália em Time Lapse, incrível!

Como funciona

As tarifas são cobradas por trecho. Uma das principais vantagens é que não é preciso comprar o bilhete com antecedência, basta passar seu cartão pré-carregado na entrada e na saída do transporte e o sistema calcula o valor das zonas percorridas. Depois das primeiras oito passagens pagas, não são mais cobradas tarifas até a próxima semana. Este cartão tem limites de gasto: $ 15 por dia e $ 60 por semana.

Para você, qual das opções de transporte público de Sydney parece mais agradável? Conte para a gente nos comentários qual opção pretende usar durante seu intercâmbio em Sydney.

Faça seu intercâmbio para Sydney com a Descubra o Mundo.

Comentários

comentários