em Austrália

Intercâmbio em Perth, praias no melhor estilo

Já considerou fazer um intercâmbio em Perth (Austrália)? Para nós, brasileiros, essa é a primeira grande cidade do país no mapa que conta com um aeroporto internacional. Dessa forma, algumas horas da longa viagem até a Austrália são economizadas. Esse destino de 1,6 milhão de habitantes é a capital do maior estado australiano (Western Australia). Ainda assim, é um lugar tranquilo e charmoso, às margens do Oceano Índico, que merece a sua atenção.

Perth, Austrália
intercâmbio em Perth, Austrália

Ao lado de Melbourne, Adelaide e Sydney, Perth figura entre as dez melhores cidades do mundo para viver, de acordo com ranking de 2014 da The Economist. A explicação é que a cidade tem ótimo clima, belas praias, transporte público eficiente e reúne uma combinação incrível de características de cidade grande com clima interiorano mais informal. Viu só, seu intercâmbio em Perth vai ser perfeito!

Ninguém nega que Perth está afastada do restante do país – o que rende algumas piadinhas entre os habitantes. Para se ter uma ideia, a capital mais próxima é Adelaide, que fica a 2,8 mil km de distância (!). No entanto, por que não mudar de ares e dar um pulinho na Indonésia durante o intercâmbio em Perth (Austrália)? Totalmente viével: Bali fica a poucas horas de avião…

Intercâmbio em Perth, atrações turísticas de tirar o fôlego

São várias as atrações turísticas que você  vai conhecer no seu intercâmbio em Perth, começando pelo maior aquário da Austrália que, certamente, é um dos passeios mais impressionantes. No Aquarium of Western Australia (AQWA), o visitante se diverte entre tubarões, tartarugas gigantes, arraias e centenas de peixes.

Para ver alguns desses animais em seu habitat natural basta frequentar as águas cristalinas do Índico. Todo mundo vai para praia frequentemente, seja para caminhar, passar o dia, praticar esportes ou tomar sol.

Grande parte dos 30 km de praias de areia branca da Sunset Coast – região litorânea ao redor de Perth – fica praticamente deserta durante a semana. Ótima pedida para os horários livres durante o intercâmbio! Há praias para todos os gostos (são quase 20 no total). Os surfistas preferem a Scarborough Beach: não recomendada para nadadores menos experientes por causa das correntes fortes, especialmente em dias de muito vento.

Scarborough Beach | intercâmbio em Perth, Austrália | Foto: Phil Hill
Scarborough Beach
intercâmbio em Perth, Austrália
Foto: Phil Hill

Trigg Island Beach, logo depois de Scarborough, também é boa para o surf. As praias de Lancelin (1 hora ao norte), Yallingup e Margaret (ambas 2 horas ao sul) também fazem sucesso para quem quer pegar onda.

Destaque também para a Sorrento Beach, praia de ondas fortes do lado do aquário; a popular Cottesloe Beach e seu concorrido boulevard com cafés e restaurantes; e Mettam, praia com uma piscina natural rodeada por recifes.

A ilha Rottnest, a 35 km do centro de Perth, é um dos principais cartões-postais da região. Lá, é possível nadar, pescar, velejar, surfar e mergulhar em águas cristalinas, enfeitadas por bancos de corais e peixes coloridos. A ilha de formação calcária, separada do continente há sete mil anos, abriga lagos de sal, 1500 espécies de plantas nativas e 400 tipos de peixes. Ma-ra-vi-lho-so!

ilha Rottnest | região de Perth, Austrália
Ilha Rottnest
região perfeita para intercâmbio em Perth, Austrália

O King’s Park é o símbolo verde da cidade, você vai descobrir por que quando estiver em seu intercâmbio em Perth (Austrália). Esse parque de 400 hectares próximo ao centro abriga lagos, eucaliptos gigantes, um jardim botânico com 3 mil espécies típicas da Austrália. No local há áreas para churrasco. Além disso, uma torre de observação com 15 metros de altura, em forma de uma cadeia de DNA, oferece uma bela vista. Não deixe de explorar as diversas trilhas. Pela Lotterywest Federation Walkway a caminhada é entre as copas das árvores!

intercambio_perth_lotterywest_federation_walkway
Lotterywest Federation Walkway
King’s Park
intercâmbio em Perth, Austrália

Perto dali fica o Zoológico de Perth, quase um “oásis” natural dentro da cidade que abriga mais de 1.200 animais. Cercado por belos jardins, o espaço é dedicado à conservação das espécies.

Intercâmbio em Perth, descubra o centro e seus segredos

O distrito comercial central de Perth é delimitado pelo rio Swan, que corta a cidade, deixando a paisagem ainda mais incrível. É do píer do Barrack Square que saem os barcos para ilhas próximas e de onde se tem uma vista exclusiva dos arranha-céus da cidade. A principal rua comercial é a St. George’s Terrace. O centro de compras fica entre William e Barrack Street. É um labirinto de galerias, praças e passarelas. Nas proximidades é possível avistar a prefeitura, ou Town Hall (1870), perto do lugar onde a cidade foi fundada.

O centro é uma graça: organizado, com prédios conservados e uma rua larga e fechada no meio do centro conhecida como Mall Street, por ser cercada de lojas e restaurantes.

O Perth Institute of Contemporary Art (PICA) é uma ótima opção para os apreciadores de arte contemporânea. Western Australian Museum e Art Gallery of Western Australia, que exibe acervo de arte moderna aborígene e australiana, também fazem parte da programação cultural. A catedral, St. George’s Anglican Cathedral, também atrai visitantes interessados nos detalhes da construção erguida entre 1841 e 1845.

Se você quiser agito é só chegar no bairro Northbridge, conhecido pela vida noturna. Você vai descobrir que tem muita vida noturna no seu intercâmbio em Perth. O bairro de estilo europeu fica ao norte da cidade e abriga concorridos pubs e restaurantes de cozinha internacional. A maioria das baladas não cobra entrada e paga-se apenas o consumo. A noite ferve também em Fremantle, região portuária e celeiro de bares e casas noturnas.

Se comparado às metrópoles Sydney e Melbourne, a vida noturna em Perth é mais modesta e termina bem mais cedo, entre 2h e 3h da manhã. Existem várias opções para sair, mas cada lugar tem um dia especial da semana que costuma ser mais lotado. Isso significa que é preciso ser seletivo e assertivo na night!

O transporte público de Perth é eficiente e pontual – nenhuma surpresa, já que estamos falando de uma cidade que sempre aparece nos rankings mundiais de qualidade de vida. O município é dividido em seis zonas, com diferentes preços de tarifas. Linhas de ônibus, de trem e ferry boats operam de forma integrada.

O clima em Perth é mediterrânico e ensolarado. Os verões são geralmente quentes e secos, sendo que fevereiro costuma ser o mês mais quente do ano – com máximas que quase sempre ultrapassam os 30°C. A temperatura nessa época do ano é amenizada pelo vento vindo o Oceano Índico, que sopra forte o ano todo. Ao contrário da região sul e sudeste do Brasil, a época de chuvas por lá é no inverno. Nessa época, as temperaturas caem consideravelmente (perto dos 10°C) e a chuva cai com mais frequência.

Perth é uma cidade diurna, com mais opções de lazer relacionadas à praia e ambientes ao ar livre. Gente com prancha de surf, andando descalça no supermercado, na rua, de toalha, de biquíni… Esse é o lifestyle: cidade praiana e descontraída! Vem conhecer. Descubra Perth.

Cottesloe Beach | Perth, Austrália
Cottesloe Beach
intercâmbio em Perth, Austrália

O que você precisa saber sobre Perth

– É a cidade australiana mais próxima do Brasil
– Perth é afastada das outras capitais e, no entanto, pertinho de Bali, na Indonésia
– A vida noturna é mais modesta e contida em comparação a cidades como Sydney e Melbourne
– A programação diurna, no entanto, é sempre extensa, com muitas opções ao ar livre

O que tem para fazer em Perth

– Frequentar belíssimas praias e admirar paisagens incríveis de água cristalina
– Curtir o lifestyle local: surfar, relaxar, mergulhar, tomar sol, caminhar na areia
– Conhecer o maior aquário da Austrália, o AQWA
– Relaxar ou praticar esportes no King’s Park
– Visitar os museus da cidade e fazer compras no centrinho, sempre movimentado

Motivos para fazer um intercâmbio em Perth

– O clima é descontraído, sempre informal e aconchegante
– O transporte público é excelente e pontual
– A locomoção é fácil e rápida, já que a cidade não é tão grande
– Paisagens naturais lindas estão nos arredores da cidade

Faça seu intercâmbio para Perth com a Descubra o Mundo.

Comentários