em Argentina

7 filmes que você precisa assistir antes de conhecer a Argentina

Se você tem vontade de aprender espanhol, certamente deve considerar a Argentina para o seu intercâmbio. Além de ser uma opção econômica para brasileiros, o país vizinho tem uma cultura rica e cidades como Buenos Aires não perdem para as grandes capitais europeias no quesito charme.

Para incentivar você a começar a pensar na sua viagem, listamos alguns filmes produzidos na Argentina ou que foram gravados no país. O cinema argentino é espetacular e possui um bocado de títulos a serem explorados. Encante-se com as belas paisagens da terra dos hermanos!

1 – Camila (1984)

Baseado em fatos reais, este filme conta a história de Camila O’Gorman, socialite que viveu em Buenos Aires no século XIX, se apaixonou por um padre jesuíta e foi executada por isso. “Camila” foi indicado à categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar de 1984 e ainda é lembrado como um dos maiores sucessos do cinema argentino.

2 – A História Oficial (1985)

“A História Oficial” tem como personagem principal Alicia, uma professora de história que descobre que a criança que ela adotou é filha de presos políticos da ditadura militar argentina. Este filme foi indicado à categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar de 1986 e saiu vencedor da disputa, tornando-se o primeiro filme latino-americano a ter conquistado a premiação.

3 – Evita (1996)

“Evita” é a versão cinematográfica do musical criado por Tim Rice e Andrew Lloyd Webber sobre Eva Perón. Estrelado por Madonna e Antonio Banderas, o filme acompanha Eva Duarte desde a infância pobre até o casamento com o futuro presidente Juan Perón e sua atuação como primeira-dama. A trilha sonora é fantástica e conta com a famosa “Don’t Cry For Me Argentina”.

4 – Histórias Mínimas (2002)

Dirigido por Carlos Sorín, o filme é uma coprodução entre Argentina e Espanha. O longa-metragem conta três histórias distintas, mas entrelaçadas, de pessoas comuns que lutam para seguir seus sonhos. A melhor parte, sem sombra de dúvidas, é o pano de fundo: entre uma cena e outra, você pode conferir as belezas da região da Patagônia. Imperdível!

5 – Diários de Motocicleta (2004)

Este filme narra a viagem que Ernesto Guevara e Alberto Granado fizeram pelo interior da América do Sul em 1952. Além de contar com algumas das mais belas paisagens da Argentina, “Diários de Motocicleta” mostra um pouco de países como Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. Difícil assistir e não ser tomado pela vontade de cair na estrada!

6 – O Segredo de Seus Olhos (2009)

O segundo filme latino-americano a vencer a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar também é argentino. “O Segredo de Seus Olhos” foi dirigido por Juan José Campanella e teve como base o livro “La Pregunta de Sus Ojos”, de Eduardo Sacheri. A trama gira em torno de Benjamín Espósito, que resolve escrever um livro sobre um crime que ele nunca conseguiu esquecer.

7 – Tetro (2009)

Até o famoso diretor Francis Ford Coppola se rendeu ao charme da Argentina. O filme aborda a relação de dois irmãos norte-americanos, Tetro e Bennie. Tetro resolve cortar relações com a família e parte rumo a Buenos Aires. Bennie trabalha em um navio e decide encontrar o irmão quando a embarcação passa por problemas e precisa ficar ancorada na capital argentina.

A Descubra o Mundo traz dicas de cultura sobre diversos destinos para você. Você já assistiu a algum desses filmes? Tem outros para recomendar? Comente!

Comentários