em Dicas

Etiqueta no espaço aéreo: todo mundo gosta

O que mais te irrita durante um voo?

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Cheapflights, que entrevistou 1.081 norte-americanos, 20% dos passageiros se irritam mais com chutes nos encostos das poltronas. Em seguida na lista, aparecem a voz alta (18%) e o mau comportamento das crianças (17%).

Diante de uma situação perturbadora, a reação mais comum (35%) é ficar silêncio e não fazer nada. Outros 30% disseram que provavelmente questionariam o passageiro irritante, enquanto 19% afirmaram adotar táticas de “retaliação” – como reclinar a poltrona para trás. A pesquisa mostrou ainda que 10% preferem desabafar nas redes sociais.

avião etiqueta

Os dados servem de lembrete sobre como se comportar adequadamente para tornar a experiência em voo mais agradável ou menos estressante. Sendo assim, preparamos uma lista com alguns toques que evitam gafes no ar.

7 dicas de etiqueta

1. → Atente-se à poltrona da frente

Não é à toa que essa é a questão mais irritante apontada na pesquisa. Ninguém merece receber chutes nas costas. Por isso, evite apoiar as pernas na poltrona da frente ou usá-la como apoio ao se levantar.

2. → Controle o tom de voz

Não é proibido falar, mas é recomendável evitar conversas prolongadas e, principalmente, o volume alto (sempre tem aquele que quer conversar com o amigo que está sentado 10 fileiras para trás, né?). Lembre-se que muitos trabalham durante o voo e outros querem (ou precisam) descansar.

3. → Divida o apoio de braço

Disputas territoriais durante o voo são muito comuns. Para evitá-las, basta respeitar a divisão: um pouco para cada. Se o passageiro ao lado se esquecer disso, encoste seu braço devagar para “lembrá-lo”. Os mais sensatos vão entender o recado. A mesma regra vale para as pernas: cada um no seu quadrado.

4. → Levante quando necessário

Em voos longos, é fundamental levantar, esticar as pernas e até caminhar pelo avião de vez em quando. Mas, principalmente se você estiver sentado na janela, não exagere nas andanças. Além de fazer o passageiro ao lado se levantar também, é quase inevitável esbarrar em algumas pernas e braços pelo corredor. Ah, e jamais (a não ser em casos de emergência) levante durante o serviço de bordo ou enquanto o aviso luminoso indicar o uso do cinto.

5. → Tenha cuidado com a bagagem de mão

As companhias aéreas têm controlado cada vez mais a quantidade e o tamanho das bolsas que vão dentro do avião. Mesmo assim, alguns “sem noção” ainda passam despercebidos no check in. Em nome da boa convivência, leve, no máximo, uma mochila/mala pequena e uma bolsa de mão. Mais do que isso é dor de cabeça para os outros e principalmente para você, que terá que acomodar tudo no bagageiro. Independentemente do tamanho da sua mala de mão, seja cuidado ao andar pelo corredor e prefira fazer as compras no freeshop no aeroporto da volta (assim, você não leva sacolas no avião).

6. → Respeite avisos e comissários

Por mais claros que os avisos sejam, muitos não “travam a mesinha”, não “reclinam a poltrona na posição vertical”, não “desligam os aparelhos eletrônicos” ou não “esperam a aeronave parar”. Quem faz isso não está apenas incomodando o vizinho, mas está também quebrando protocolos de segurança. E tem ainda quem destrate os comissários. Feio!

7. → Fique de olho nas crianças

Caso você seja o responsável por algum pestinha, a melhor forma de garantir o bom comportamento é por meio de orientação: converse antes e explique como as pessoas se comportam em um voo. Prepare também algumas distrações, como jogos, músicas e revistas de colorir, por exemplo. E, claro: nada de deixar a criança perambular sozinha pelo avião como se estivesse em um parquinho.

___

Você deve ter notado que a grande parte dos problemas ou situações desconfortáveis acontece porque a maioria tem dificuldade em se comportar e dividir um espaço pequeno com muita gente. Por isso, dentro de um avião, não tem jeito: modere seus movimentos, respeite as regras (visíveis e invisíveis) e deixe o bom senso te levar.  E na dúvida, lembre-se do clichê: “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.”

Descubra o Mundo e boa viagem! :)

Comentários