em Viagem

Copa do Mundo 2014: conheça os países campeões… em intercâmbio!

Dentro do campo, algumas surpresas, outras decepções, alguns toques de letras, outros chutes na canela. Mas no quesito destino para intercâmbio os países abaixo garantem um belo espetáculo! Veja a lista dos 10 países, participantes da Copa do Mundo 2014, que são favoritos em intercâmbio. Descubra o Mundo.

Para estudar inglês:

#1 Estados Unidos

É verdade que o futebol (ou soccer) não é o esporte dos norte-americanos, que preferem colocar energia no basquete, hóquei e futebol americano. Mas, no quesito intercâmbio, os concorrentes não chegam nem perto: os Estados Unidos são o número 1 absoluto em receber estudantes interessados em aprender o inglês.

  • Destaques da seleção: Johannsson, Julian Green, Dempsey e Fabian Johnson
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Nova York, San Francisco, Boston, Chicago e Miami

#2 Inglaterra

Apesar dos ingleses serem loucos por futebol e espectadores assíduos dentro dos pubs, a seleção não traz grandes alegrias há algum tempo. A última (e única) vez que a Inglaterra venceu a Copa do Mundo foi em 1966. Desde então, coleciona fracassos e alguns “quase”. No entanto, no que diz respeito a estudos e a diversidade cultural, não tem pra ninguém: esse é o país da Europa que mais recebe estudantes estrangeiros. Let’s go, England!

  • Destaques da seleção: Rooney, Lampard, Gerrard e Joe Hart
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Londres, Brighton, Cambridge, Bournemouth e Liverpool

#3 Austrália

Em campo, a Austrália não costuma impor respeito, já que foram poucas as vezes que, de fato, participou da competição. Mas no cenário internacional é vista com admiração (e uma pitada de inveja!) devido ao ótimo clima e às belas paisagens. Quem conhece, ama e não quer voltar para casa.

  • Destaques da seleção: Langerak, Mat Ryan, Leckie e Troisi
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Sydney, Perth, Merlbourne e Brisbane

Para estudar espanhol:

#1 Espanha

Um país apaixonado por futebol, uma seleção de craques que se dividem entre Barcelona e Real Madrid e uma equipe colecionadora de conquistas nos últimos anos. Por tudo isso, a Espanha decepcionou (e muito!) na Copa 2014, mas não decepciona aqueles que visitam e estudam no país.

  • Destaques da seleção: Iniesta, Xavi, Xabi Alonso e Sergio Ramos
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Madri, Barcelona, Valência, Salamanca e Granada

#2 Argentina

Rivalidades à parte: los hermanos são bons de bola e bons de torcida. Nesta Copa, o show da Argentina vem, principalmente, das arquibancadas. Devido à proximidade do Brasil, o local é um dos melhores destinos para quem quer aprender espanhol em outro país, com muita qualidade e poucos gastos.

  • Destaques da seleção: Messi, Agüero, Di María e Higuaín
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Bariloche

#3 Uruguai

Já falamos aqui, mas não custa repetir: é o queridinho da vez. O Uruguai, duas vezes campeão mundial, ocupa hoje o primeiro lugar da América Latina no índice de qualidade de vida e surpreende com decisões políticas polêmicas e arrojadas. Nos jogos, muita raça e alguns destaques individuais que têm desconcertado adversários.

  • Destaques da seleção: Luis Suárez, Cavani, Forlán e Lugano
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Montevidéu e Colonia del Sacramento

* Fora do circuito tradicional de intercâmbios, há boas opções na América Latina que vêm ganhando destaque. Dentre os participantes da Copa, fique de olho nas oportunidades no Chile, México, Colômbia e Costa Rica.


Para estudar outras línguas:

#1 França

Para estudar o autêntico francês, só tem um jeito: França. Carrasco do Brasil em Copas passadas, o país tem se fortalecido no futebol, trazendo grandes ídolos do esporte para jogar no país – especialmente no badalado Paris Saint Germain. A França recebe turistas e estudantes de todos os cantos, o ano todo. O nível do ensino é altíssimo, a qualidade de vida também e o visual… Precisa de descrição? Vive la France!

  • Destaques da seleção: Benzema, Cabaye, Giroud e Varane
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Paris, Lyon e Nice

#2 Alemanha

A tricampeã Alemanha é uma vencedora dentro e fora dos gramados. Além de exibir organização, limpeza e infraestrutura quase impecáveis, está acostumada a participar de grandes decisões e de ditar regras no cenário político internacional. Ah, e eles entendem também de festa e de cerveja.

  • Destaques da seleção: Klose, Müller, Schweinsteiger e Lahm
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo

#3 Itália

A Itália é a maior campeã de Copas do Mundo, atrás apenas do Brasil: são quatro títulos no currículo. Times como Milan, Inter de Milão, Juventus, Lazio, Roma revelam talentos que, hora ou outra, aparecem na lista de convocados da seleção. Fora dos estádios, é um museu a céu aberto, com muita história e cultura, e um antro da excelente gastronomia. O italiano? Charmosíssimo… O idioma, claro! Forza, Azzurri!

  • Destaques da seleção: Balotelli, Pirlo, Buffon e De Rossi
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Roma, Milão e Florença

#4 Suíça

Na Suíça, você pode ouvir e estudar alemão, italiano, francês, inglês. A população poliglota se acostumou a conviver com os vários idiomas – dos nativos e dos estrangeiros. No futebol, não dá para sonhar tão alto, mas nos esportes de inverno (como esqui, snowboard, patinação etc.) o país dá trabalho aos adversários.

  • Destaques da seleção: Behrami, Inler, Shaqiri e Drmic
  • Cidades preferidas dos intercambistas: Zurique, Genebra e Berna

Comentários