em Irlanda

Au pair Dublin: viaje, aprenda inglês e ainda ganhe dinheiro

Au Pair Dublin trata-se de um esquema de intercâmbio em que uma jovem viaja para esta cidade para cuidar de crianças em uma casa de família, receber hospedagem e alimentação e ainda receber um pequeno salário. Mas Au Pair na Irlanda, diferente do que ocorre em outros países da Europa, não tem uma regulamentação governamental específica. Por isso, se você está interessada em fazer Au Pair Dublin, leia esta postagem e saiba o que esperar de sua viagem!

Faça seu intercâmbio em Dublin com a Descubra o Mundo.
Veja mais: ISI Dublin Irlanda: uma boa escola de inglês, confira!

Au Pair Dublin, quais as tarefas?

Vamos deixar claro que seja em Dublin ou em qualquer outro lugar da Irlanda, o trabalho será parecido. E outra coisa: a Au Pairs normalmente são meninas ou mulheres jovens, esse trabalho é muito raro para homens. Vamos descrever abaixo o que usualmente ocorre e é pedido para quem faz Au pair na Irlanda:

  • Cuidar das crianças da casa.
  • Ajudar nos trabalhos domésticos.
  • Preparar lanches e refeições para as crianças.
  • Lavar e passar as roupas das crianças e vestí-las.
  • Levar e buscar as crianças na escola ou creche, médico, dentista etc.
  • Cuidar das crianças a noite quando os pais saírem (umas 2 vezes por semana).
  • Brincar e estimular as crianças com jogos.
  • Por as crianças para dormir e ler para elas.

Como dissemos antes, o Au Pair não é regulamentado na Irlanda, por isso é preciso ter cuidado com abusos dos empregadores. Algumas famílias vão pedir para você fazer o que chamam de “Trabalho doméstico Light”, o que é muito vago… Seria algo como tirar poeira da casa, passar aspirador de pó, varrer a casa e lavar louça.

Outra obrigação comum é fazer as compras. Nem sempre as compras de tudo da casa, mas as compras de reposição. Se a família emprestar o carro para você (você tem carteira de motorista? Isso ajuda!) o que normalmente ocorre para buscar e levar as crianças, as compras serão facilitadas.

Veja também: Cursos de inglês em Dublin: Irlanda com ótimos preços!

Como deve ser tratado um Au Pair na Irlanda

O termo Au Pair vem do francês e significa “ao par”, igual, do mesmo nível. É claro que a realidade não é bem esta, mas, ao menos em teoria, o Au Pair seria uma ajudante da casa que participa de viagens, passeios e brincadeiras com as crianças etc. Em muitas casas eles até comem na mesa coma a família, mas isso não é uma regra!

Mas é preciso e entender que toda família tem seus momentos de privacidade. É preciso sentir o “estilo” da casa para evitar mal entendidos. Por isso, é importante que durante sua permanência como Au Pair em Dublin você estude, faça amigos e tenha uma vida social que não atrapalhe seus deveres de cuidar das crianças, mas que permita que você tenha uma vida própria além da casa onde está e possa aproveitar os benefícios da viagem. Vá ao cinema, museus, teatros, parques, passeie e se divirta! Faça um intercâmbio de inglês!

Obrigações da família Au Pair

A família que hospedar você como Au Pair em Dublin tem algumas obrigações. Como o Au Pair na Irlanda não é regulamentado oficialmente, podem ocorrer algumas confusões. Mas existem regras básicas que precisam ser seguidas:

  • 24 horas consecutivas de folga  por semana.
  • Trabalhos aos domingos devem ser pagos extra.
  • Trabalhar no máximo 48 horas por semana.
  • 4 semanas de ferias por ano (para quem trabalha período integral).
  • O tempo fora do horário de trabalho é livre para você fazer o que quiser.
  • Você tem o direito de fazer um contrato escrito, especificando deveres e obrigações.

Uma dica é avisar a família que ela pode pedir deduções no imposto de renda se declarar que tem um Au Pair em casa. Na verdade, existe até um site oficial que fala sobre alguma obrigações de quem contrata empregados domésticos, isso pode ajudar você a se orientar melhor e à família também, veja aqui: Domestic workers’ employment rights

Saiba mais: Custo de vida em Dublin: Vale cada centavo!

Au Pair Dublin é uma opção de trabalho na Irlanda, mas é preciso estar sempre atenta, planejar bem essa decisão e evitar mal entendidos. Pesquise com cuidado, encontre uma boa escola de intercâmbio e peça orientações sobre este esquema de viagem ao exterior. A Irlanda oferece outras opções de trabalho para quem estudo inglês no país. Navegue em nosso blog e procure mais informações e depoimentos, temos certeza que você vai encontrar ótimas dicas, como esta:

Confira: Estudar inglês na Irlanda: ótimas escolas e muita diversão

Comentários

comentários