em Intercâmbio

5 motivos para aprender outra língua

Muita gente diz que ter fluência em outra língua é um diferencial interessante, mas nem todo mundo sabe a diferença concreta que isso faz. Esta competência exerce grande influência tanto na vida profissional quanto na pessoal, trazendo mais oportunidades e maior qualificação. Confira cinco motivos para aprender outro idioma o quanto antes!

Por que devo aprender uma nova língua?

1- Disputar boas posições no mercado de trabalho

Quem tem uma segunda língua se sobressai. Isso pode ser percebido durante a procura por vagas disponíveis. É possível que você já tenha deixado de se candidatar a um emprego porque entre os requisitos era solicitada a fluência em outro idioma. Se ainda não aconteceu, é muito provável que aconteça. Portanto, aprender outra língua é essencial para quem quer parar de perder boas oportunidades e para aumentar a competitividade. Além disso, pesquisas a respeito de salários apontam que quem tem domínio de outro idioma ganha mais. Ou seja, aprender uma nova língua é essencial para ter destaque no mercado de trabalho.

Veja também: Como um intercâmbio pode dar um up na sua carreira?

2- Fazer novas amizades

No campo pessoal, saber falar outro idioma também faz muita diferença. Ajudar turistas com localizações e dar dicas de lugares para visitar na cidade é um exemplo de início de conversa que pode render uma bela amizade. A comunicação é útil em muitas situações. Saber uma outra língua aumenta as possibilidades de conversa, de conhecer outras pessoas e muitas culturas diferentes.

3- Encontrar novas alternativas profissionais

Isso mesmo, quem sabe falar bem outra língua ganha novas opções de renda, até mesmo para uma renda extra, que pode fazer uma grande diferença no fim do mês. Boas sugestões são trabalhar como intérprete ou como tradutor de textos. Como intérprete, as possibilidades de conhecer outras pessoas e aumentar o networking são bem grandes. Já a tradução de textos pode ser feita de casa. E quem nunca sonhou em trabalhar em casa, não é?

4- Ter mais autonomia em viagens internacionais

Saber outro idioma é indispensável para ganhar independência em viagens internacionais. Quando se vai exclusivamente a passeio, são poucas as frases e palavras aprendidas. Fazer um curso para aprender outra língua traz autonomia para futuras viagens. Isso significa entender o que as placas dizem, o cardápio do restaurante, poder fazer pedidos que descrevam exatamente o que você quer, ir a peças de teatro e entender tudo que acontece e até mesmo fazer amizade com pessoas do país durante a viagem.

5- Entender músicas, filmes e livros em outras línguas

Quando lemos livros traduzidos, muita coisa se perde, pois muitas palavras e expressões que não podem ser literalmente traduzidas. Ao aprender outra língua, você poderá ler livros no idioma original e se aproximar mais do autor. Já no caso de filmes, sabendo outro idioma, as opções de produções que você poderá assistir sem precisar ler as legendas aumentam. Entender o que as músicas significam enquanto elas tocam no rádio seria bem legal também, né?

Veja também: 3 dicas para ouvir músicas em inglês e praticar o idioma

Você já sabe outro idiomas? Quais são as principais vantagens que você enxerga nisso? Conta para a gente!

Comentários