em EUA

10 bibliotecas imperdíveis nos EUA

Quer investir em um programa cultural incrível? Conheça bibliotecas imperdíveis. E quando digo “investir”, é investir tempo apenas porque, em 90% dos casos, a entrada para visitação é gratuita.

Existem muitos espaços maravilhosos mundo afora, mas neste quesito, os Estados Unidos são campeões. Se você estiver fazendo um intercâmbio por lá, certamente irá frequentar a biblioteca da cidade – hábito extremamente comum entre os estudantes. Você pode usar e abusar do espaço ainda para praticar a leitura em inglês, sem ter de desembolsar nada a mais por isso!

Preparamos uma lista das bibliotecas mais famosas e mais bacanas do país! A ordem é aleatória simplesmente porque não dá para escolher melhores ou preferidas! Ah, e acredite: muitos lugares ficaram de fora. Confira:


#1. Biblioteca do Congresso – Washington, D.C.

A maior biblioteca do mundo – em espaço e em quantidade – fica no Thomas Jefferson Building, em Washington, e tem um acervo de mais de 155 milhões (sim, MILHÕES!) de itens. A Library of Congress é a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, fundada em 1800. Em 2009, o acervo foi contado e o resultado confirma sua grandiosidade: 32 milhões de livros catalogados, 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações em áudio, 5 milhões de mapas e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino. Uau! Ah, um túnel subterrânea liga o prédio ao Capitólio, que abriga o Senado e a Câmara Federal.

Biblioteca do Congresso |
Biblioteca do Congresso
Washington, D.C., EUA

Library of Congress2


#2. Biblioteca George Peabody – Baltimore, Maryland

Localizada na Johns Hopkins University, em Baltimore, a biblioteca George Peabody Library foi fundada em 1852 e hoje possui mais de 300 mil volumes em seu acervo e livros que datam do século 19. Dentro dela, está uma das coleções mais importantes do mundo das edições de “Dom Quixote”, do espanhol Miguel de Cervantes. O local, de arquitetura neoclássica, já foi descrito como “catedral dos livros”. A beleza exuberando atrai, não só leitores, mas também casais que usam o espaço para fazer fotos de casamento!

Bblioteca George Peabody | Baltimore, Maryland, EUA
Bblioteca George Peabody
Baltimore, Maryland, EUA

#3. Biblioteca Central de Seattle – Seattle, Washington

A Seattle Central Library está localizada em um edifício moderníssimo no centro da cidade, projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas. São onze andares cobertos de aço e vidro e uma iluminação quase totalmente natural. Os visitantes se acomodam em sofás, poltronas ou mesinhas. O espaço foi aberto em 2004 e tem uma infraestrutura ótima: estacionamento no subsolo e mais de 400 computadores públicos disponíveis.

Library-SeattleCentral
Seattle Central Library
Seattle, Washington, EUA

Library-SeattleCentral2


 #4. Biblioteca Pública de Nova York – Manhattan, Nova York

A tradicionalíssima New York Public Library (NYPL) é uma das principais bibliotecas do mundo e, não à toa, está no “centro” dele: em Nova York, na Quinta Avenida. No pátio, ainda do lado de fora, há diversas mesas e cadeiras, que são usadas para quem quer ler ou estudar ao ar livre. Muitos usam o wi-fi do local, que é gratuito. O acervo da NYPL conta com mais de 20 milhões de livros. Para usar alguns serviços internos mais específicos, é preciso fazer um cadastro com comprovante de residência.

New York Public Library | Nova York, EUA
New York Public Library
Nova York, EUA

library-new-york-public


#5. Biblioteca Geisel – San Diego, Califórnia

Na Universidade da Califórnia, dentro do campus de San Diego, está um dos prédios mais chamativos (e simpáticos!) que você vai ver na vida: a Geisel Library – impossível passar despercebida. Design de 1960 do arquiteto William Pereira, o local foi expandido em 1993 e renomeado (como Geisel) dois anos depois. Por dentro, instalações artísticas e paineis. Logo na entrada, na porta de vidro, imagens de estudantes dão as boas vindas e quatro palavras lembram que ali não é apenas um espaço de cumprimento de deveres, mas também de inspiração: Read. Write. Think. Dream. 

UC San Diego Geisel Library | San Diego, Califórnia, EUA
UC San Diego Geisel Library
San Diego, Califórnia, EUA

Library geisel entrada


#6. Biblioteca Beinecke – Yale, Connecticut

Presenteada pela família Beinecke à Universidade de Yale, em 1963, a Beinecke Rare Book & Manuscript Library é o maior centro de livros e manuscritos raros do mundo. O acervo contém mais de 12 milhões de volumes, desde papiros antigos a bases de dados eletrônicas. As obras não podem sair de lá, mas podem ser consultadas livremente na sala de leitura. Apesar de cuidar especialmente de obras antigas, o destaque é a arquitetura moderna e a aparência altamente funcional, que contrasta com a história do espaço.

Beinecke Rare Book & Manuscript Library |
Beinecke Rare Book & Manuscript Library
Yale, Connecticut

library-yale-beinecke2


#7. Biblioteca Pública de Los Angeles – Los Angeles, Califórnia

A Los Angeles Public Library (LAPL), localizada em Downtown, é um dos programas gratuitos mais legais que Los Angeles oferece. A arquitetura tem influências mediterrâneas e egípcias, que inundaram os Estados Unidos da década de 20. No topo da torre central, uma pirâmide em mosaico com uma mão segurando uma tocha representa a “Luz da Aprendizagem”. A biblioteca, que hoje abriga mais de 6 milhões de volumes, foi parcialmente destruída em um incêndio em 1986, mas foi restaurada nos anos seguintes e ganhou novas salas. Essa é a terceira maior biblioteca pública do país. A melhor forma de conhecê-la é por meio das visitas guiadas gratuitas.

Los Angeles Public Library | Los Angeles, Califórnia, EUA
Los Angeles Public Library
Los Angeles, Califórnia, EUA

#8. Biblioteca de Harvard – Cambridge, Massachusetts

Pense em um livro – qualquer autor, idioma, edição, ano. Ele provavelmente estará disponível para você em não mais que 48 horas, por meio de uma plataforma online super eficiente. Essa não é, necessariamente, a biblioteca mais bonita do mundo, mas com certeza é uma das mais importantes. A Harvard Library é um complexo histórico de bibliotecas que fica dentro da Universidade de Harvard – Widener, Baker, Lamont e Cabot são os nomes de alguns dos prédios que fazem parte do complexo, que contém a maior coleção privada de livros do mundo e a quarta maior coleção de livros no geral, com mais de 15 milhões de obras armazenadas. É também a maior biblioteca acadêmica dos Estados Unidos. E é Harvard, né?

Harvard Library | Cambridge, Massachusetts, EUA
Harvard Library
Cambridge, Massachusetts, EUA

library harvard ReadingRoom


#9. Biblioteca Pública de Boston – Boston, Massachusetts

Fundada em 1848, a Boston Public Library (BPL), primeira biblioteca municipal dos Estados Unidos, é hipnotizante. Foi apelidada de “Palácio do Povo” pelo arquiteto Charles Follen McKim, responsável pela construção do prédio atual em Boston. O local já mudou de endereço e foi expandido algumas vezes. Hoje, abriga mais de 15 milhões de livros, além de manuscritos raros, mapas e pinturas. Algumas edições históricas de Shakespeare estão lá, assim como partituras de Mozart. O ponto alto da visita é, sem dúvida, o Bates Hall, situado no segundo piso: impossível não ficar impressionado com a grandiosidade da sala de leitura, acentuada pelo pé direito alto e pelo teto arredondado.

Boston Public Library | EUA
Boston Public Library
Boston, Massachusetts, EUA

library Boston-Public frente


#10. Biblioteca Pública de McAllen – McAllen, Texas

E com essa quantidade toda de bibliotecas já existentes, o país não precisa de mais nenhuma, certo? ERRADO. Recentemente, a empresa de arquitetura e design Meyer, Scherer & Rockcastle transformou uma antiga loja do Walmart (!), que estava abandonada, em uma super biblioteca de mais de 124 mil metros quadrados (equivalente a 2,5 campos de futebol). Assim surgiu, em 2011, a maior biblioteca pública de um único piso dos Estados Unidos. Com uma decoração descolada, a McAllen Public Library oferece salas acústicas, 16 salas de reunião, 14 salas de estudo e 64 laboratórios de informática, além espaços infantis. Num complexo anexo, ficam galerias de arte, auditório, sebo e café. Agora já sabemos que um supermercado desativado pode ser muito útil, certo?

McAllen Public Library | McAllen, Texas, EUA
McAllen Public Library
McAllen, Texas, EUA

library McAllen_Public dentro


E aí?

Ficou com vontade de ler? Qual delas gostou mais?

Escolha a biblioteca, o livro e Descubra o Mundo. Bom passeio e boa leitura! :)

Comentários