em África do Sul

Conheça os principais pratos típicos da África do Sul

Este artigo é para quem está pensando em fazer um intercâmbio para a África do Sul e para quem não está também! Que este é um país riquíssimo em cultura e história todos já sabem, mas hoje vamos explorar a culinária local e os pratos típicos da África do Sul para ver o que eles têm de melhor para oferecer.

Veja também: Adrenalina na África do Sul: top 4 experiências incríveis

Se está procurando fazer um intercâmbio na África do Sul, confira todos os cursos que selecionamos para você.

Alguns dos principais pratos típicos da África do Sul

Biltong

Prato típico da África do Sul: Biltong
Prato típico da África do Sul: Biltong

Um dos pratos mais típicos e consumidos da África do Sul é a biltong, uma espécie de carne seca que foi criada como método de preservar o alimento. A carne é cortada em tiras grossas e depois são aplicados vinagre, sais e temperos como coentro, pimentas e cravos. Originalmente, a carne era seca ao ar livre, no sol, mas hoje também são usados fornos elétricos para acelerar o processo.

Bobotie

Prato típico da África do Sul: Bobotie
Prato típico da África do Sul: Bobotie

O bobotie tem várias origens étnicas. Foi levado para a África pelos holandeses, que pegaram a receita na Indonésia. Ela foi adotada pelos malaios do Cabo, de origem muçulmana, que também fizeram suas adaptações. Trata-se de carne de gado ou cordeiro moída com passas, temperos e molho de pimenta e assada sob uma mistura de ovos.

Boerewors

Prato típico da África do Sul: Boerewors
Prato típico da África do Sul: Boerewors

Esta iguaria sul-africana se assemelha ao salsichão brasileiro e o seu nome quer dizer algo como “salsicha de fazendeiro”. É um embutido feito principalmente de carne de gado e parcialmente de carne de porco ou cordeiro e especiarias. É normalmente servida com pap (um alimento parecido com polenta) ou então grelhada e servida no pão, como um cachorro-quente.

Chakalaka

Prato típico da África do Sul: Chakalaka
Prato típico da África do Sul: Chakalaka

Este molho é um dos acompanhamentos mais típicos dos pratos na África do Sul e não tem uma receita definida. Cada região faz de uma forma. Trata-se de um molho apimentado de vegetais e quase sempre tem feijões em sua composição, assim como cebola, alho, tomates e curry e outros ingredientes que variam muito. É, geralmente, servido com pap, macarrão, pão, milho, carne ou qualquer outro prato típico da África do Sul.

Koeksister

Prato típico da África do Sul: Koeksister
Prato típico da África do Sul: Koeksister

Este doce, parecido com um bolinho, existe em duas versões de dois grupos étnicos diferentes. Os africâneres fazem a massa trançada e frita e depois a mergulham em um xarope frio de açúcar. Já a versão dos malaios do Cabo tem formato oval e, depois de frita, é passada em xarope quente e polvilhada com coco ralado.

Melktert

Prato típico da África do Sul: Melktert
Prato típico da África do Sul: Melktert

Com influências da colonização holandesa, umas das mais tradicionais sobremesas sul-africanas é a melktert, ou torta de leite. A torta consiste em uma massa fina recheada com um creme feito de leite, ovos, açúcar e farinha e polvilhado com uma fina camada de canela.

Potjiekos

Prato típico da África do Sul: Potjiekos
Prato típico da África do Sul: Potjiekos

Traduzido como “pequena panela de comida”, este prato típico da África do Sul, o potjiekos é um ensopado de carne feito em uma pequena panela de ferro, daí o seu nome. Este é um prato de festa, preparado na rua e pode demorar algumas horas para ficar pronto enquanto as pessoas socializam. É feito com algum tipo de carne, vegetais, temperos e algum tipo de bebida alcoólica, como cerveja, xerez ou vinho.

Sosatie

Prato típico da África do Sul: Sosatie
Prato típico da África do Sul: Sosatie

Original dos malaios do Cabo, o sosatie é um tipo de kebab. São cubos de carne de cordeiro ou carneiro apimentadas, marinadas em cebolas, pimenta, alho, curry e suco de tamarindo. Posteriormente, eles são assados em espetos.

E aí, ficou com água na boca? Então entre em contato com a Descubra o Mundo e comece a organizar o seu intercâmbio para a África do Sul hoje mesmo. Estes pratos típicos da África do Sul e muitas outras delícias esperam você por lá!

Saboreie também a experiência de quem já fez um intercâmbio – EU FUI: relatos de um intercâmbio na Cidade do Cabo – Cape Studies (em vídeo!)

Comentários