em EUA

Intercâmbio em Santa Barbara: pontos turísticos

Quem deseja fazer intercâmbio em Santa Barbara precisa saber que essa pequena cidade praiana de pouco menos de 90 mil habitantes é conhecida por ser uma espécie de refúgio de celebridades nos Estados Unidos – talvez, pela calmaria que a distingue de cidades como Los Angeles e Malibu.

Entre os famosos que trocaram a agitação por Santa Barbara, a “Riviera Americana”, estão Michael Douglas, Ellen DeGeneres e Oprah Winfrey, cuja mansão de veraneio de 50 milhões de dólares, é só mais uma entre as dezenas de luxuosas propriedades que se escondem entre as montanhas e as palmeiras da cidade.

Intercâmbio em Santa Barbara, CA, EUA
Intercâmbio em Santa Barbara, CA, EUA

Mas, apesar de todo o glamour que estampa capas de revistas, você vai descobrir que existe, obviamente, espaço para a “normalidade” e que anônimos também se rendem, todos os dias, aos encantos dessa simpática cidade californiana.

Santa Barbara oferece vasta programação para meros mortais: desde lojas e restaurantes casuais, até pistas de corrida e food-trucks. Isso sem falar nos teatros, exposições, cinemas, shows, concertos e festivais que inundam a cidade o ano todo com muita arte e cultura. Alguns dos mais famosos são: Santa Barbara International Film Festival (janeiro/fevereiro – cinema internacional); Old Spanish Day Fiesta (agosto – cultura espanhola); Santa Barbara Vintner’s Festival (abril – vinhos regionais); Earth Day Festival (abril – meio ambiente); French Festival (julho – cultura francesa).

Intercâmbio em Santa Barbara, uma cidade que atrai jovens, estudantes e famosos

Adicione neste caldeirão cultural o fato de Santa Barbara ser um importante centro educacional. Cinco grandes instituições do país estão instaladas na cidade: Santa Barbara City College (SBCC), Westmount College, Antioch University, Brooks Institute of Photography, além de um campus da Universidade da California (UCSB). Por isso, o espírito jovem reina e é tão bacana fazer intercâmbio em Santa Barbara.

Santa Barbara é rodeada de praias e belíssimas paisagens. As águas geladas do Oceano Pacífico não costumam intimidar frequentadores e surfistas. A West Beach é a mais frequentada pelos alunos sortudos da SBCC que vão das salas para as areais, sem escala – seja para tomar sol, descansar ou jogar vôlei. Pela orla, eles caminham, correm, patinam ou pedalam. Um gramado extenso, mesas e churrasqueiras garantem uma carninha no melhor estilo americano.

A Goleta Beach é outra que fica ao lado de uma universidade (UCBS) e que, por isso, é cheia de estudantes. A Hendry’s Beach, considerada um dos points dos surfistas, tem uma paisagem maravilhosa, assim como Butterfly e Carpinteria.

Butterfly Beach | Santa Barbara, CA, EUA
Butterfly Beach
Santa Barbara, CA, EUA
Foto: Getty Images

Para quem escolhe fazer intercâmbio em Santa Barbara é possível chegar aos principais pontos turísticos de ônibus, que são pontuais e bem frequentes. Mas andar ou pedalar também são boas opções, já que quase toda a cidade é margeada por ciclovias ou pistas para pedestre.

Pé na estrada: nas curvas da Highway 1, Califórnia!

O clima de Santa Barbara é frio mediterrâneo. Por causa da proximidade com o oceano, sempre tem uma brisa batendo nas costas. Mesmo assim, as temperaturas costumam ser agradáveis e, assim como em outras cidades da Califórnia, o sol é personagem constante. Os invernos são geralmente mais quentes e os verões mais frios. Às vezes, dá para ver neve… De longe (!), cobrindo o topo das montanhas. Mas na cidade mesmo, praticamente impossível.

Durante seu intercâmbio em Santa Barbara não perca o pôr-do-sol no píer

O píer de Santa Bárbara é um dos pontos turísticos mais visitados por causa da belíssima vista para as montanhas. Alguns deliciosos restaurantes de frutos do mar ficam ali, além de sorveterias e lojinhas de souvenir. Quando puder, vá almoçar no Santa Barbara Shellfish Company. O último restaurante do píer (um pouco escondido) tem estilo rústico e intimista. Quem se sentar no balcão, pode assistir as preparações dos chefs. O pôr-do-sol é ali mesmo, sentando em um dos banquinhos do píer e tomando um refrescante sorvete.

A calmaria está no píer, nas praias e áreas verdes e, o agito, claro: nos bares, restaurantes, e cafés. Eles estão concentrados na State Street e ruas próximas, também salpicadas de lojas e pequenas galerias. A vida noturna de Santa Barbara não deixa a desejar: sempre tem algum burburinho rolando em algum ponto da cidade.

Na Shoreline Drive estão os dois shoppings a céu aberto, o La Arcada e o Paseo Nuevo – ambos com opções bacanas de lojas conhecidas. Por ali também está o Museu de Arte, com uma instalação de video arte permanente sobre as borboletas da região. O fórum da cidade, o Courthouse, de arquitetura colonial, tem entrada livre para subir até a torre e apreciar a vista em 360 graus.

Do alto, é possível avistar a Antiga Missão de Santa Barbara: a mais bem conservada missão hispânica remanescente em terras californianas. Fundada em 1786, exerceu influência sob os primeiros habitantes da região. No interior do edifício há pinturas bíblicas e esculturas de santos e anjos, além de objetos e artesanatos indígenas.

Outro museu, que você não pode deixar de ir durante um intercâmbio em Santa Barbara e que agrada os fãs de pesca e navegação, é o Museu Marítimo, localizado na região portuária. Ali estão atracados barcos, veleiros antigos e estão expostos objetos de bordo e mapas náuticos. O Museu de História Natural e o Zoológico também atraem visitantes.

Nessa altura, você já deve ter percebido que a graça da cidade é ela mesma: as paisagens, o clima e o estilo de vida tranquilo que os habitantes levam. O local é perfeito para quem quer estudar e socializar, sem abrir mão da qualidade de vida que uma cidade menor oferece. De brinde, praia, sol, cultura e lazer. Precisa mais de quê? Descubra Santa Barbara com um dos cursos que selecionamos para você.

O que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio em santa Barbara

  • A cidade é pequena e litorânea;
  • Água do mar é gelada o ano todo;
  • O custo de vida não é dos mais baratos (mas é possível economizar!);
  • Os invernos são mais quentes e os verões mais frios, mas sempre com muito sol;
  • Há poucos pontos turísticos tradicionais: a cidade é a principal atração;

O que os estudantes adoram em Santa Barbara

  • O espírito universitário, graças a cinco grandes instituições de ensino;
  • As praias (dentro da cidade e ao redor);
  • O surf;
  • Os festivais e as opções culturais (teatros, shows, apresentações) o ano todo;
  • A localização privilegiada: 150 km de Los Angeles e de Santa Monica;

O que tem para fazer durante uma viagem em Santa Barbara

  • Comer em lugares gostosos (muitas opções!);
  • Ir aos festivais;
  • Visitar os campi das universidades, especialmente a SBCC e a UCBS;
  • Praias, como Butterfly, Carpinteria, Goleta e Hendry’s;
  • Pôr-do-sol no píer, depois de almoçar e tomar um sorvete;
  • Museu de Arte, Museu de História Natural, Museu Marítimo, Courthouse, Antiga Missão de Santa Barbara e Zoológico;
Veja também: 10 cidades com os melhores climas do mundo

Comentários