em Geral

9 países que falam português, além do Brasil

De acordo com dados da Ethnologue, instituição que cataloga idiomas, o português está entre as 10 línguas mais faladas no mundo. Você sabia que além do Brasil, 9 países também falam Português? Eles estão presentes na África, Europa e na Ásia. 

Os habitantes desses países, assim como os brasileiros, dominam a leitura, a escrita e são capazes de ouvir o idioma perfeitamente. Tudo isso é resultado da colonização, mas é importante lembrar que cada local tem sua cultura própria e seus dialetos. Então por mais que o idioma seja o mesmo, é possível encontrar variação de algumas palavras. 

Conhecer outros países que falam português pode ser uma ótima opção para quem deseja estudar fora ou até mesmo viajar, mas não domina outros idiomas. Confira, a seguir, quais são os 9 países que falam a Língua Portuguesa e conheça um pouco mais sobre cada um deles:

países que falam português

Quais são os países que falam Português?

Angola 

O país está localizado no continente africano e possui mais de 29 milhões de habitantes. A Angola foi uma das colônias de Portugal no século XV e só em 1975 o país teve a sua independência.

Além do português, o país também possui outros idiomas, como o quimbundo e cuanhama.

Cabo Verde 

Cabo Verde possui cerca de 208 milhões de habitantes e pertence ao continente africano. Foi uma província ultramarina de Portugal, mas teve sua independência também em 1975. Além do português, o crioulo cabo-verdiano é outro idioma falado no país.

Guiné-Bissau 

Também localizado no continente africano, a Guiné Bissau possui cerca de 1 milhão de habitantes. Antes de se tornar independente, em 1973, era chamado de Guiné Portuguesa. Além do português, existe outra língua oficial no país, a kriol.

Guiné-Equatorial 

A Guiné-Equatorial, localizada no continente africano, esteve sob domínio de Portugal por volta de 1778, porém, depois disso foi cedida à Espanha. Por isso, além do português, o espanhol e o francês também são línguas oficiais do país.

Macau

Macau é uma região do continente asiático que fez parte do território de Portugal por quase 450 anos, por isso o português é um idioma presente. Atualmente é uma cidade-estado administrada pela China e conhecida como Las Vegas do Oriente, por ter jogos de azar legalizados.

Além do português, o chinês também é um idioma falado em Macau.

Moçambique 

Além do Português, o país tem outros idiomas como o macua e tsonga. Moçambique fez parte do império português em 1905 e somente em 1975 se tornou independente. O país, que também faz parte do continente africano, conta com cerca de 27 milhões de habitantes.

Portugal 

Portugal, que pertence ao continente europeu, possui cerca de 10 milhões de habitantes. O português foi adotado em 1290 e é a língua oficial do país, mas além dele, o mirandês também é bastante falado por lá.

São Tomé e Príncipe 

O país é mais um do continente africano que tem o português como idioma. Em São Tomé e Príncipe também é falado o crioulo cabo-verdiano e outras línguas, como o angolar. Foi colonizado pelos portugueses no século XVI e se tornou independente em 1975.

Timor-Leste

É um país do continente asiático que possui pouco mais de 1 milhão de habitantes . Antes de sua independência era conhecido como Timor Português durante o período de colonização, no século XVI. Além do português, o tétum também é o idioma oficial de Timor-Leste. Lá também é falado cerca de 21 línguas.

Como você viu, o português é falado principalmente no continente africano. Mas se você deseja ir além desses países, porém não domina outras línguas, saiba que é possível se tornar fluente em outros idiomas por um preço que cabe no seu bolso.

Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas escolas de idiomas espalhadas por todo o país. Confira todas as ofertas disponíveis: Bolsas de estudo para idiomas.

Você sabia que esses países falam português? Conte nos comentários!

Comentários