em Uruguai

Descubra o Uruguai: o queridinho da vez

“Esquina do Atlântico e do Prata, meu país é uma planície suave, temperada, uma história de portos, couros, charque, lãs e carne. Houve décadas púrpuras, de lanças e cavalos, até que, por fim, no arrancar do século 20, passou a ser vanguarda no social, no Estado, no Ensino. Diria que a social-democracia foi inventada no Uruguai (…) Quase 50 anos recordando o Maracanã, nossa façanha esportiva. Hoje, ressurgimos no mundo globalizado, talvez aprendendo de nossa dor.”

Foi assim que José ‘Pepe’ Mujica, atual presidente do Uruguai, abriu seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013: em pouco mais de 30 minutos, por meio de um discurso humanitário, favorável à ciência, criticando o capitalismo e condenando as guerras como solução dos problemas políticos, o presidente e seu país ganharam destaque nos noticiários. E se você está afim de fazer intercâmbio no país celeste, antes faça a lição de casa: fique por dentro das questões que estão bombando nos jornais do mundo! Hoje, nosso vizinho está em pauta.

Rios, planícies, couro, carne, futebol, política…  o Uruguai é o que é – e não é ‘mais’ diante os olhos estrangeiros – talvez por falta de marketing. Potencial tem de sobra e infraestrutura também. É um país disfarçado de cidade: são apenas 3,5 milhões de habitantes, sendo que pouco mais da metade vive em Montevidéu e na região metropolitana. O tamanho, aliado a gestões competentes, o transformaram em um dos melhores lugares para se viver. Hoje, ocupa o primeiro lugar da América Latina no índice de qualidade de vida, além de ser um dos mais economicamente desenvolvidos do continente.

Prepare-se para encontrar cidades limpas, transporte público acessível e eficiente, ruas descongestionadas e um sistema de saúde de dar inveja, que oferece bons atendimentos, inclusive, para estrangeiros. Prepare-se também para ver construções históricas, que dividem espaço com a modernidade, e para conhecer pessoas amáveis e receptivas, que costumam demonstrar interesse por outras culturas. Também têm futebol de alto nível, festas tradicionais, boliches (baladas) até altas horas, comidas excelentes e boas bebidas! Tudo isso a menos de 3h de voo de São Paulo…

O custo de vida não é baixo, mas é preciso lembrar que em determinadas cidades brasileiras paga-se mais por muito menos. Ou seja: vale a pena cada centavo.  Por todos esses motivos, o Uruguai vem chamando a atenção de viajantes e intercambistas que buscam aprendizado em meio a efervescência política e cultural, sem estresse, numa boa, relax

É, merecidamente, o queridinho da vez. Descubra o Uruguai.

__________

FICHA TÉCNICA

 

País: Uruguai
Capital: Montevidéu
Clima: temperado. Em Montevidéu, a média anual é de 19,5ºC. No inverno, as temperaturas caem, em média, para 10ºC e no verão sobem para 22ºC.
Visto: desnecessário para quem ficar até 3 meses
Moeda: peso uruguaio (desvalorizado em relação ao real)