em EUA

Nova York: conheça os times da maior cidade dos EUA

Assim como os brasileiros, os estadunidenses adoram esportes, embora os dois mais populares do país – beisebol e futebol americano – ainda sejam pouco praticados aqui no Brasil. Mas, caso você decida fazer um intercâmbio em Nova York, não perca a chance de conhecê-los, de preferência ao vivo e torcendo pelos times locais.

A facilidade para comprar ingressos e os preços variam consideravelmente de acordo com a equipe e a época das partidas. Assim, aconselhamos que você tente adquiri-los antecipadamente, já que o calendário de partidas e as vendas de ingressos são disponibilizadas online meses antes.

Equipes que os nova-iorquinhos apoiam com orgulho

Futebol americano

O esporte número um da nação possui dois representantes em Nova York: os Giants, que já venceram a National Football League (NFL) oito vezes, a última em 2011, e os Jets, o “primo pobre”, com apenas um título, em 1968.

Embora representem Nova York, as duas equipes dividem o mesmo estádio em Nova Jersey, estado vizinho localizado do outro lado do Rio Hudson. A temporada regular ocorre de setembro a fevereiro com o Superbowl, evento de maior audiência da TV americana.

Beisebol

Os Yankees são uma das marcas esportivas mais conhecidas do mundo. Você certamente já viu por aí alguém usando um boné com o famoso logotipo. A equipe possui 27 troféus da World Series e é uma das melhores do país. O estádio da equipe fica no bairro Bronx e o trajeto de metrô leva aproximadamente 30 minutos saindo de Manhattan.

Os menos conhecidos são os Mets e por isso você terá mais facilidade para encontrar ingressos. Desde 2009, jogam suas partidas no Citi Field, no bairro Queens, e o metrô leva o público ao estádio em apenas uma hora. A temporada da Major League Baseball (MLB) se desenrola de março a setembro.

Basquete

Embora sejam considerados pela revista Forbes a franquia mais valiosa do basquete americano, os Knicks venceram a NBA apenas duas vezes, disputando sua última final em 1999.  A equipe comanda os jogos no famoso Madison Square Garden, ao lado da estação Pennsylvania.

O time menos conhecido é o Brooklyn Nets, que se transferiu de Nova Jersey para o bairro nova-iorquino em 2012. O campeonato normalmente vai de outubro a abril.

Futebol

O futebol como conhecemos, sobrevivendo em meio a concorrência com esportes mais tradicionais, desperta ondas de interesse de tempos em tempos na terra do Tio Sam: na década de 1970, a atenção mundial se voltou para o Cosmos, último time que Pelé defendeu em sua carreira. Já a Copa do Mundo, sediada em 1994, também levantou teorias de que o país se tornaria em breve uma nova potência mundial no esporte.

Atualmente, na Major League Soccer (MLS), sua principal divisão, Nova York é representada pelo Red Bull, que também disputa suas partidas em Nova Jersey. O Red Bull Arena fica a aproximadamente uma hora de Manhattan de metrô.

A partir de 2015, a cidade contará com uma segunda equipe, o New York City FC. A nova franquia é uma parceria com a equipe de beisebol dos Yankees e, como ainda não possui estádio próprio, a equipe irá disputar sua primeira temporada no próprio Yankee Stadium, que será adaptado para jogos de futebol.

Já está empolgado? Mesmo que você não goste de nenhum destas modalidades, aproveite a oportunidade, vá a um jogo ao vivo e não deixe de se misturar aos torcedores locais. Afinal de contas, esporte também é cultura!