em Dicas

Intercâmbio: a melhor forma de aprender inglês

A melhor forma de aprender inglês, sem dúvida, é praticando a língua diretamente no país de origem desse idioma, estudando numa escola especializada e convivendo com seu povo.

Existem diversas outras formas, é claro, cada uma com suas características. Vamos olhar com calma as diversas opções?

Veja mais: Quais são a vantagens de fazer um intercâmbio durante a faculdade?

Aprender inglês na escola convencional

Todo mundo estuda ou estudou numa escola convencional. Esse estudo obrigatório vai do primeiro ano do ensino fundamental até o nono ano. E depois vai para os três anos do ensino médio. Nesse período é obrigatório o ensino de língua estrangeira, na maior parte das vezes o inglês. No entanto, a maioria das pessoas opta por outras formas de aprender essa língua, pois, na maioria dos casos, como as escolas não são especializadas nessa matéria, dando muitas outras em seu currículo, o aproveitamento não costuma ser dos mais eficientes. Por isso, muitos não consideram essa a melhor forma de aprender inglês.

Veja também: 3 dicas para ouvir músicas em inglês e praticar o idioma.

Aprender inglês em escolas bilíngues

Muitos consideram esta uma das melhores formas de aprender inglês. Mas será a melhor? Em termos de custo-benefício, fica a dúvida.

Basta fazer uma rápida pesquisa para se perceber que este tipo de escola está entre as mais caras do país. Além de serem poucas. Outro fator a se levar em conta é o tempo necessário para este tipo de aprendizado. E mais:  a maioria das escolas bilíngues incluem em seu cirrículo programas de intercâmbio, pois boa parte dos professores acreditam que esta é a melhor forma de aprender inglês.

Confira: As 10 vantagens de estudar inglês no exterior

Aprender inglês em escolas de idioma

Esta é uma alternativa muito usada e que traz bons resultados. Existem diversas escolas de idioma no país, algumas delas com diversas unidades, outras independentes. Na verdade, muitas franquias de cursos de inlgês tem se proliferado e é preciso tomar bastante cuidado ao escolher a escola onde quer estudar.

Apesar de muito apreciadas, as escolas de idioma apresentam duas desvantagens principais:

  • As boas escolas são muito caras
  • O tempo que leva para se aprender um bom nível de inglês é muito demorado

Além disso, é muito mais difícil de se conseguir fluência no discurso e a pronúncia correta.

Aprender inglês em cursos on-line

É uma opção válida para quem não tempo disponível, principalmente para quem trabalha. Normalmente é muito mais barato que as escolas convencionais, além de oferecer a comodidade de você poder estudar em casa, ou de onde estiver, por meio de conexões com a internet. Nestes cursos, os alunos fazem seu próprio horário e é preciso ter muita disciplina e força de vontade.

No entando, fica difícil de considerar esta opção como a melhor forma de aprender inglês. Muitos alunos confirmam que aulas presenciais são mais efetivas, principalmente na hora de tirar dúvidas. Essa diferença fica ainda mais acentuada em relação à vivência no exterior proporcionada durante um intercâmbio de inglês.

Dica: Como funciona o intercâmbio – Entenda suas opções de moradia

Aprender inglês fazendo intercâmbio

Sem sombra de dúvida esta é a melhor forma de aprender inglês, por vários motivos:

  • Muito mais rápido
  • Possibilidade de entender gírias e expressões idiomáticas no local
  • Presença constante em seus ouvidos da pronúncia correta
  • Perder mais rapidamente o “medo de falar errado”
  • Ter que se virar no dia a dia em um país estrangeiro leva à superação
  • Uma experiência de vida inesquecível
  • Mais que a língua, mergulhar na cultura local
  • Deixar laços num país
  • Fazer amigos para a vida toda
Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.


Deu vontade de experimentar a melhor forma de aprender inglês? Então não perca mais tempo: pesquise em nosso site e Descubra o Mundo!

Confira materias sobre os melhores lugares para aprender inglês durante seu intercâmbio: