em Dicas

Imersão x Estudar no Brasil

Afinal, porque uma imersão é melhor do que estudar no Brasil?

Muitas pessoas passam anos estudando inglês e nem sempre alcançam a almejada fluência. São inúmeras boas escolas de inglês, cada uma com seu método de ensino e material didático e bons professores. Então porque existe tantas pessoas que não alcançam a fluência?

Estudantes de inglês no geral fazem duas aulas por semana. Para passar do básico ao avançado, pode-se levar de 3 a 5 anos, dependendo da escola. Mas muitas pessoas terminam o curso sem falar com fluência, ou mesmo de forma satisfatória.

Saiba mais: Como evitar falar português no seu intercâmbio!

Isso pode acontecer porque a maioria das pessoas acredita que apenas indo às aulas irá aprender a língua. E só isso normalmente não é o suficiente. Juntamente com as aulas, é necessário se dedicar às tarefas de casa, assistir a filmes com legenda (até mesmo legenda em inglês), procurar praticar com amigos, buscar exercícios extras online… São inúmeras coisas a que o aluno deve se dedicar, pois apenas 2h de contato com o inglês por semana é pouco.

Uma imersão ou estudar no Brasil?

Ao fazer um intercâmbio, não serão 2h de aula por semana, o normal é no mínimo 15h de aula. Além disso, os professores são nativos ou possuem o inglês como língua materna. Isso significa que ele não vai fazer explicações em português. E se você tentar falar em português, ele também não irá compreender. Mas não se desespere. Isso faz com que você se esforce mais a se expressar em inglês, praticando todo seu conhecimento. E acredite, vocês vão se entender.

Estudando no Brasil, quando você sai da sala de aula, já muda automaticamente para o português. E às vezes ficará sem nenhum contato com a língua até a aula da próxima semana. 

Veja também: Estudar espanhol em cidades exóticas!

Durante um intercâmbio isso não acontece. Ao sair da sala de aula, se quiser alguma informação na secretaria, você deverá falar em inglês. Se quiser conversar com algum aluno de outro país, terá que falar em inglês. E não para por aí.

Todas as 24h do seu dia serão em inglês. Placas, cardápios, cinema, lojas, pontos turísticos…é contato com a língua durante todos os dias do seu intercâmbio. E isso faz toda a diferença!

Muitas pessoas acabam por não atingir a fluência por vergonha de falar. Assim, até sabem ler e escrever, mas na hora de falar travam. Com um intercâmbio será necessário perder esse medo, não se importar em falar errado ou passar vergonha. Todos os alunos estarão na mesma situação que você.

Logo, é sim possível aprender inglês no Brasil. Mas o processo é bem mais lento e se o aluno não se dedicar muito, sairá frustrado no final. Além disso, um intercâmbio é muito mais que aprender uma língua. É uma experiência que você levará para vida toda.