em Dicas

Conheça quem é o intercambista brasileiro

Em 2012, 175 mil brasileiros – dos quais a maioria pertence à faixa etária dos 18 e os 30 anos – passaram uma temporada estudando no exterior. São 35 mil estudantes a mais do que em 2009. Segundo uma pesquisa realizada pela Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) com 81 agências de intercâmbio brasileiras, os destinos mais procurados pelos brasileiros são: Canadá (1º), Estados Unidos (2º) e Reino Unido (3º).

De acordo com os dados, na última década aumentou a procura por cursos de idioma, high school, programas de trabalho e cursos de férias no Canadá. Já os cursos de graduação e pós-graduação fazem mais sucesso nos  Estados Unidos.

A pesquisa também revela uma mudança no perfil dos brasileiros interessados por intercâmbio. Além da presença das classes A e B no mercado, 92% das agências entrevistadas detectaram aumento na procura pela classe C, incentivada, principalmente, pelas facilidades no pagamento e pelos preços mais acessíveis.

Os preços, aliás, são um diferencial da Descubra o Mundo – a primeira empresa de intercâmbio online e multiserviços. Os programas podem sair até 25% mais baratos, dependendo do destino, em comparação a outras agências. A taxa administrativa não é cobrada, o que gera uma economia adicional de pelo menos US$ 150.



A pesquisa aponta que o tempo médio de permanência no destino também aumentou: de um a três meses para até seis meses, o que indica que os brasileiros querem experiências mais profundas.

Veja outros dados sobre o perfil dos brasileiros que estão investindo em turismo de educação:

Infográfico: Beatriz Blanco/Revista Exame
Fonte: Belta

E você?

O que está esperando para planejar seu intercâmbio? Descubra o Mundo.