em Canadá

Mexa-se: no Canadá, esporte é obrigação!

Não se engane ao imaginar que no Canadá só tem esporte de neve. Os canadenses encaram a atividade física como parte integrante de uma vida saudável – nem que para isso eles tenham que encarar ventos cortantes e temperaturas abaixo de zero. As cidades são preparadas para esse hábito com suas ciclovias, parques, quadras e campos públicos. Independentemente da época do ano e da região, você sempre vai ver pessoas se exercitando por aí.

No verão, as praias e parques ficam lotados de grupos “batendo uma bolinha”, informalmente no vôlei ou futebol. Há também piscinas públicas (convencionais ou térmicas) onde a natação é praticada. As piscinas aliviam no calor, e no inverno, servem como alternativa para quem não quer encarar o frio do lado de fora. Há regras que devem ser respeitadas nesses espaços e você paga uma taxa para entrar, mas de qualquer forma, são abertos e não são vinculados a clubes, como acontece no Brasil.

É muito comum também ver gente andando de bike, correndo ou caminhando. Existem muitas trilhas diferentes para ciclistas ou corredores, algumas mais afastadas da cidade. De brinde, belíssimas paisagens!

Nas temperaturas baixas não faltam opções de pistas de patinação no gelo, que são instaladas em quase todas as cidades em locais abertos ou fechados. Nas montanhas, reinam o snowboard e o esqui. Para os inexperientes, vale a pena cada tombo.

Você também vai encontrar facilmente adeptos ao tênis, rúgbi, golfe, basquete, remo, windsurf, lacrosse, beisebol e futebol americano.

Mas, apesar da veia eclética, é inegável a preferência pelo hóquei – esporte oficial que nasceu no próprio Canadá. Principalmente aos sábados, as atenções se voltam para os jogos das equipes principais, como o Montreal Canadiens, Toronto Maple Leafs, Ottawa Senators, Vancouver Canucks. O campeonato mais famoso é o NHL (National Hockey League), onde se enfrentam times do Canadá e dos Estados Unidos.

Corra, caminhe, jogue, torça, assista… estando no Canadá, mexa-se e permita ser contagiado pelo delicioso espírito esportivo.