em Viagem

Voltagem na Europa, saiba como funciona e fuja do perrengue!

Se você vai viajar para a Europa é bom se informar sobre a voltagem do seu destino para evitar ficar na mão quando precisar usar seus equipamentos eletrônicos. Imagine ficar sem celular, por exemplo? São tantas fotos para registrar os lugares mais bonitos, os momentos mais divertidos, mapas para consultar.

Além de estar com o celular carregado, ainda tem os demais equipamentos que são urgentes em uma viagem, por exemplo: laptop, barbeadores, secadores de cabelo são todos essenciais!

Estamos tão acostumados com a facilidade de usá-los no dia a dia que quem já viveu a situação de chegar em algum lugar e não conseguir ligar algo na tomada, sabe o desespero que bate nessa hora.

Para ajudar você, fizemos um compilado com a voltagem dos países mais visitados da europa e também os tipos de tomada que você encontra por lá!

As voltagens da Europa seguem um padrão unificado, que varia de 220V a 240V, à seguir você ficará sabendo quais são as voltagens nos países mais visitados e os tipos de tomada usadas por lá.

Se preparando para um agrande viagem na Europa? Por que não aproveita para fazer um intercâmbio de idiomas e voltar com uma língua nova no currículo?

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Quanto custa fazer intercâmbio: da passagem ao curso!

Tipos de voltagem e tomadas na Europa

Os tipos de voltagem e de tomadas na Europa, apesar da União Europeia, são bem variados, fique atento:

Itália

Na Itália a voltagem é  de 220 Volts e é bom levar um adaptador de tomada, pois a maioria das tomadas é de 3 pontos verticais, veja aqui o modelo.

Veja também: Dilit International House Roma, “a” escola de italiano

França

Na França a tensão é de 230 Volts, e as tomadas francesas são de 2 pinos, parecidos com as tomadas brasileiras, antes da mudança para tomadas de 3 pinos, em nosso país.

Geralmente não há necessidade de levar um adaptador, mas para garantir, vale a pena comprar um adaptador universal, que você vai encontrar em uma loja de eletrônicos ou, caso tenha deixado para a última hora, no aeroporto.

Espanha

Na Espanha a voltagem utilizada é de 220 Volts e as suas tomadas têm três pinos. Por isso, alguns aparelhos brasileiros precisam de adaptador. É recomendável levar o seu na bagagem.

Veja mais: De norte a sul, saiba tudo sobre a Espanha

Alemanha

A tensão das tomadas na Alemanha é de 230 Volts. Dependendo do formato do plugue de seus aparelhos, será necessário um adaptador, mas vale lembrar que alguns aparelhos portáteis modernos (tais como smartphones, notebooks, etc.) funcionam tanto com 110/127 V como com 220/230 V.

As tomadas de lá são as do tipo C e F, veja aqui como elas são.

DICA: Intercâmbio para Alemanha, descubra porque fazer!

Holanda

A voltagem das tomadas na Holanda é de 230 Volts. Hotéis, às vezes, também têm uma tomada de 110 ou 120 volts para barbeadores e secadores de cabelo.

Quanto ao tipo de tomada, recomenda-se aos viajantes que levem um adaptador que se encaixe nas tomadas de dois plugues redondos e aterramento lateral, utilizadas por lá.

Portugal

Simples e prático: em Portugal, a voltagem utilizada no país todo é de 220 Volts, e as tomadas são todas iguais: de dois orifícios redondos.

Suíça

A voltagem é de 230 Volts. Na Suíça são utilizados plugues de dois pinos (tipo C), de dois pinos achatados e de três pinos (tipo J) de três pinos redondos.

Por isso você não terá problemas com a maioria dos aparelhos elétricos. Assim mesmo, é recomendável ter um adaptador de tomada. Se quiser arriscar, alguns hotéis oferecem adaptadores.

Reino Unido

O plugue padrão das tomadas no Reino Unido são as que tem três pinos chatos. Como a voltagem da Inglaterra é de 240V, aparelhos BIVOLT funcionam normalmente.

E uma curiosidade interessante é que, por questões de segurança, não existem tomadas dentro dos banheiros. Uma prática inteligente para evitar acidentes, não é mesmo?

Confira: Top 10: pubs históricos (e deliciosos!) no Reino Unido para conhecer durante o intercâmbio

Um dos destinos de intercâmbio mais divertidos e em conta da Europa é a magnífica ilha de Malta, confira:

Intercâmbio Malta 728x90
Veja depoimentos de quem passou um tempo estudando inglês em Malta e amou a experiência:

Curso de inglês no exterior: Ace English Malta

Comentários