em Viagem

Homem larga tudo para viajar e tatua o mapa-múndi

Até 2006, o norte-americano Bill Passman nunca tinha tirado passaporte. Um dia se perguntou o que havia acontecido com seu sonho de juventude de viajar muito e conhecer o mundo. Era o estalo necessário: aos 51 anos, resolveu largar o emprego como advogado e correr atrás dos desejos antigos.

A mudança na vida de Bill não foi apenas profissional. Foi também uma mudança de filosofia e de estilo de vida, que o levou a uma atitude ainda mais impressionante: tatuar o mapa-múndi nas costas para marcar na pele quais países já visitou.

Tatuagem de Bill, ainda sem cores, quando foi feita em 2006
Tatuagem de Bill quando foi feita em 2006

Hoje, uma nova viagem significa uma nova marcação colorida nas costas.

A volta ao mundo começou na Tanzânia, com a escalada do Kilimanjaro. Depois disso,  não parou mais e já tem no currículo mais de 60 países visitados nos 7 continentes (incluindo a Antártica). Visitou o Brasil em 2011 e conheceu Foz do Iguaçu, Paraty, Rio de Janeiro, Natal, Manaus e fez um passeio de barco de oito dias pela Amazônia. A Guatemala é declaradamente seu país preferido, especialmente a cidade de Antigua. Por que? “É uma das mais belas cidades de colonização espanhola que já vi. Mas a verdadeira beleza da Guatemala é o povo”, diz.

Toda a experiência acumulada nas viagens, com dicas e sugestões úteis a outros viajantes, podem ser lidas no livro “Backpacking Around The World”, escrito por ele em 2011 e definido como “um guia para uma viagem independente e segura (por metade do preço, duas vezes mais divertida!)”.

Os próximos destinos na mira do viajante profissional são Indonésia, Butão e Índia. Com toda essa disposição, o tatuador de Bill certamente terá trabalho garantido por muito tempo ainda…

A história inspiradora nos leva a uma reflexão: nunca é tarde para correr atrás daquilo que nos faz feliz. E se viajar é a sua “praia”, não espere a vida passar: Descubra o Mundo.

Salkantay Trail | Machu Pichu, Peru
Salkantay Trail
Machu Pichu, Peru
Kilimanjaro, Tanzânia
Kilimanjaro, Tanzânia

Comentários