em Viagem

5 Motivos para explorar o mundo e mudar sua vida

Estudar um novo idioma no exterior, conhecer uma nova cultura, um novo estilo de vida…. Afinal, o que leva alguém a arrumar as malas e querer explorar o mundo?

Neste texto, vamos te contar algumas razões para isso. Portanto, prepare-se para colocar os planos em ação e vivenciar experiências surpreendentes.

Ah! E nem vem dizer que é muito “velho” ou muito “jovem” para isso, pois os sonhos não têm faixa etária e nem tão pouco prazo de validade.

Já, se quer desistir pela questão é financeira, saiba que tudo é possível quando envolve planejamento. Vamos te contar como. Então, venha conosco!

Intercâmbio Institucional 728x90

Confira estes aventureiros:

5 bons motivos para explorar o mundo!

1– Estude fora

Estudar é um dos principais motivos que levam pessoas a cruzar fronteiras e explorar o mundo. Segundo a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), mais de 220 mil indivíduos deixam o Brasil por ano para estudar em outros países. A maior parte busca por cursos de idiomas, graduação e pós-graduação.

E se você está se perguntando: “Vale a pena? ”. A resposta é “sim”. Mesmo para quem não é lá muito fã de desenvolver uma nova língua, sentirá que o aprendizado flui de uma maneira melhor e com mais inspiração. Isso porque ele vem aliado ao conhecimento de uma nova cultura e de um modo único, o seu, de desvendar o universo que o cerca.

Vale destacar, ainda, que esta nova bagagem vem atrelada a benefícios acadêmicos. Além do mais, novas portas podem se abrir na vida profissional. Talvez até aquelas que você tanto esperava.

2– Sinta-se parte da história

Explorar o mundo também é explorar a história. Em cada país que tiver a oportunidade de visitar, busque como ele surgiu, quais são seus os principais marcos, hábitos, costumes.

Enfim, vasculhe a sua cultura. Conheça castelos, museus e monumentos.

E, faça mais: experimente a dança local, converse com moradores daquele país e veja o que têm para contar, assista shows e apresentações da região. Viva uma nova história dentro da história. Isso sim será épico!

3– Descubra um sabor a mais para a vida

“Conhecer a cultura de um país também é conhecer sua comida”, uma amiga citou essa frase antes de uma de nossas viagens.

E ela tem razão. Ir até um lugar diferente e não experimentar sua culinária, é puro desperdício. Portanto, explore o mundo, agregando sabores, temperos e novos aromas.

4– Aproveite o universo corporativo para explorar o mundo

Trabalho, também, é um dos principais motivos para explorar o mundo. Então, se for convidado para uma palestra, uma conferência, ou um processo de transição ou abertura de filial, aproveite para conhecer o país.

Alguns horários livres na agenda pela região, certamente, vão te dar mais pique, melhorar a criatividade e a produtividade, além de dar um toque extra de inovação acrescido da cultura local.

5– Melhore sua saúde mental

Explorar o mundo ajuda melhorar a sua saúde mental. Isso mesmo! Um estudo publicado na revista Science, por pesquisadores da Alemanha, alega que explorar o mundo ajuda a formar o cérebro e as experiências tornam cada indivíduo diferente.

Tais descobertas podem, inclusive, oferecer novas opções para o tratamento de doenças psiquiátricas, já que os resultados do experimento sugerem que um ambiente fértil fomenta o desenvolvimento da individualidade.

Além disso, espera-se que a compreensão molecular da neurogênese possa contribuir para a elaboração de novas classes de medicamentos.

Portanto, renove sua mente, conheça coisas diferentes e faça coisas diferentes. Seu cérebro agradece.

Veja o que fez a Carla Nóbrega:

EC Malta durante 3 meses de um ano sabático

Está sem grana para explorar o mundo? Conheça dicas úteis

Explorar o mundo exige planejamento, principalmente, se sua situação financeira não é lá tão favorável assim. Mas, calme! Você ainda pode explorar o mundo. Só vai precisar de disciplina.

Antes de mais nada, defina: Qual é o seu objetivo? Intercâmbio? Estágio? Graduação?

  • Defina metas: selecione quais países quer explorar e quanto tempo imagina ficar fora;
  • Pesquise opções: agências de viagem, hospedagem, passagem aérea…;
  • Prepare a documentação: após escolher os países que quer visitar, verifique o que é necessário para entrar neles (vistos, passaporte…);
  • Escolha o destino: com a escolha do destino, estude a localidade antes mesmo de chegar lá. Tente, por exemplo, identificar linhas de transporte público, mercados, hospitais etc.;
  • Faça as contas: some tudo que vai precisar (passagem, hospedagem, curso etc.) e preveja imprevistos (alimentação, transporte, passeios, compras etc.).

Agora, faça uma planilha, abra uma conta e crie metas de depósito e de  tempo para realizar sua viagem.

Ainda na dúvida de qual destino seguir na hora de explorar o mundo?

Não perca tempo: use nosso quiz online e descubra a melhor viagem da sua vida:

Veja depoimentos de quem fez um intercâmbio e viveu esta aventura:

Comentários