em Viagem

Entenda o que é jet lag e como amenizar os efeitos

Quando passageiros cruzam três ou mais zonas de tempo no fuso horário, é comum que o organismo dê alguns sinais de desconforto, que podem ser caracterizados como jet lag – algo bem comum quando viajamos para o exterior.

Documentos necessários para viajar de avião

Mas, afinal, o que é jet lag?

jet lag é uma fadiga de viagem causada pela alteração do ciclo circadiano (alternância entre dormir e estar acordado). O fenômeno acontece por uma falta de sincronia do organismo com o ambiente externo. Depois de uma viagem longa, a pessoa sente como se seu relógio interno (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local.

Os sintomas do jet lag geralmente duram cerca de 24h, mas podem se estender até 72 horas ou mais. São eles: sono, cansaço, dificuldade de concentração, redução de memória, redução da capacidade de dar respostas a estímulos, dores de cabeça e, eventualmente, alteração da pressão arterial e da secreção da insulina e do controle do açúcar.

7 dicas para enfrentar o medo de viajar de avião

o_que_é_jet_leg_efeitos1

Como amenizar os efeitos do jet lag

Sentir-se cansado e um pouco perdido depois de horas e horas de voo é inevitável. Mas é possível amenizar os efeitos do jet lag com algumas atitudes simples:

  • Descansar dias antes da viagem
  • Ter uma boa noite de sono na véspera (ao menos 8 horas)
  • Comer alimentos leves na véspera
  • Fazer exercícios físicos e/ou atividades relaxantes dias antes da viagem
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas na semana da viagem
Veja quais são os livros mais esquecidos no avião

Durante o voo, procure relaxar e dormir, quando possível. Levante-se com alguma frequência e caminhe pelo corredor para esticar as pernas e estimular a circulação sanguínea.

Ao chegar no destino, procure entrar o quanto antes na rotina do horário local – mesmo que seu organismo esteja regulado com o horário do Brasil. Por exemplo, se for de dia, mantenha-se acordado para conseguir dormir à noite. Um esforço inicial garante mais conforto nas próximas horas.

Pronto para programar o seu intercâmbio e se preparar para a viagem? Descubra o Mundo.

Comentários