em Viagem

Como ser voluntário na África?

Seja a mudança que você quer ver no mundo. Fazer um trabalho significativo e que renda para a sociedade algum tipo de benefício é o significado da máxima de Gandhi e uma perspectiva de vida que cada vez mais pessoas tem levado a sério, realizado atividades como ser voluntário na África, um dos locais do planeta que mais precisa de apoio.

As necessidades do continente que é considerado o berço da humanidade são muitas, mas é sempre possível encontrar a atividade que combina exatamente as demandas locais com aquilo que você tem a oferecer.

Existem muitas formas de ajudar e de fazer a diferença, mas muitas são as pessoas que querem realmente conhecer e ajudar de perto as regiões possuem problemas mais graves.

Intercâmbio Institucional 728x90

Chamado, muitas vezes, de turismo social, o processo de até outro continente para oferecer ajudar humanitária é extremamente enriquecedor e gratificante, já que oferece não só a a oportunidade de ajudar, mas também de conhecer novas culturas, exercitar um outro idioma e ainda conhecer novas perspectivas da realidade.

Como ser voluntário na África é uma tarefa complexa, é preciso antes de mais nada decidir em que segmento você realmente quer atuar.

É possível trabalhar com assuntos ligados ao meio ambiente, à educação, à saúde, ao apoio a causas sociais de crianças, de idosos, portadores de deficiência, orfanatos e várias outras alocações.

O importante é considerar bem a área em que você quer atuar e para a qual você está capacitado e partir para o continente. Procure ser realista quanto às suas possibilidades e aos seus objetivos, porque ir para lá para poder trabalhar como voluntário é uma atividade de grande responsabilidade.

Quer saber mais sobre como ser voluntário na África e sobre como isso pode se tornar realidade? Confira nossas dicas!

Sabia que é possível fazer intercâmbio na África e ainda aprender um idioma? Confira este depoimento de quem fez isso:

DEPOIMENTO: Trabalho voluntário na África e curso de inglês

Como ser voluntário na África?

A África é um continente belíssimo e cheio de oportunidades para quem quer deixar sua contribuição para o mundo. Veja algumas maneiras de se engajar nesse movimento.

African Impact

Fundada em 2004, a African Impact é uma organização que tem como objetivo viabilizar todo o tipo de ajuda para a África, atendendo vários países do continente e diversos grupos em situação de vulnerabilidade.

  • Grupos: como ser voluntário na África é o interesse de muitas pessoas, a African Impact permite que grupos de pessoas se voluntariem para lá. Ou seja, se você quer ir com sua família ou com amigos, a opção é perfeita para poder encontrar um programa que atenda aos objetivos de todos.
  • Suporte: muitas pessoas têm dificuldade de saber no que podem atuar, já que algumas atividades exigem conhecimentos específicos e possuem algumas restrições maiores, como idade mínima, formação e etc. A African Impact elenca todos os locais que aceitam voluntários e tudo o que você precisa saber para poder se candidatar a uma vaga.

Aiesec

Se seu foco é realmente atuar na parte humanitária, vale a pena conhecer a Aiesec. A ONG é um projeto completamente criado e gerido por jovens e que chegou ao Brasil na década de 1980, encontrando apoiadores em várias cidades do país.

  • Como funciona: como ser voluntário na África envolve várias etapas, a Aiesec faz a intermediação entre os voluntários e as instituições do continente que precisam de apoio. Ou seja, se você não sabe onde quer trabalhar, vale a pena procurar a Aisec para conhecer as ONG’s que precisam de suporte.
  • Idade: ao contrário de várias outras ONG’s que trabalham com pessoas de todas as idades, a Aiesec só aceita jovens entre 18 e 30 anos em seus programas.

Confira também outro depoimentos de que fez um curso de inglês lá fora, na África do Sul:

Estudar inglês no exterior: 3 meses em Cape Town

Lion Encounter

Se o seu objetivo é ajudar na parte ambiental, a Lion Enconter é uma das melhores opções para procurar. O principal foco da Lion Encounter é a preservação da vida dos felinos nativos, sobretudo dos leões, mas as ações envolvem várias outras áreas que acabam se relacionando à preservação e o bem-estar das populações locais.

  • Como funciona: a Lion Encounter atua no Zimbábue, com sede no interior do país.
  • Áreas de atuação: é possível encontrar atividades ligadas ao apoio a crianças, idosos, atividades de educação e várias outras ações de apoio à comunidade local. O interessante da Lion Encounter é que mesmo escolhendo uma área específica você pode realizar atividades em outros locais e conhecer outras possibilidades de voluntariado.

Conheça mais sobre voluntariado no exterior:

Trabalho voluntário África do Sul: saiba como fazer

Se você quer pesquisar escolas de inglês ao redor do mundo, use nossa tabela online de cursos no exterior:

Ferramenta de busca de curso de inglês no exterior.

Veja também mais alguns depoimentos de intercambistas:

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag