em Viagem

Como planejar uma viagem e escolher os melhores passeios

Visitar lugares diferentes, experimentar pratos típicos, conhecer pessoas novas. Viajar é uma das mais recompensadoras experiências e, com certeza, uma das mais agradáveis.

Mas como planejar uma viagem requer bastante organização, é preciso ter muito cuidado na hora dos preparativos para garantir que tudo irá ocorrer conforme o esperado.

Mesmo que você queira viajar para o exterior, e até fazer um intercâmbio e morar por lá, planejar uma viagem não é um bicho de sete cabeças.

Para ajudar você a fazer esse processo com o máximo de facilidade e rapidez, elaboramos um passo a passo com tudo o que você precisa saber na hora de pensar em como planejar uma viagem.

E, caso sua viagem inclua aprender um idioma estrangeiro, fique de olho nestas ofertas:

Intercâmbio Institucional 728x90

Veja também: Dinheiro – Quanto custa e como se preparar para um intercâmbio?

Passo a passo: como planejar uma viagem inesquecível

Vai viajar e quer se organizar melhor? Confira estes 3 passos básicos!

Primeiro passo: comprando as passagens

  • Antecedência: como planejar uma viagem exige tempo, você precisa começar a tarefa com um pouco de antecedência. Isso é fundamental para todo o processo, já que você ganha também mais opções disponíveis e corre menos riscos de encontrar destinos esgotados.
  • DICA: na hora de comprar a passagem, leve em consideração dois fatores: o valor dos bilhetes e os locais de chegada e partida.
  • Local: se você viaja para o Nordeste, por exemplo, e tem a intenção de ficar por algumas semanas, pode ser interessante escolher pontos de chegada e partida diferentes. Isso porque você vai conhecendo as cidades que ficam na rota e economiza tempo e dinheiro – ou seja, conhece somente lugares novos em vez de ter que retornar sempre ao mesmo ponto.
  • DICA: antes da comprar, veja as opções de turismo no entorno da cidade de destino. Você pode acabar encontrando opções atrativas e com preços interessantes, que valem a pena o desvio do percurso.
  • Valor: fundamental quando se pensa em como planejar uma viagem, o preço das passagens é um dos maiores custos e o primeiro que é pago.
  • Flexibilidade: se você puder, tente ser flexível quanto aos dias de viagem. Os valores variam bastante de um dia para outro e você pode conseguir uma grande economia. O mesmo vale para voos noturnos e em dias de semana.
  • Promoções: fique atento à variação dos preços por horário e em diferentes companhias. Use buscadores para fazer esse comparativo e tente pesquisar em horas variadas, acompanhando as flutuações ao longo do dia.

Vai viajar para o exterior? Confira como achar passagens baratas para diversos destinos:

Segundo passo: reserve a hospedagem

Ficar em um local agradável e que tenha bom preço é o desejo de qualquer pessoa quando se considera como planejar uma viagem. Por isso, não meça esforços e procure o local mais adequado para você.

  • Localização: antes de tudo, o local de hospedagem deve ser de fácil acesso. Uma dica interessante é tentar contratar passeios com transfer incluído.
  • Passeios: como planejar uma viagem envolve também o planejamento dos passeios, uma grande comodidade é poder fazer reservas de passeios online. Além de contar com informações precisas e confiáveis, você ainda pode ter a companhia de outras pessoas hospedadas no mesmo lugar e que reservaram esses passeios também – o que é interessante especialmente se você viaja sozinho.
  • Guia: outra vantagem da reserva online é poder contar com visitas guiadas aos principais locais da cidade. Dessa forma, você pode ficar mais tranquilo em relação à localização – já que não terá o risco de se perder – e, por consequência, aproveitar melhor o seu passeio.
Confira onde ficar em diversos destinos:

Terceiro passo: estabeleça um roteiro

Estabelecer um roteiro depende muito da forma como você quer viajar. Considere os passeios que mais se encaixam em seu estilo e aproveite!

Despojado:

Se você curte uma viagem mais espontânea, é melhor não colocar datas e horários prévios.

Faça seu roteiro da seguinte forma: coloque todos os pontos que quer conhecer, os passeios dos quais quer participar e a localização de cada um deles.

Quando chegar ao destino, entre na internet e vá reservando seus passeios conforme tem vontade. Só tenha cuidado porque alguns passeios concorridos já podem estar lotados!

Confira esta dica de viagem para quem quer curtir:

Intercâmbio na Ilha de Gozo, Malta – 2 semanas na LAL Gozo

Organizado:

Como planejar uma viagem pode ser um pouco estressante, não deixe para a última hora a escolha dos passeios se você for uma pessoa muito organizada.

Acesse a internet para agendar os programas e defina os horários. Se achar necessário, compre as passagens antecipadamente para cidades vizinhas ou outros locais que for visitar, pois assim já terá certeza dos horários.

Veja também: Vídeo: fazendo as malas como um profissional

Se você ainda está em dúvida de um destino legal para viajar para o exterior, confira nosso QUIZ online e descubra um lugar que tem tudo a ver com você:

Quer ouvir depoimentos de quem optou por fazer um intercâmbio? Então confira:

Comentários