em Viagem

Comida vietnamita: confira 8 pratos principais da região

A comida vietnamita não é tão conhecida como a culinária tailandesa, mas é igualmente rica em sabor, acompanhando bem a lógica da cozinha asiática, também cheia de cores, aromas e texturas diversas.

O que mais chama a atenção na culinária do país é como consegue ser tão saborosa e simples ao mesmo tempo.

A base da comida, por exemplo, é o arroz, mas em várias versões. Tem arroz frito, de risoto, arroz cozido e o famoso macarrão de arroz, presente em muitas receitas e pratos típicos vietnamitas. Junto com o ingrediente mais coringa estão as muitas ervas locais que fazem toda a diferença.

Depois, acrescente a isso boas porções de carnes, pode ser de frango, de boi ou de porco, além de frutos do mar, que chegam aos pratos muitas vezes de forma bem inusitadas. Pronto. Aí está a receita de pratos regionais ou nacionais consumidos no país. A comida vietnamita garante sabor, diversidade e também muitas surpresas estranhas ao paladar brasileiro.

E é por isso mesmo que ela é tão celebrada principalmente no sudoeste da Ásia.

Conheça o mundo e suas culinária fazendo um intercâmbio no exterior:

Intercâmbio Institucional 728x90

Por que a comida vietnamita é tão apreciada?

O sabor forte dos pratos junto com a simplicidade dos ingredientes comprados fresquinhos nas cidades do Vietnã são os trunfos da região. Quer exemplo?

Um dos pratos típicos do Vietnã é o Pho, a famosa sopa consumida por quase todos os lugares, principalmente na capital, Hanói. Feita de macarrão de arroz (ele, aliás, aparece em várias receitas vietnamitas), vegetais e carne, a simples sopa chama a atenção pela diversidade de temperos.

Ninguém deixa nem 5 ml daquele caldinho na cumbuca, onde a Pho normalmente é servida (come-se de hashi). Não é à toa que quem viaja pra lá pela primeira vez tem a tendência de pedir a sopinha logo ao chegar na cidade.

Além do Pho, entre as estrelas da gastronomia, estão panquecas, chamadas de Bahn Xeo, petiscos, chás, sanduíches e muita carne, apresentada de jeitos bem diferentes, assim como o arroz, e servidos de formas peculiares.

A carne de porco, por exemplo, pode ser servida por cima de sopas e saladas, bem fininhas, crocantes e até crua. Abaixo, segue uma lista singela dos pratos típicos do Vietnã, que vão dos mais simples aos mais curiosos.

Veja também: Comidas típicas da Nova Zelândia: os 10 pratos mais gostosos

1- Pho

O Pho é uma sopa feita com macarrão de arroz, carne (de frango ou de boi) e vegetais. É simples, mas bem saborosa. Ela vem harmonizada com diversas ervas, muito utilizadas na região, e servidas no capricho numa cumbuca apropriada para sopas. Come-se com hashi. É a comida mais popular da capital.

2- Cao Lau

Outro prato típico bem simples e com sabor marcante no Vietnã. É feito com macarrão de arroz especial, vegetais, barriga de porco frito e pedaços de macarrão frito cortados em quadradinhos, como se fossem uma casquinha.

Essa delícia é servida por cima do prato e fica bastante crocante. Só tem um porém. O Cão Lau é muito específico da região Hoi An e difícil ser encontrado em outras cidades. Então, o mais indicado pra quem quiser muito experimentar a comida é passar alguns dias por lá.

3- Goi Cuin. Spring Rool. Rolinho de primavera

Tem também o Goi Cuin, o famoso rolinho primavera vietnamita, que pode ser comido frito ou cozido. Ele é recheado com vegetais, macarrão de arroz, mix de temperos, camarão ou carne de porco.

Enrola-se esses ingredientes do recheio na fina camada de farinha de arroz, que fica parecendo um papel. O prato é popular e bem barato.

4- Bahn xeo. Panqueca vietnamita

O prato pode ser encontrado em Hoi Na nas feirinhas da cidade. É uma massa feita com ovos, leva camarão, muitos temperos locais e farinha de arroz. O sabor fica por conta dos vários temperos e a carne de porco, quase sempre presente nas receitas do Vietnã. Pode ser servida com molho de amendoim em algumas feirinhas.

Experimente: Comida típica de Malta: 10 pratos de dar água na boca

5- Bahn mi. Sanduíche

Barato (custa menos de $ 0,40), esse é o sanduíche muito pedido para lanche ou para substituir o almoço no Vietnã. A comida vietnamita tem forte influência francesa – o Vietnã foi colônia da França até a década de 50.

Numa baguete, coloca-se o recheio com carne de porco assado, muito comum no país, cenoura, cebolinha, maionese caseira e um forte molho de pimenta, além de vegetais em conserva.

6-Cà phê đá ou Cà phê sữa đá. Café com leite.

Esse é o café com leite dos vietnamitas. A diferença é que o café é feito de forma, digamos, mais rústica: derrama-se a água quente em um a vasilha com pó de café dentro cheio de furinhos, deixando que esse pó também caia no copo.

Ou seja, o café com leite é café com pó e leite. Na realidade, como no Vietnã o leite é caro e difícil, substitui-se pelo leite condensado. Então, a bebida é café com leite condensado, que aliás, fica com uma coloração bem bonita.

7- Hot Vi Lon – Ovo de pato com feto

Faz parte da rotina de qualquer vietnamita parar em uma lanchonete e pedir um Cà phé dá no meio da tarde. É um ovo cozido de pato, que vem com um embrião dentro. Isso mesmo.

Geralmente o Hot Vi Lon é consumido na volta para casa e tem em qualquer  lugar que venda petiscos ou pratos típicos, numa feira de rua, barzinho ou restaurante. Brasileiros que tiverem coragem de experimentar, façam suas resenhas.

8- Churrasco khmer

O curioso churrasco vietnamita lembra um pouco o processo do foundue. Lá, a carne chega crua à mesa, são trazidas filetadas e em espetos, e é preparada pelo próprio cliente.

Para acompanhar, há uma panela de sopa bem quente, onde os filés são mergulhados e cozidos, e porção generosa de verduras, tofu e macarrão.

Além de uma culinária diversificada, com sabores intensos e bem diferentes, a comida vietnamita é barata. O Pho, por exemplo, custa por volta de R$ 6. Os outros pratos acompanham a mesma linha de valores, salvo os churrascos e pratos típicos mais sofisticados, que costumam ser servidos em bons restaurantes.

Veja mais: 10 comidas típicas da Inglaterra que você precisa conhecer

Já pensou em viajar para um país, morar lá um tempo, estudar o idioma do lugar, conhecer toda sua cultura e culinária? Um intercâmbio de idiomas no exterior pode ser uma boa maneira de fazer isso:

Intercâmbio Institucional 728x90
Veja mais alguma delícias tentadoras de outros países:

Conheça os pratos típicos da Nova Zelândia

Comentários