em Dicas

Como se preparar para um intercâmbio – Roupas de frio: levar ou comprar?

Como se preparar para um intercâmbio em um país gelado? Ao escolher um país com invernos rigorosos para passar uma temporada, costuma surgir a dúvida: levamos roupas de frio do Brasil ou compramos tudo no país de destino?

A dica é simples: não deixe para comprar tudo lá fora. Há peças simples e úteis que podem ser encontradas aqui mesmo e facilitam sua vida. Lembre-se de que, nos primeiros dias, você vai estar ocupado fazendo um reconhecimento com relação à moradia, escola, comida, transporte etc. Se você chegar totalmente despreparado durante o inverno, terá que parar no shopping mais próximo e gastar dinheiro logo de cara. E como um bom estrangeiro ainda não ambientalizado, é bem provável que você faça escolhas ruins de preços, marcas e quantidade. Deixe para fazer compras, portanto, depois de uns dias, quando você já tiver entendido a dinâmica climática do local e pesquisado os melhores estabelecimentos.

Veja alguns artigos relacionados:

Como se preparar para um intercâmbio

Outro ponto importante: nos países/cidades realmente gelados (pesquise a média de temperatura no inverno!), as construções têm um sistema de aquecimento interno que costuma ser bem eficaz. Ou seja, dentro das casas, lojas, restaurantes, supermercados, você não vai sentir frio. A temperatura é bastante agradável. Por isso, não se esqueça das roupas “comuns”: camisetas de manga curta, calça jeans e até mesmo shorts e regata. Você vai morrer de calor se usar pijama de lã!

pilha_de_roupas
Como se preparar para um intercâmbio – Roupas de frio

Bom, mas afinal, o que levar na mala para enfrentar o frio? Como se preparar para um intercâmbio em um país gelado?

ITENS FEMININOS:

– Meias-calça: não ocupam espaço na mala e são muito úteis no inverno. Nos dias mais amenos, dá para usá-las sozinhas com uma saia ou vestido. Nas temperaturas negativas, embaixo de outras calças, como uma “segunda pele”. Provavelmente, você terá que abastecer o estoque ao longo da estadia, mas para começar, é ótimo já ter algumas em mãos.

– Legging: nada como uma legging, que também não amassa e não ocupa espaço. É uma peça confortável e totalmente “aclimática”: serve para qualquer temperatura. No frio, são ainda mais úteis. Podem ser usadas embaixo de outras calças ou sozinhas, com botas por cima, por exemplo. Existem modelos masculinos também!

5 situações para as quais você deve estar preparado ao fazer intercâmbio

ITENS UNISSEX:

– Camisetas ou blusas de manga comprida: algumas pessoas compram aquelas roupas térmicas para usar embaixo de tudo e se dão bem; outras não se adaptam, já que o tecido não absorve tanto o suor. Para não ter erro, leve algumas camisetas básicas de algodão que possam ser usadas sozinhas ou embaixo de tudo.

– Tênis confortável: um bom par de tênis será usado em qualquer estação. Escolha um bem confortável, de cor neutra (fácil combinação) e que não te machuque mesmo depois de um dia inteiro batendo perna. Faça esse teste antes da viagem!

– Meias tradicionais: meia é meia em qualquer lugar do mundo. Além das meias usadas para a prática de esportes (se for o caso), leve também meias mais grossas, que cubram até a altura da canela. Ok, nada sexy, mas em dias realmente frios, fazem toda a diferença!

– Cachecol e luva: serão seus melhores amigos no inverno. É claro que você vai achar esses itens em qualquer lugar não-tropical e, às vezes, num ótimo preço. Mas sair do Brasil com pelo menos um de cada é uma boa pedida.

– Chinelo: para ficar dentro de casa no inverno e para passear na rua no verão.

Esses são alguns itens que sempre serão úteis e vão ajudar a enfrentar os primeiros dias de frio. E não se iluda: o armário completo não vai caber na mala (falaremos sobre isso em outro post!). De qualquer forma, em qualquer temperatura, prepare-se para ser seletivo e levar aquilo que realmente importa. Esperamos que agora você já tenha uma ideia de como se preparar para um intercâmbio.

Veja também a experiência de quem já fez intercâmbio – EU FUI: relatos de um intercâmbio em Toronto – ILAC Toronto

Comentários