em Profissional

Teste de maturidade: você está preparado para o intercâmbio?

Na hora de fazer uma grande mudança, sempre aparece a mesma dúvida: será que eu estou pronto para isso? Esse tipo de questionamento é comum e faz parte do processo de amadurecimento.

Quando o assunto é mudar do país, muitas pessoas se perguntam isso e buscam diversas opções de teste de maturidade para poder checar se o momento é realmente o mais adequado.

Ficar longe dos amigos, da família, emergir em uma cultura diferente da que estamos acostumados. Tudo isso proporciona excelentes experiências, mas também pode ser um grande teste de maturidade para quem não está acostumado a nada disso.

Afinal de contas, trata-se de uma vida completamente nova e para a qual não se tem muito parâmetro de como as coisas realmente vão acontecer.

Se você vai fazer uma viagem para fora do país, está pensando em se mudar, fazer um intercâmbio e ficar um período morando e estudando fora, fazer um teste de maturidade pode ser uma boa opção para poder verificar como anda o seu estado mental e psicológico.

Mesmo que os testes não ofereçam resultados muito precisos, é interessante fazer alguns deles para poder questionar seus comportamentos, atitudes e pensamentos, observando traços que podem ser reforçados ou eliminados.

É importante sempre lembrar que testes online não oferecem resultados decisivos e que somente um profissional capacitado pode inferir aspectos mais sérios sobre comportamento e outros aspectos psicológicos. Se precisar de ajuda ou orientação, procure sempre um profissional.

Quer fazer um teste de maturidade e conferir como anda o seu desenvolvimento e status mental? Confira algumas opções logo abaixo!

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Como morar fora do Brasil sem dor de cabeça?

5 testes de maturidade para você fazer sem sair de casa

Testes online são apenas uma indicação sem compromissos, mas podem te ajudar a se conhecer melhor, confira:

Teste japonês

  • Como é: esse teste de maturidade é inspirado em filosofias e correntes de pensamento japonesas. Basicamente, ele mede a forma como você lida com a realidade e como você se relaciona com a vida e suas peripécias.
  • Estrutura: o teste tem 31 questões e pode ser feito sem cadastro. O tempo de realização desse teste de maturidade é de menos de cinco minutos.

Faça o teste japonês.

Teste de idade

  •  Como é: a intenção desse teste é oferecer a sua idade real, estipulada com base em sua personalidade e em sua atitudes em relação ao futuro e às outras pessoas com as quais você convive e se relaciona.
  • Estrutura: esse teste de maturidade tem 24 questões e também não requer a realização de cadastro, mas pode ser compartilhado em redes sociais ou enviado para amigos por e-mail.

Experimento o teste de idade.

Veja também: Eneagrama: o teste de personalidade para autoavaliação pessoal

Teste de idade emocional feminino

  • Como é: desenvolvido pelo site UOL com assessoria da psicóloga Vivian Behar, esse teste é voltado para o público feminino e classifica a usuária em quatro categorias: infantil, adolescente, madura ou antiquada.
  • Estrutura: são 10 perguntas relacionadas ao comportamento social, amoroso e familiar. Basicamente, esse teste oferece questões mais práticas e menos subjetivas do que os demais.

Conheça o teste de idade emocional feminino.

Teste Educamais

  • Como é: esse teste oferece questões bastante variadas e que levam em consideração tanto o comportamento psicológico quanto preferências sociais, o que o torna bastante abrangente.
  • Estrutura: o teste de maturidade da Educamais conta com 20 questões e pode ser realizado por pessoas de todas as idades.

Tente o teste Educamais.

Confira: Evolução Pessoal no intercâmbio: confira depoimentos em vídeo

Your Mental Age

  • Como é: o Your Mental Age tem caráter mais lúdico e divertido, com pouco embasamento. Ele é bem curto, mas traz questões de comportamento que podem ser úteis para quem quer refletir sobre suas atitudes.
  • Estrutura: esse teste conta com apenas 6 questões e pode ser compartilhado livremente em redes sociais.

Faça o teste Your Mental Age.

BÔNUS: Teste de personalidade Inspiira

Esse não é um teste de maturidade, mas sim de personalidade.

Ele é utilizado em todo o mundo e estabelece 16 tipos de personalidades, identificando seus comportamentos básicos e seus pontos fracos e fortes.

Esse teste também é bastante utilizado em empresas e setores de recursos humanos, para avaliar potenciais candidatos ou conhecer melhor o corpo de funcionários que trabalham no local.

Nesse mesmo site, também é possível encontrar outros modelos de testes, sendo alguns deles mais complexos e outros mais simplificados.

Nenhum deles trata diretamente do estabelecimento de uma idade emocional, mas sim aponta os traços gerais de uma pessoa e pode ser bem útil para quem está em busca de autoconhecimento.

Faça o teste agora: Inspiira.

Veja também: Como melhorar sua vida através do autoconhecimento emocional?

E aí? Se sente preparado para fazer um intercâmbio de idioma? Que tal fazer mais um teste online e descobrir qual o destino ideal para seu perfil psicológico?

E se quiser mais detalhes sobre a experiência de um intercâmbio internacional, confira os depoimentos de quem já participou de um:

Comentários