em Nova Zelândia

Qual é a capital da Nova Zelandia e muito mais sobre o pais

Você sabe qual é a capital da Nova Zelândia? E qual o idioma oficial da Nova Zelândia?Sinônimo de qualidade de vida, a Nova Zelândia arrasa os corações de quem a conhece de perto… São turistas, estudantes, mochileiros que passam por lá não querem ir embora de jeito nenhum. Quer saber tudo sobre este país e ainda estudar inglês, praticar esportes, conhecer paisagens deslumbrantes, aventurar-se?

Faça um intercâmbio na Nova Zelândia, é um privilégio!

Veja também: Nova Zelândia, Auckland: a cidade das velas espera por você

Faça seu intercâmbio na Nova Zelândia com a Descubra o Mundo.

Localização da Nova Zelândia, moeda e… Qual é a capital da Nova Zelândia, afinal de contas?

A viagem até a Nova Zelândia é longa… São cerca de 20 horas de viagem e um fuso-horário de 15 horas a frente do Brasil. Mas tanto esforço vale a pena para encontrar sol, neve, montanhas, lagos, praias, vinícolas e vulcões.

Leia também: Saiba como é viver na Nova Zelândia
Qual é a capital da Nova Zelândia
Nova Zelândia

Localização da Nova Zelândia: Isolada geograficamente, os vizinhos mais próximos da NZ são Nova Caledônia, Fiji e Tonga, além da Austrália. Devido a esse isolamento, o país desenvolveu uma natureza própria, diferente de quase tudo o que se vê por aí. Por isso, as paisagens da Nova Zelândia são tão exuberantes e os passeios em meio a natureza, imperdíveis! Não é a toa que o país já serviu de cenário para diversos filmes, incluindo Senhor dos Anéis, O Hobbit e As Crônicas de Nárnia.

Com aproximadamente 4,4 milhões de habitantes, o país é formado por duas ilhas: a Ilha do Norte e a do Sul. As maiores cidades da Nova Zelândia estão ao norte, como Wellington (a capital) e Auckland, conhecida como a queridinha dos intercambistas. Mas Queenstown e Christchurch, localizadas ao sul, também têm chamado a atenção de turistas e estudantes estrangeiros.

Agora que você sabe qual é a capital da Nova Zelândia, confira: Conheça o transporte público de Auckland
Qual é a capital da Nova Zelândia
Queenstown, Nova Zelândia

Queenstown, aliás, é conhecida nos quatro cantos do mundo como a capital mundial dos esportes radicais. Foi lá que nasceu o primeiro bungee jump do mundo, construído na ponte do rio Kawarau. O salto inaugural foi realizado há mais de 25 anos, em novembro de 1988.

A maioria da população neozelandesa descende de europeus, sobretudo de britânicos que trouxeram a língua inglesa à ilha (são chamados de kiwis). Há ainda as famílias descendentes diretas dos maoris, o povo nativo. O respeito aos povos indígenas é tanto que o idioma maori e considerado um dos idiomas oficiais do país, juntamente com o inglês. Portanto, se te perguntarem qual o idioma oficial da Nova Zelândia, já responder: são 2, o inglês e o maori.

Existe uma certa rivalidade entre kiwis x maoris, mas tudo não passa de uma grande brincadeira. Pelas ruas, é possível encontrar ainda uma quantidade significativa de asiáticos e polinésios.

Qualquer que seja a origem, você irá perceber durante um intercâmbio na Nova Zelândia que o povo é extremamente acolhedor, educado e amigável. Os neozelandeses costumam demonstrar muito orgulho pelo país e adoram receber pessoas de fora. Ponto para eles!

Veja também: Conheça os pratos típicos da Nova Zelândia

A qualidade de vida na Nova Zelândia não se reflete apenas nas estatísticas e nos excelentes serviços públicos. Esse é um assunto levado muito a sério pelos próprios moradores – a ponto de as pessoas saírem para se exercitar antes do sol nascer! Quase todos os bairros possuem seu próprio parque ou área de lazer e, por isso, não faltam opções gratuitas. São nesses lugares que as pessoas praticam esportes, caminham, correm, pedalam diariamente… Durante um intercâmbio na Nova Zelândia, prepare-se para colocar seu exercício físico em dia!

Falando em esportes, a paixão dos neozelandeses tem nome: rugby. Essa é a modalidade que impera nas televisões dos bares, das casas e nos estádios. A seleção nacional é conhecida por All Blacks e é uma das equipes mais temidas e respeitadas mundo afora. A cada jogo, a seleção leva ao público um pouco da cultura maori: antes de cada disputa, eles realizam o haka, uma dança típica de intimidação aos adversários. Veja o vídeo abaixo.

O clima na Nova Zelândia é temperado, com invernos relativamente brandos e úmidos e verões secos. A única região com clima subtropical é o extremo norte.

Apesar de as temperaturas variarem muito de região para região, pode-se afirmar que, nas grandes cidades, os extremos são raros. Dentre as maiores cidades do país, Christchurch é a mais seca, enquanto Auckland é a mais chuvosa. Vale lembrar que, assim como a Austrália, a Nova Zelândia fica no Hemisfério Sul e as estações do ano são as mesmas do Brasil. Por se tratar de duas ilhas isoladas, o tempo pode mudar rapidamente de um momento para o outro. É comum dizer que é possível experimentar as “quatro estações num único dia”. Por isso, casaquinho em mãos, sempre!

A Nova Zelândia possui mais de 15 mil quilômetros de costa recortada por belas praias (como as da Península de Coromandel)  – algumas delas, próximas a montanhas nevadas ou, ainda, cobertas por florestas subtropicais. O contraste é impressionante! As melhores praias da Nova Zelândia – e que reúnem melhores condições climáticas – estão espalhadas pela Ilha do Norte.

Para quem prefere regiões montanhosas, pode aproveitar mais a Ilha do Sul. A mais de 3.700 metros, encontra-se a montanha mais alta da Nova Zelândia, o Monte Cook. A região é perfeita para quem gosta de esportes de aventura, como montanhismo ou esqui.

A NZ é conhecida também pela excelência em ensino. As escolas públicas são gratuitas e a taxa de alfabetização de adultos é de 99%. Por isso, um intercâmbio na Nova Zelândia é uma ótima pedida para quem quer aprender de verdade! As escolas de inglês são excelentes e o nível é altíssimo. Estudar e aprender jamais será um problema por lá.

Muitas das mais de 80 escolas do país que oferecem programas de idiomas combinam os cursos com prática de esportes como vela, escalada, trekking, mountain bike. 

Qual é a capital da Nova Zelândia
Auckland, Nova Zelândia

Curiosidade: Sabe qual a moeda da Nova Zelândia? A unidade monetária da Nova Zelândia é o dólar Neozelandês – NZ$.

Intercâmbio na Nova Zelândia

Para quem for ficar até 3 meses, não é preciso tirar visto. Na chegada, apresente a passagem de ida e volta, comprovante de renda e passaporte válido. Quem optar por um intercâmbio na Nova Zelândia de longa duração, no entanto, precisará do documento. De qualquer modo, o país é conhecido por ser bastante amigável nesse processo e intercambistas brasileiros não costumam enfrentar dificuldades.

Uma boa notícia para quem está interessado em trabalhar e estudar durante o intercâmbio é que, desde janeiro de 2014, os estudantes que estiverem matriculados em cursos com 14 semanas ou mais de duração têm permissão para trabalhar no país. Eles podem trabalhar por 20 horas semanais durante o período de estudos e em período integral durante as férias do curso. A regra vale para os cursos vinculados às escolas chanceladas pela NZQA (New Zealand Qualifications Authority).

Deu para entender por que ela arrasa corações? E qual é a capital da Nova Zelândia, já decorou? Vem conhecer de perto. Descubra a Nova Zelândia.


FICHA TÉCNICA

País: Nova Zelândia
Capital: Wellington
Idioma: inglês
Clima: temperado, com grandes variações de região para região.
Visto: desnecessário para quem ficar até 3 meses
Moeda: dólar neozelandês (desvalorizado em relação ao real)

Saiba ainda mais sobre este belo país:

Comentários