em Nova Zelândia

Intercâmbio na cidade de Wellington: é demais!

Você já considerou fazer um intercâmbio na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia? Se a resposta for não, leia esse post e repense… Sabe onde fica Wellington? Fica localizada lá embaixo da Ilha do Norte, a cidade (linda, por sinal e cheia de encantos!) é um importante centro financeiro e comercial do país.

Em 2014, a revista Vogue a destacou como a “cidade pequena mais legal do mundo”. Na verdade, a cidade não é tão pequena assim – são cerca de 400 mil habitantes – mas é realmente compacta e “enxuta”. Apesar de Wellington ser capital da Nova Zelândia desde 1865, Welly, como é carinhosamente chamada, é apenas a terceira cidade mais populosa do país, perdendo para Auckland e Christchurch.

Quer saber mais sobre a cidade de Wellington e bons motivos para fazer intercâmbio por lá? Leia o post e faça as malas!

Faça seu intercâmbio na Nova Zelândia e Descubra o Mundo.
Veja mais: Tudo sobre a Nova Zelândia, a descoberta da sua maior aventura

Tudo sobre a cidade de Wellington, Nova Zelândia

Devido à sua localização, a cidade sempre foi ponto de parada para quem atravessa de uma ilha para a outra na Nova Zelândia. Porém, segundo a publicação, a cidade deixou para trás o estigma de parada onde turistas apenas pernoitavam antes de atravessar o Estreito de Cook. Agora, quem passa por lá quer ficar para aproveitar, comer e curtir o que a capital oferece de melhor.

Não é de se surpreender, portanto, que ela esteja chamando a atenção também dos intercambistas. Essa se tornou uma excelente opção para quem quer mergulhar de cabeça na prática do inglês e na cultura local, em um lugar menos badalado que Auckland. Há menos opções de escolas e cursos, mas as instituições instaladas por lá oferecem ensino de qualidade. Em Wellington, estrangeiros e universitários caminham lado a lado com executivos, políticos, hippies e turistas. Tudo junto e misturado! Por tudo isso e mais um pouco, que um intercâmbio em Wellington deve ser considerado.

Clima na Cidade de Wellington

O clima em Wellington é ameno e não apresenta variações tão bruscas ao longo do ano. No verão, o sol brilha com frequência e as temperaturas variam entre 20 a 25°C. No inverno, as temperaturas caem, mas ainda assim permanecem suportáveis, entre 10 e 14°C. Um detalhe importante: a cidade é conhecida como Windy Wellington. Por isso, prepare-se, em qualquer época do ano, para encarar os ventos, que sopram fortes do Estreito de Cook e que deixam a sensação térmica mais baixa. Faça chuva ou faça sol, casaquinho na mochila sempre – e alguns guarda-chuvas destruídos!

Como é Wellington, capital da Nova Zelândia

A cidade se divide em duas áreas: a parte baixa, onde fica o centro, e a alta, que concentra os bairros residenciais. A zona comercial da cidade está no centro, com muitas opções de boas lojas, galerias e boutiques sofisticadas. É possível percorrer a pé as principais ruas em pouco tempo. Principalmente aos finais de semana, a capital é invadida pelas feiras e mercados ao ar livre. Eles vendem de tudo: artesanatos, obras de arte, comidinhas locais e produtos frescos. Os mercados Municipal, o Frank Kitts (subterrâneo) e o Harbourside (o mais antigo da cidade) são bem populares.

Veja também: 6 motivos imperdíveis para você fazer intercâmbio na Nova Zelândia

O que fazer na Cidade de Wellington

Comece explorando a cidade com uma caminhada sem pressa no píer do Wellington Harbour – o porto revitalizado que se tornou um dos principais cartões-postais. É dali que partem as embarcações rumo ao sul (a viagem dura três horas) e de onde é possível alugar um caiaque e conhecer mais de perto as baías. Ao passear pela orla, siga a Wellington Writer’s Walk, onde há citações de escritores neozelandeses em grandes esculturas de pedra.

Os surfistas vão adorar as praias e as ondas da baía Palliser. Enquanto isso, as águas da Oriental Parade são mais tranquilas e muito bem frequentadas.

O Te Papa Tongarewa faz parte daquelas atrações imperdíveis. O museu nacional da Nova Zelândia – e, portanto, o principal do país – é cheio de surpresas e obras interativas. Não à toa, está na lista dos 25 melhores museus do mundo, segundo o ranking ranking Travelers’ Choice Museums 2014.

Te Papa | Wellington, Nova Zelândia
Te Papa Tongarewa
Wellington, Nova Zelândia
Foto: Must Do New Zealand

Nele, o visitante tem a chance de mergulhar na cultura Maori e na história geral do país, além de admirar belíssimas pinturas. São seis andares para serem explorados. Aproveite o intercâmbio em Wellington para fazer a visita mais de uma vez. A entrada é gratuita para a maioria das exibições! Fique de olho na programação porque sempre aparecem exposições temporárias.

Não deixe de explorar também outros museus interessantes da cidade de Wellington, como a City Gallery e o Dowse Art Museum. Há ainda as opções temáticas, como o Museum of Wellington City & Sea, o National Tattoo Museum, o Cable Car Museum e o Cricket Museum. Além dos museus, alguns prédios oficiais também podem ser visitados, como o do Parlamento e o da sede do governo. Não deixe de entrar também na catedral gótica Old Saint Paul’s.

Catedral Old Saint Paul's | Wellington, Nova Zelândia
Catedral Old Saint Paul’s
Wellington, Nova Zelândia
Prédio do Parlamento | Wellington, Nova Zelândia
Prédio do Parlamento
Wellington, Nova Zelândia

Para ter uma visão de cima da cidade, não deixe de subir ao topo do Mount Victoria, a 196 metros de altura. A vista começa a ser desfrutada sob um histórico bonde restaurado (Wellington Cable Car), que liga o centro de Wellington ao Botanic Garden.

Cable Car | Wellington, Nova Zelândia | Foto: Anik Raghubanshi/My Shot
Cable Car
Wellington, Nova Zelândia
Foto: Anik Raghubanshi/My Shot

O jardim fica numa encosta, que, depois, pode ser percorrida a pé (na descida, todo santo ajuda!). O parque é muito bonito e parte dele mantém uma área nativa preservada. Se quiser ver de perto algumas espécies de plantas e animais nativos, vá até o Wellington Zoo. Ali, você encontrará algumas “celebridades” neozelandesas, como o pássaro kiwi e o tuatara (um réptil que se parece com um lagarto).

Confira: Viagem Nova Zelândia: 50 dicas em um guia completo

Vida noturna e gastronomia em Wellington, Nova Zelândia

A vida noturna de Wellington se concentra no centro e na orla da praia, onde os neozelandeses se reúnem para tomar uma cerveja e assistir aos jogos de rúgbi nos pubs locais. São nessas áreas que estão também os melhores restaurantes e cafés da cidade e onde são realizados todos os tipos de festivais e eventos abertos ao público. Tudo a uma curta distância da Courtenay Place e da Cuba Street.

Aliás, a gastronomia em Wellington ganha ares cosmopolitas. Cafés descolados, como Flight Coffee Hangar e Prefab Cafe, e restaurantes inovadores, como Loretta, Ortega Fish Shack e The Matterhorn, fazem parte das “15 melhores atrações para um dia perfeito” na capital neozelandesa, escolhidos pela revista Vogue. Os drinques dos estilosos The Library e Six Barrel Soda também foram recomendados pela Vogue.

Passeando na cidade de Wellington

É também no centro que fica o Embassy Theatre, o cinema onde aconteceu a estreia mundial da trilogia do Senhor dos Anéis e do filme The Hobbit. Em dias ensolarados, programa uma visita mais longa (talvez seja uma boa ideia alugar um carro nesse caso) à península de Miramar. A paisagem pelo caminho é fantástica! É nessa região, no subúrbio de Wellignton, que está localizada a “Hollywood” da Nova Zelândia. É ali que fica o Weta Studios, responsável pelos filmes mais famosos gravados no país.

São poucas as áreas planas em Wellington. Situada ao lado de um porto natural, entre colinas verdes, existem ali áreas de risco devido às atividades sísmicas. A região é sujeita a tremores, que não são incomuns (ok, isso pode ser um pouco assustador!). Os maiores, que chegaram a destruir parcialmente o território, aconteceram em 1848 e 1855.

Wellington, Nova Zelândia
Centro de Wellington, Nova Zelândia

De todo o modo, apesar da topografia com alguns “sobe e desce”, a cidade é bem compacta e, por isso, de fácil locomoção. Os intercambistas se viram bem a pé ou de bike, mas há também opções eficientes de ônibus, trólebus, trem e balsas. O transporte público de Wellington segue o padrão de qualidade neozelandês.

Bom, depois de tudo isso, vamos concordar com o título divulgado na mídia… Pequena ou não (há controvérsias!), essa talvez seja realmente a cidade mais legal do mundo! Legal e cheia de encantos. Descubra Wellington. 

Wellington, Nova Zelândia
Wellington, Nova Zelândia

O que você precisa saber sobre a cidade de Wellington

  • É a capital da Nova Zelândia desde 1865 (antes, era Auckland)
  • Tem cerca de 400 mil habitantes e é a terceira cidade mais populosa do país
  • Está localizada ao sul da Ilha Norte, no trajeto de quem cruza as duas ilhas, em uma região sujeita a tremores e terremotos
  • O clima é ameno, mas sempre com muito vento

O que fazer em Wellington, Nova Zelândia

  • Visitar o Weta Studios e as locações de ‘Senhor dos Anéis’
  • Conhecer espécies nativas – como o kiwi e o  tuatara – no Wellington Zoo e no Botanic Garden
  • Curtir a vista incrível do topo do Mount Victoria
  • Admirar a arquitetura da cidade
  • Visitar alguns dos melhores museus da Nova Zelândia

Motivos para fazer um intercâmbio em Wellington

  • Aproveitar os inúmeros cafés e restaurantes: a cidade é conhecida pela intensa cena gastronômica
  • Conhecer o principal museu da Nova Zelândia, o Te Papa Tongarewa
  • Curtir o clima universitário, político, jovial, estrangeiro, turístico existente por lá…
  • Andar por uma cidade compacta, de fácil locomoção (apesar dos “sobe e desce”)

Quer conhecer outras cidades no mundo com ótimas escolas de intercâmbio?

Use nossa ferramenta online de busca de escolas de inglês no exterior:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários