em Nova Zelândia

Intercâmbio em Christchurch na Nova Zelândia: um pedacinho da Europa

Terceira maior cidade do país e maior cidade da Ilha Sul, Christchurch na Nova Zelêndia é considerada a cidade mais inglesa fora da Inglaterra. Um intercâmbio em Christchurch é uma ótima oportunidade para mergulhar na história da Nova Zelândia, impressionar-se com a criatividade contemporânea e, ao mesmo tempo, desfrutar de um gostinho de Europa.
Leia também:

Faça seu intercâmbio na Nova Zelândia com a Descubra o Mundo.

Saiba mais: Viagem Nova Zelândia: 50 dicas em um guia completo

Tudo sobre Christchurch, Nova Zelândia

A cidade de Christchurch é, provavelmente, a segunda cidade mais procurada por intercambistas – perdendo a liderança apenas para Auckland. Lá estão instaladas grandes redes de escolas de inglês, além de excelentes universidades, que dão o tom à atmosfera estudantil. A Canterbury University, por exemplo, é uma das mais antigas do país – inaugurada em 1873 – e atrai gente de todos os cantos.

Ares europeus são evidentes na New Regent Street, uma rua só para pedestres com arquitetura típica de missões espanholas. No verão, embarque em uma gôndola que percorre as águas do Avon River, rio que corta a cidade – um passeio típico, que encontra inspiração em cidades do Velho Continente, como Veneza e Cambridge.

Passeio de gôndola no Avon River | Christchurch, Nova Zelândia | Foto: My Destination
Passeio de gôndola no Avon River
Christchurch, Nova Zelândia
Foto: My Destination

Áreas verdes da cidade de Christchurch

Em Christchurch não faltam árvores, gramados, jardins, flores. A cidade é conhecida como “Cidade Jardim”. Em seu território, são mais de 700 parques cercados por ruas floridas, ciclovias e calçadões de estilo europeu. A população local gosta tanto de jardins que, ao longo do ano, são organizadas competições entre os bairros para eleger o melhor paisagismo. Flor por lá é coisa séria…

E para quem adora uma área verde, tem muito o que fazer em Christchurch. O Hagley Park é destino certo. O maior parque da região (comparado por muitos ao Central Park, de Nova York) é muito convidativo para quem quer relaxar ou praticar exercícios físicos ao ar livre. Ao lado dele está o Botanical Gardens e seu território repleto de cores e flores! Como ponto de descanso, as margens do rio Avon também são disputadas, já que esbanjam gramados bem cuidados.

Hangley Park | Christchurch, Nova Zelândia
Hangley Park
Christchurch, Nova Zelândia
Botanical Gardens | Christchurch, Nova Zelândia
Botanical Gardens
Christchurch, Nova Zelândia

Drama em Christchurch, Nova Zelândia: um terremoto!

No início de 2011, a cidade sofreu um forte terremoto, que destruiu parte de suas construções (certamente, essa será uma das histórias que você ouvirá muito durante o intercâmbio em Christchurch). Algumas áreas vêm sendo reconstruídas de uma forma (incrivelmente) criativa e mais segura – o que é motivo de orgulho para o país.

Lojas no “novo centro” foram instaladas dentro de containers coloridos, mais seguros e práticos, que acabaram atraindo marcas internacionais, como Diesel e Apple. O projeto ganhou corpo, foi batizado de Re:START – Cashel Mall e se transformou em um verdadeiro shopping a céu aberto.

Re:START, o shopping de containers | Christchurch, Nova Zelândia
Re:START, o shopping de containers
Christchurch, Nova Zelândia

Uma das construções mais abaladas pelos tremores foi a Catedral anglicana, um dos principais cartões-postais da cidade, localizada na linda Cathedral Square. Com os abalos sísmicos de 2011, parte de sua torre foi afetada e segue sendo reformada desde então. Ainda assim, o local de estilo gótico continua sendo admirado. Aliás, os amantes da boa arquitetura vão amar Christchurch e suas diversas construções góticas seculares…

Confira: Estudar na Nova Zelândia: 8 universidades entre as TOP 500
Cathedral Square | Christchurch, Nova Zelândia
Cathedral Square
Christchurch, Nova Zelândia

E depois do terremoto, que tal uma catedral mais modesta feita, por exemplo, de papelão? Parece coisa de desenho animado, mas é realidade. O governo resolveu investir em uma catedral temporária enquanto as reformas da antiga não acabam.

Assim, com vida útil prevista em 50 anos, a nova construção foi projetada por um arquiteto japonês e levantada em poucos meses. Hoje, o edifício de papelão (mesmo!) está aberto ao público e atrai cada vez mais curiosos e turistas. Eis aqui a Transitional Cathedral. BABEMOS!

Catedral temporária de papelão | Christchurch, Nova Zelândia
Transitional Cathedral
Christchurch, Nova Zelândia
Transitional Cathedral | Christchurch, Nova Zelândia
Transitional Cathedral
Christchurch, Nova Zelândia

Dicas do que fazer em Christchurch

Da Cathedral Square, coração da cidade, parte um bonde (o tram) que circula entre os principais pontos turísticos centrais. Depois de conhecer a cidade como um turista, explore-a como um intercambista: caminhe pelas ruas centrais e descubra os inúmeros restaurantes e cafés…

Aliás, a cidade tem a maior proporção de restaurantes per capita do país. Famosa por sua carne (algumas bem exóticas, como a carne de veado), frutos do mar e vinhos, as opções concentram-se na Oxford Terrace, conhecida como The Strip. Perto da praia também há bons estabelecimentos.

De noite, o agito é no centro, nas ruas próximas à Cathedral Square. A vida noturna de Christchurch é animada, mas com opções mais limitadas. De todo o modo, bares e pubs ficam cheios de estudantes, quase todos os dias do ano.

Apesar do histórico de terremotos (que remetem a tempestades e coisas do tipo), o clima de Christchurch é ameno, oceânico, influenciado pelas correntes marítimas. O verão tem temperaturas agradáveis, quase sempre próximas aos 23°C. Já o inverno, diferentemente de Auckland, pode ter termômetros abaixo de zero em alguns dias, o que é ótimo para os esportes na neve. Na maior parte dos meses, no entanto, a temperatura é confortável, longe dos extremos. De todo o modo, se você não gosta de frio, prefira fazer o intercâmbio em Christchurch entre novembro e abril.

Veja mais:

Rivalizando com a capital Wellington, Christchurch na Nova Zelândia também tem uma forte veia artística. O Arts Centre é uma delícia para consumir e admirar arte, mas também badalar, almoçar e ir ao teatro. Outro lugar para saber o que rola no mundo artístico neozelandês é a Art Gallery, que também tem um wine bar. A cidade recebe também vários festivais, como o Flowers and Romance, Carnaval de Inverno, Showtime Canterbury e World Buskers. Cultura na veia o ano todo!

Leia também: Intercâmbio em Wellington: descubra os encantos da capital da Nova Zelândia

Assim como outras cidades da Nova Zelândia, as bicicletas são as melhores amigas dos moradores e também dos intercambistas. O transporte público de Christchurch é eficaz, mas pelo fato de a cidade ser bastante compacta e servida de ótimas ciclovias, quase tudo pode ser feito a pé ou de bike.

Quer mais bons motivos para fazer um intercâmbio em Christchurch? Há menos brasileiros por lá – isso pode ser ótimo para dar aquele up no aprendizado – e, por isso, é indicada para quem quer mais contato com o povo local. Assim, Christchurch figura entre as 10 cidades para estudar inglês com menos brasileiros, segundo levantamento da Belta.

Mais motivos? A cidade e seu arredor estão cheios de programas maravilhosos. São tantos que é impossível citar todos em um único post.

No inverno a temperatura em Christchurch gira em torno de 9 e 14 graus. Mas não deixe de vivenciar um dos melhores passeios de trem do mundo. O TranzAlpine Express sai de Christchurch em direção à Ilha Sul, cruzando todo o território e passando pelos Alpes. O trajeto contempla quase 20 túneis, dezenas de pontes e pelo menos quatro grandes viadutos ferroviários. A viagem de trem entre Christchurch e Greymouth dura aproximadamente 4 horas e meia em cada sentido. Vale cada segundo e cada centavo… Imperdível!

Viagem pelo TranzAlpine | Nova Zelândia
Viagem pelo TranzAlpine
Nova Zelândia

Passeios ao redor da cidade de Christchurch, Nova Zelândia

Tem mais. A uma hora e meia de carro de Christchurch está a pitoresca cidade de Akoroa, em Banks Peninsula. Este é um ótimo ponto para mergulhar, velejar, passear de barco, descansar ou comer. É também onde se pode nadar com os mais raros golfinhos da Nova Zelândia, o golfinho-de-hector, numa experiência inesquecível.

Para completar, na direção norte de Christchurch, está o início da rota turística Alpine Pacific Triangle. Ali, há uma excelente variedade de gastronomia e vinhos, piscinas aquecidas e todos os tipos de atividades ao ar livre. São vários hotéis charmosos e vinícolas deliciosas, abertas à visitação. Lembrando: isso não é tudo. Há ainda passeios de balão, rafting, trilhas, piscinas aquecidas, voos panorâmicos… Muitas atividades a poucos quilômetros.

Explore tudo isso com calma, respirando a atmosfera europeia, criativa e cativante de uma cidade de altíssimo potencial. Aqui, obstáculos significam desenvolvimento e superação, sem deixar de lado tradições, aprendizados e lembranças. Esse pedacinho da Europa na Nova Zelândia vai te conquistar. Descubra Christchurch.


O que você precisa saber sobre Christchurch, Nova Zelândia

  • Christchurch é a cidade mais inglesa fora da Inglaterra
  • É uma das cidades mais procuradas pelos intercambistas, fora Auckland
  • É conhecida como “Cidade Jardim” por causa das áreas verdes bem cuidadas
  • A cidade sofreu um forte terremoto em 2011 e, desde então, está sendo reconstruída de forma muito criativa

O que fazer em Christchurch

  • Fazer um passeio de gôndola pelo Avon River
  • Admirar a arquitetura da cidade, as construções góticas e os novos prédios levantados após o terremoto – entre eles, a Transitional Cathedral, igreja feita de papelão!
  • Fazer compras no “novo centro”, nas lojas instaladas em containers
  • Comer bem nos restaurantes da Oxford Terrace e nos arredores da Cathedral Square
  • Visitar os inúmeros museus, como o Arts Centre e a Art Gallery

Motivos para fazer um intercâmbio na cidade de Christchurch

  • Há menos brasileiros
  • A cidade é plana, de fácil locomoção e equipada com excelentes ciclovias
  • Apesar de fazer frio no inverno, o clima é ameno ao longo do ano
  • É uma cidade jovem e estudantil
  • Christchurch é comparada a capital Wellington devido aos museus e às inúmeras atrações culturais

Procurando cidades para intercâmbio de inglês? Use nossa ferramenta de busca de cursos no exterior:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários