em EUA

Nova York: conheça os times da maior cidade dos EUA

Assim como os brasileiros, os estadunidenses adoram esportes, embora os dois mais populares do país – beisebol e futebol americano – ainda sejam pouco praticados aqui no Brasil. Mas, caso você decida fazer um intercâmbio em Nova York, não perca a chance de conhecê-los, de preferência ao vivo e torcendo pelos times locais.

A facilidade para comprar ingressos e os preços variam consideravelmente de acordo com a equipe e a época das partidas. Assim, aconselhamos que você tente adquiri-los antecipadamente, já que o calendário de partidas e as vendas de ingressos são disponibilizadas online meses antes.

Equipes que os nova-iorquinhos apoiam com orgulho

Futebol americano

Met Life

O esporte número um da nação possui dois representantes em Nova York: os Giants, que já venceram a National Football League (NFL) oito vezes, a última em 2011, e os Jets, o “primo pobre”, com apenas um título, em 1968.

Embora representem Nova York, as duas equipes dividem o mesmo estádio em Nova Jersey, estado vizinho localizado do outro lado do Rio Hudson. A temporada regular ocorre de setembro a fevereiro com o Superbowl, evento de maior audiência da TV americana.

Beisebol

Citi Field

Os Yankees são uma das marcas esportivas mais conhecidas do mundo. Você certamente já viu por aí alguém usando um boné com o famoso logotipo. A equipe possui 27 troféus da World Series e é uma das melhores do país. O estádio da equipe fica no bairro Bronx e o trajeto de metrô leva aproximadamente 30 minutos saindo de Manhattan.

Os menos conhecidos são os Mets e por isso você terá mais facilidade para encontrar ingressos. Desde 2009, jogam suas partidas no Citi Field, no bairro Queens, e o metrô leva o público ao estádio em apenas uma hora. A temporada da Major League Baseball (MLB) se desenrola de março a setembro.

Basquete

Madison Square

Embora sejam considerados pela revista Forbes a franquia mais valiosa do basquete americano, os Knicks venceram a NBA apenas duas vezes, disputando sua última final em 1999.  A equipe comanda os jogos no famoso Madison Square Garden, ao lado da estação Pennsylvania.

O time menos conhecido é o Brooklyn Nets, que se transferiu de Nova Jersey para o bairro nova-iorquino em 2012. O campeonato normalmente vai de outubro a abril.

Futebol

Red Bull

O futebol como conhecemos, sobrevivendo em meio a concorrência com esportes mais tradicionais, desperta ondas de interesse de tempos em tempos na terra do Tio Sam: na década de 1970, a atenção mundial se voltou para o Cosmos, último time que Pelé defendeu em sua carreira. Já a Copa do Mundo, sediada em 1994, também levantou teorias de que o país se tornaria em breve uma nova potência mundial no esporte.

Atualmente, na Major League Soccer (MLS), sua principal divisão, Nova York é representada pelo Red Bull, que também disputa suas partidas em Nova Jersey. O Red Bull Arena fica a aproximadamente uma hora de Manhattan de metrô.

A partir de 2015, a cidade contará com uma segunda equipe, o New York City FC. A nova franquia é uma parceria com a equipe de beisebol dos Yankees e, como ainda não possui estádio próprio, a equipe irá disputar sua primeira temporada no próprio Yankee Stadium, que será adaptado para jogos de futebol.

Já está empolgado? Mesmo que você não goste de nenhum destas modalidades, aproveite a oportunidade, vá a um jogo ao vivo e não deixe de se misturar aos torcedores locais. Afinal de contas, esporte também é cultura!

Comentários